Só o Corinthians deu alegria à torcida nas Copas do Brasil e Sul-Americana

Timão venceu em casa, Peixe perdeu na Vila Belmiro e o Palmeiras foi mal, porém, empatou em Salvador

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Quatro grandes clubes do futebol paulista esqueceram por um breve momento do Campeonato Brasileiro e se dedicaram no meio desta semana as disputas de jogos válidos por torneios paralelos (Copas do Brasil e Sul Americana).

O Corinthians, por exemplo, recebeu a Chapecoense no Itaquerão, pela Copa do Brasil. Venceu por 1 a 0 numa partida em que foi melhor e mereceu o resultado. O Palmeiras e o Santos também disputaram jogos válidos pelas quartas de final da Copa do Brasil. O Verdão só empatou, sem gols, com o Bahia, lá em Salvador.

Santos não foi bem e perdeu para o Cruzeiro no jogo de ida disputado na Vila Belmiro
Santos não foi bem e perdeu para o Cruzeiro no jogo de ida disputado na Vila Belmiro
CUCA COM PÉ ESQUERDO
Já o Santos, na estreia de Cuca como técnico, perdeu para o Cruzeiro de Minas por 1 a 0, dentro de Vila Belmiro. O São Paulo enfrentou pela Copa Sul Americana, o Colon, da Argentina, um time bastante limitado mas guerreiro e perdeu por 1 a 0, dentro do Morumbi, uma surpresa para seus torcedores e da própria crônica esportiva brasileira (em tese, o Tricolor paulistano seria o vencedor porque, além de jogar em casa, tem elenco bem superior ao de seu adversário).

De todos, o maior vexame certamente foi o do São Paulo. Com a derrota, time de Diego Aguirre deu um forte passo rumo a sua saída deste torneio. Próximo jogo entre o Tricolor e o Colon será dia 16 de agosto, lá em Santa Fé, Argentina. Será preciso vencer por dois gols ou mais, para conseguir a classificação. Se vencer só por 1 a 0, a decisão irá para os pênaltis e se der empate a vaga será do representante argentino.

TIMÃO EM VANTAGEM
No que se refere as disputas da Copa do Brasil, o Corinthians só precisa de um empate em Chapecó no dia 15 de agosto para garantir sua vaga. O Santos vai precisar de uma vitória por dois gols (o empate é do Cruzeiro) em BH. E ao Palmeiras bastará uma vitória simples, dia 16 de agosto, na Allianz Arena, para se classificar.

Também por essa Copa houve empate nesta quarta feira entre Grêmio e Flamengo em Porto Alegre. Placar final foi 1 a 1 e o jogo empolgou tanto pela grande atuação dos dois times como pela maneira ofensiva como se portaram. O jogo de volta entre gaúchos e cariocas será no dia 15 de agosto, no Rio. Quem vencer, por qualquer contagem, se classifica. É impossível antecipar um favorito.

C * U * R * T * A * S

* O CORINTHIANS fez o necessário para vencer a Chapecoense por 1 a 0, no Itaquerão, e deu um passo importante rumo a próxima fase da competição. O gol alvinegro foi mais uma vez de Romero, de cabeça, aos 5 minutos do primeiro tempo.

Foi o décimo primeiro gol do atacante paraguaio neste ano e a quarta vitória seguida do time de Osmar Loss depois da Copa do Mundo. Agora o Corinthians só precisa de um empate lá em Chapecó para garantir sua presença nas semifinais desta Copa.

* APESAR do placar magro, o jogo foi bom. Os dois times correram muito e conseguiram incomodar as defesas adversárias. Melhor postado na defesa, o time da fiel soube como segurar o resultado e provou que neste momento é uma equipe superior a de seu adversário.

Interessante lembrar que o Corinthians jamais havia vencido a Chapecoense dentro do Itaquerão. Tabu, por consequência, foi quebrado. Time de Chapecó vai precisar vencer o jogo de volta ou estará desclassificado do torneio.

* PÚBLICO presente ao Itaquerão decepcionou mais uma vez. Apenas 23.624 torcedores pagaram ingresso. O estádio tem capacidade para quase 50 mil. Diretoria corintiana reclama dos horários dos jogos que prejudicam a maior presença de torcida.

Arcos, jogador paraguaio de 21 anos, estreou no Corinthians e mostrou serviço. É bom jogador. Outros que brilharam nesta partida foram Cássio, com algumas defesas difíceis. Avelar e Pedrinho também merecem elogios. Timão voltou à boa fase.

PEIXE FOI MAL

* QUEM não foi bem nessa rodada da Copa do Brasil foi o Santos que mesmo em seu estádio perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0 e ficou em situação difícil para conseguir sua classificação. O gol do time mineiro foi marcado por Raniel, aos 35 minutos do segundo tempo.

Esse jogo teve como atração a estreia de Cuca no comando técnico do Peixe. Talvez por isso ninguém tenha se surpreendido com a derrota santista porque ele quase sempre perde partidas quando assume o comando de um time.

* OS DESTAQUES desse jogo na Vila Belmiro foram os goleiros Vanderlei, do Santos, o goleiro Fábio, e o zagueiro Dedé, do Cruzeiro, que recuperou sua boa forma. Dodô, lateral esquerdo do Peixe, foi o pior do jogo. Esteve em noite pouco inspirada. Diretoria santista continua atrás de reforços.

Ideia é dar a Cuca um elenco competitivo e com as opções necessárias para suportar o rush de jogos por várias competições seguidas. Público na Vila foi ruim. Talvez melhor seja jogar só no Pacaembu.

VERDÃO FICOU DEVENDO

* TUDO bem que o Palmeiras jogou no campo do adversário, mas por ter elenco muito superior, o time verde que passou a ser dirigido por Felipão e seus comandados, a expectativa é a que ele vencesse o Bahia, em Salvador. Mas não foi o que aconteceu.

Placar final foi um empate sem gols, numa partida em que o Verdão ficou devendo um futebol mais eficiente e competente. O Bahia fez o que pôde e não pode ser criticado pelo baixo nivel técnico da partida. O empate foi bastante justo.

* A NOITE palmeirense foi tão ruim que até Bruno Henrique que vinha fazendo gols em todos os jogos, perdeu um pênalti que poderia ter levado o Palmeiras à vitória. O setor que deve ser considerado como maior culpado pelo empate palmeirense foi o de meio campo.

Moisés, que é o articulador das jogadas, foi o pior em campo. Não jogou nada. E não houve quem o substituísse na função. Em compensação, o Bahia teve em seu elenco o melhor jogador da partida: Zé Rafael. Ele jogou muito.

* DEYVERSON que está a algum tempo no Palmeiras mas não conseguiu ainda ser titular, começou o jogo como centro avante ( Felipão gosta de ter um especialista no comando do ataque de suas equipes). Mas Deyverson decepcionou.

Posso estar enganado, mas ele não é jogador para ser titular do Verdão. Mais alguns destaques do jogo: Anderson, goleiro e Tiago, zagueiro do Bahia. No Verdão, o goleiro Weverton e o volante Felipe Melo tiveram boa participação. Os demais foram discretos.

JOGOS DAS COPAS

* PRÓXIMOS jogos da Copa do Brasil. Dia 15, quarta feira, Chapecoense x Corinthians em Chapecó, as 21h45. Flamengo x Grêmio, no Rio, também as 21h45. Cruzeiro e Santos, em BH, as 19h30. Na quinta, dia 16, jogam Palmeiras x Bahia, na Allianz Arena, a partir das 19h15. Os quatro clubes que se classificaram vão disputar as semifinais do torneio. Vencedores decidirão o título da Copa em duas partidas. Lembramos que o Grêmio empatou com o Flamengo em 1 a 1 em Porto Alegre.

* COPA Libertadores de América volta com tudo a partir da próxima terça feira, dia 7 de agosto. Jogam Estudiantes de La Plata e Grêmio Porto Alegrense. Na quarta feira, a partir de 21h45, o Colo Colo recebe o Corinthians, lá no Chile.

Ainda neste dia jogam Flamengo x Cruzeiro, no Rio de Janeiro e Boca Juniors x Libertad, em Buenos Aires. Na quinta, Racing x River Plate, Tucuman x Atlético Nacional e Cerro Porteno x Palmeiras, a partir das 21h45. Mesmo fora, Timão e Verdão podem ganhar.

* FOI A PIOR exibição do São Paulo nos últimos meses. Time foi lento, desatento, não foi aplicado, jogou muito pelo meio e não soube superar o forte bloqueio defensivo do Colon, da Argentina, quinta feira à noite, no Morumbi.

No segundo tempo, aos 34 minutos, Fritzier chutou de fora da área, a bola bateu nas costas de Hudson e venceu o goleiro Jean pelo alto. Colon 1 a 0. Pela sua proposta, de primeiro marcar para depois atacar, o Colon mereceu o resultado. O São Paulo foi uma frustração.

* CERCA de 35.666 torcedores foram ao Morumbi ver o São Paulo. Futebol do time não justificou tanta gente no estádio. Entre os atletas do Colon, destaque para o goleiro Castro, muito seguro. Ortiz, zagueiro de área, também jogou muito.

No São Paulo, melhor jogador foi o zagueiro Bruno Alves. Hudson correu demais, assim como Militão. João Rojas fez sua pior partida pelo tricolor. Nenê esteve sumido e Diego Souza esteve nervoso e mereceu ser expulso por agressão a Ortiz, do Colon.

SÉRIE B COM JOGOS IMPORTANTES

* O BRASILEIRÃO da Série B terá sequência nesta sexta feira com mais dois jogos. O Londrina recebe o Guarani, de Campinas e o Oeste enfrenta o Boa Esporte, em Barueri. No sábado jogam Brasil de Pelotas x Goiás, Vila Nova x São Bento, de Sorocaba, Fortaleza x Coritiba, Ponte Preta x Avaí, em Campinas e Sampaio Correa x Criciúma.

Tanto o Bugre como a Macaca vão passar apertados nos jogos desta rodada. Adversários são perigosos. Oeste é favorito e o São Bento vai sofrer.

* NA TERÇA feira já foram disputados dois jogos. O Figueirense empatou sem gols com o CRB e o Atlético GO sofreu mas venceu o Paysandu por 1 a 0. Com esses resultados a classificação ficou assim. O Fortaleza é o líder com 34 pontos ganhos. O CSA tem 31. Atlético GO, 30. Figueirense, 29. Avaí e Coritiba, 28. Goiás e Vila Nova, 27. Guarani, 26. Ponte Preta, 25. São Bento e Juventude, 24. Oeste, 22. Londrina e CRB, 2'. Brasil de Pelotas, 18. Sampaio Correa, 16. E Boa Esporte, apenas 13.

* ASSIM que essa rodada for concluída no sábado, o campeonato terá chegado exatamente a sua metade, ou seja, clubes já terão cumprido dezenove jogos (ao todo serão trinta e oito rodadas).

No momento, Fortaleza, CSA, Atlético Goianiense e Figueirense são os quatro primeiros colocados que, se o campeonato terminasse agora, eles subiriam para a Série A do Brasileiro no ano que vem. Seriam rebaixados, CRB, Brasil de Pelotas, Sampaio Correa e Boa Esporte. Mas ainda falta muito.

FLAMENGO X GREMIO DE NOVO

* O FLAMENGO, líder isolado do Brasileirão, Série A, enfrenta o Grêmio Porto Alegrense, em Porto Alegre, a partir das 19 horas deste sábado. Em minha opinião, o melhor jogo da décima sétima rodada do mais importante campeonato de futebol do País.

Esses dois clubes já se enfrentaram no meio desta semana, pela Copa do Brasil, com empate em 1 a 1, num jogo eletrizante que superlotou o estádio do Tricolor gaúcho e fez vibrar quem teve a chance de assisti-lo. Um jogo mata cardíacos.

* TAMBEM no sábado, o Corinthians recebe o Atlético PR no Itaquerão, numa partida importante para os dois clubes. O Timão tenta vencer para se aproximar um pouco mais do bloco vanguardeiro do campeonato e o Furacão paranaense para quem sabe deixar o Z4 e diminuir um pouco a ameaça de rebaixamento neste ano. Jogo começa as 21 horas e o Timão é favorito. As 16 horas, o Botafogo recebe o Santos no estádio Newton Santos, no Rio. Os dois times estão mal. Tudo pode acontecer.

ESTREIA DE FELIPÃO
* NO DOMINGO a partir das 16 horas o América MG recebe o Palmeiras, num jogo que vai marcar a estreia de Luiz Felipe Scolari no comando técnico do Verdão. Em tese, jogo dificil para o time paulista pois o América cresceu de produção nos últimos jogos e pode surpreender. Em Curitiba, dois dos piores times do campeonato se enfrentam, Paraná Clube e Ceará. O time do nordeste é ultimo colocado mas me parece mais perto da vitória nesse jogo. Em Salvador jogam Vitória da Bahia e Cruzeiro.

* AINDA as 16 horas, o São Paulo volta a jogar em casa contra o Vasco da Gama que tem oscilado muito nesse campeonato. Neste ano o Tricolor de Diego Aguirre tem se saido muito bem nos jogos disputados em seu estádio. Em razão disso, indicamos o São Paulo como favorito do jogo. Mas o Vasco merece respeito. As 19 horas, o Fluminense enfrenta o Bahia, no Rio de Janeiro. Jogo bastante equilibrado. No Recife, o Sport que vem mal na tabela recebe a Chape. Tudo pode acontecer.

SEGUNDA-FEIRA E CLASSIFICAÇÃO

* NA SEGUNDA feira a partir das 20 horas um jogo interessante. Atlético Mineiro e Internacional, que brigam para encostar no Flamengo que é líder e no São Paulo, que é vice. Difícil indicar um favorito. Há equilíbrio entre essas equipes. Esta será a décima sétima rodada do campeonato. Vão faltar apenas duas rodadas para que o primeiro turno seja encerrado. Melhor time até agora é o Flamengo que tem ótimo ataque e boa defesa. O Ceará é o pior, com péssima defesa e ataque bem frágil.

* CLASSIFICAÇÃO do Brasileiro antes desta rodada. Flamengo é líder com 34 pontos ganhos. São Paulo é vice com 32. O Inter tem 29. Atlético Mineiro e Grêmio, 27. Palmeiras, 26. Corinthians, 25. Cruzeiro, 24. Fluminense, 21. América MG e Botafogo, 20. Vasco da Gama e Sport Recife, 19. Vitória, 18. Bahia e Chapecoense, 17. Santos, 16. Atlético PR e Paraná, 13. Ceará, 11. Como se percebe o Peixão está entre os quatro clubes ameaçados pelo rebaixamento. É hora de reagir.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos