Brasileiros voltam à sua triste realidade após eliminação na Copa da Rússia

Derrotada pela incrível Bélgica por 2 a 1, time de Tite foi eliminado do Mundial da Rússia.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Acabou! O Brasil está fora da Copa. Derrotada pela incrível Bélgica por 2 a 1, time de Tite foi eliminado do Mundial da Rússia. Chance de ser hexa só daqui a quatro anos, em Catar, Arábia Saudita. Neymar, craque e maior esperança do torcedor brasileiro, não jogou nada.

Foi anulado pela marcação belga e em poucos momentos conseguiu fazer uma jogada de qualidade (só no fim do segundo tempo ele obrigou o excelente goleiro belga a fazer fantástica defesa!).

Todos os milhões gastos pela CBF para dar a essa seleção a chance de ganhar mais um título mundial não foram justificados. Prova de que se ganha jogo e se conquista título através da somatória de outros ingredientes, e não especificamente através do dinheiro que se gasta.

Gabriel Jesus e Alisson antes do lance do gol. foto: Rodrigo Villalba
Gabriel Jesus e Alisson antes do lance do gol. foto: Rodrigo Villalba

BELGAS TIVERAM MÉRITOS
A vitória belga foi sem dúvida mais do que merecida. Jogou com competência, anulou as principais jogadas ofensivas do Brasil e conseguiu fazer dois gols (Fernandinho, contra aos 12 minutos e Bruyne aos 30 do primeiro tempo). O gol de honra brasileiro foi marcado por Renato Augusto, de cabeça, aos 30 minutos do segundo período.

O primeiro tempo da Bélgica foi de excelente nível. No segundo, belgas preferiram administrar o resultado e conseguiram. Levaram apenas um gol na fase complementar e mantiveram sua justa vitória. Com esse fiasco de sua seleção, o brasileiro volta à sua triste realidade.

PROBLEMAS DE SEMPRE
A falta de investimentos na Educação, na Saúde e na Segurança. A de ter em Brasília dezenas de políticos corruptos que nada fazem pelo povo e só pensam em administrar seus próprios interesses. Mas deixemos de falar sobre esse lado negro do nosso País.

Voltemos ao futebol que é o assunto que abordamos aqui. Nossa Seleção era individualmente forte.

Tinha jogadores de excelente nível. Atletas que poderiam jogar como titulares em qualquer equipe do mundo.

NEYMAR FICOU DEVENDO
E tinha um jogador (Neymar) tecnicamente acima da média dos jogadores que participavam desta Copa e que poderia resolver os problemas da seleção através de sua habilidade e de sua excepcional qualidade técnica.

Só que o nosso craque preferiu manter seu hábito de cair sem necessidade e de individualizar o jogo ao invés de jogar coletivamente. Acrescente-se ainda que talvez por ter passado por uma cirurgia, Neymar não estava na plenitude de sua forma. Mas, sinceramente, eu esperava muito mais dele.

ANÁLISE INDIVIDUAL
Para terminar, vamos a uma rápida análise do time brasileiro no jogo desta sexta feira. Alisson não foi culpado pelos gols da Bélgica. Fagner fez sua pior partida pela Seleção. Marcelo voltou mas não jogou o que sabe. Miranda foi um monstro. O melhor da zaga. Thiago Silva não comprometeu.

Casemiro fez muita falta. Fernandinho foi um dos piores jogadores do Brasil. Fez até gol contra. Phillippe Coutinho não jogou tudo mas ainda assim foi o melhor do meio campo. Gabriel Jesus não jogou nada. Willian mereceu ser substituído. Firmino jogou o que podia diante das circunstâncias.

Renato Augusto entrou bem
Renato Augusto entrou bem

OS BONS E OS MAUS
Diego Costa também deu conta do recado. Neymar esteve longe de seu melhor futebol. Paulinho jogou mal e Renato Augusto foi melhor que ele.

Deveria ter entrado antes. Aliás, critico Tite exatamente por apadrinhar jogadores e não colocar os melhores em seu time.

Renato devia ter entrado bem antes no time em lugar de Paulinho. Diego ou Firmino também mereciam a vaga de Gabriel Jesus.

E Fernandinho é outro que não merecia continuar em campo depois de um primeiro tempo tão ruim.

Essa é a minha opinião!


* * CURTAS * * DA * * COPA * *

*NÃO FOI só o Brasil entre as seleções sul americanas que caiu fora da Copa. O Uruguai, que fazia brilhante campanha, também saiu. Perdeu merecidamente para a França por 2 a 0. Franceses jogaram muito mais.

Cavani fez muita falta e sua ausência levou o time uruguaio a não ter ataque. França provou que é mesmo séria candidata ao título. Deve pegar a Bélgica nas semifinais. Será um super jogo. Sem favorito. Os dois times estão em grande fase. Qualquer dos dois tem chance de vencer esse jogo e de chegar a grande final desta Copa do Mundo.

DUELOS DE SÁBADO

* NESTE sábado jogam as 11 horas, Suécia x Inglaterra pelas quartas de final da Copa. Jogo será em Samara. Acredito mais em vitória dos ingleses, mas não se pode desprezar o bom futebol que os suecos vem jogando. Será um jogo cheio de alternativas e bem emocionante. As 15 horas, em Moscou, a Rússia enfrenta a Croácia.

Como joga em casa com apoio de sua torcida, os russos tem boas possibilidades de vencer. Os croatas até agora foram bem, mas não me parecem em condições de chegar mais longe. Mas num mata mata tudo pode acontecer.

DE OLHO NO FUTURO

* SELEÇÃO Brasileira ficou no estádio depois do jogo onde a delegação jantou. Em seguida todos para o aeroporto para iniciar viagem de volta ao Brasil. Ao chegarem por aqui atletas serão imediatamente liberados.

Paralelamente dirigentes da CBF já entraram em contato com Tite para renovar seu contrato. Não se sabe se ele vai aceitar ou não. Parece que seu primeiro interesse era treinar um grande clube da Europa. Mas não será surpresa se ele aceitar a proposta da entidade que administra o futebol brasileiro. Se ele ficar, sua comissão técnica fica.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos