A caça ao novo líder do Brasileirão, com méritos, o Internacional de Porto Alegre

Internacional e São Paulo estão com 46 pontos ganhos, mas o time gaúcho pelo regulamento o primeiro colocado.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

O INTERNACIONAL de Porto Alegre é o novo líder do Brasileirão 2018. Com todos os méritos. O São Paulo perdeu para o Atlético em Minas e o Colorado gaúcho venceu o Flamengo em casa. Ambos estão com 46 pontos ganhos, mas o time gaúcho pelo regulamento o primeiro colocado.

Vitória do Inter sobre o Flamengo foi difícil mas justa. Já o São Paulo sentiu a falta de alguns titulares importantes, levou um gol contra marcado por Régis e apesar de insistir não soube como virar o resultado.

Pottker marcou gol importante
Pottker marcou gol importante

IMPORTANTE dizer que quem encostou forte nos primeiros colocados foi o Palmeiras que venceu o Atlético PR em seu estádio por 2 a 0 e chegou aos 43 pontos, três a menos do que Inter e São Paulo.

Mais do que nunca o time de Felipão está na briga pelo título brasileiro deste ano. Quem está em queda livre é o Flamengo, clube que mais tempo ficou na liderança. Na parte de baixo do campeonato, quem reage mais forte é o Ceará, que venceu o Corinthians em Fortaleza por 2 gols a 1.

C * U * R * T * A * S

* NUMA ANÁLISE rápida do atual momento do campeonato, devemos destacar Inter, São Paulo, Palmeiras, Flamengo e Grêmio como potenciais candidatos ao título, e Chapecoense e Paraná como prováveis rebaixados.

O time paranaense, inclusive, empatou em casa com a Chapecoense e mostrou que não tem potencial para se segurar na série A do Brasileiro. Entre os clubes paulistas, o São Paulo ainda é o melhor. O Santos é o que faz pior campanha mas com possibilidade de ainda crescer.

TUDO EQUILIBRADO EM CIMA

* TODOS os resultados da vigésima terceira rodada do campeonato. Bahia 2 x Sport 0, Botafogo 1 x Cruzeiro 1, Ceará 2 x Corinthians 1, Paraná 1 x Chapecoense 1, Palmeiras 2 x Atlético PR 0,
Santos está em alta com Cuca
Santos está em alta com Cuca

Atlético MG 1 x São Paulo 0, Internacional 2 x Flamengo 1, Fluminense 0 x Vitória 0 , Santos 0 x Grêmio 0 e América MG 2 x Vasco da Gama 1.

Todos os resultados podem ser considerados normais. Jogos tem sido mais equilibrados e os gols já não acontecem com tanta facilidade. E vai ficar ainda pior.

* A VIGÉSIMA quarta rodada do campeonato terá alguns clássicos de grande rivalidade. O Palmeiras, por exemplo, recebe o Corinthians em sua Arena. Já o Internacional, que é o líder, vai enfrentar o Grêmio em seu estádio.

Nenhum desses jogos tem favorito. Mas vamos a relação dos jogos deste final de semana. Neste sábado, Sport x Cruzeiro, São Paulo x Bahia (as 19 horas), no Morumbi e Flamengo x Chapecoense. São Paulo e Flamengo levam o favoritismo. Jogo do Recife será equilibrado.

RODADA DE CLÁSSICOS

* NO DOMINGO, a partir das 16 horas jogam América MG x Ceará, Fluminense x Botafogo (clássico carioca), Palmeiras x Corinthians, Internacional x Grêmio, Paraná x Santos (as 19 horas e Vitoria x Vasco da Gama.

Nos clássicos não há favorito disparado. Em Curitiba o Santos por ter melhor time deve vencer. Em Salvador, Vitória que cresceu nas mãos de Paulo Cesar Carpegiani tem boa chance de ganhar mais três pontos. Vasco está mal. Jogo equilibrado em BH entre dois Atléticos.

Até o Ceará colocou o Corinthians na roda no Brasileirão
Até o Ceará colocou o Corinthians na roda no Brasileirão

* ANTES DESTES jogos a classificação da Série A tem o Internacional em primeiro com 46 pontos ganhos. O São Paulo também tem 46. O Palmeiras, 43. Flamengo e Grêmio, 41. Atlético MG, 38. Cruzeiro, 32. Corinthians, 30. América MG, 29. Bahia, Santos e Fluminense, 28. , Atlético PR, 27. Botafogo e Vitória, 26. Vasco, 24. Sport e Ceará, 23. Chapecoense, 22 e Paraná 16.

Por ser um dos maiores clubes do Brasil o Vasco precisa reagir logo. Situação dele é muito ruim. Há ameaça de cair.

BRIGA BOA NA SÉRIE B

* FORTALEZA só empatou em casa contra o aplicado Figueirense em 2 a 2 pela série B do Brasileiro.. Com isso, sua diferença para o CSA, segundo colocado, diminuiu. Outros resultados: Vila Nova 1 x Oeste 1, Guarani 0 x Goiás 2, Avaí 1 x CRB 0, Atlético GO 2 x Ponte 0, Coritiba 2 x Boa Esporte 1, São Bento 1 x Paysandu 0, Juventude 0 x Criciúma 1, CSA 4 x Londrina 1 e Sampaio Correa 1 x Brasil de Pelotas 2. Surpresa foi a derrota do Guarani dentro de casa para o Goiás. Uma decepção.

Figueirense segurou o Fortaleza no Castelão
Figueirense segurou o Fortaleza no Castelão

* A PONTE PRETA também foi derrotada e com isso manteve-se na décima colocação. O Bugre, ao perder, deixou o G 4. Alias, os dois times de Campinas não tem demonstrado qualidade para crescer no campeonato.

São muito irregulares e como tal não me parecem em condições de voltar a série A ainda neste ano. Os outros dois times paulistas, Oeste e São Bento, também fazem campanha fraca. Não devem cair, mas não vão subir. Mais ameaçado pelo rebaixamento é o Boa Esporte.

* VAMOS aos jogos da Série B neste final de semana. Na sexta foi Oeste 1 x 2 Atlético GO, Boa Esporte 1 x 0 Goiás, CRB 1 x 1 Guarani, Paysandu 2 x 1 Avaí.

No sábado as 18h30, Juventude x São Bento, Figueirense x CSA, Criciúma x Fortaleza, Londrina x Brasil de Pelotas, Ponte x Sampaio Correa, as 19 horas, em Campinas e Vila Nova x Coritiba, em Goiânia. Esta será a 26ª rodada do campeonato.

LOSS DANÇOU TARDE

* OSMAR Loss, técnico do Corinthians, foi rebaixado. Ele não vai mais dirigir o time principal. Será auxiliar técnico do novo treinador que vai chegar. Diretoria agiu rápido e já contratou Jair Ventura, ex treinador do Santos que fez um bom trabalho no Botafogo.

É outro jovem treinador que tenta de firmar. Certamente melhor do que Loss que provou não ter condições de dirigir um time do tamanho do Corinthians. Ainda assim, esperava um treinador mais experiente. Mas vamos dar tempo ao Jair.

* VOU FAZER coro aqui com a torcida do São Paulo. Sidão, atual titular do gol tricolor, É MUITO RUIM! Ele não merece ser titular nem figurar no elenco do time dirigido por Diego Aguirre. Comete erros infantis.

Não sabe sair do gol. Erra demais na reposição da bola. Não inspira confiança. Desde muito jovem que eu ouvia falar. "Todo grande time começa por um grande goleiro". Não é o que acontece com o São Paulo. O time é bom, mas o goleiro é muito fraco. Que Rai contrate outro. Logo!!!

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos