Corinthians vacila no clássico e Osmar Loss segue preessionado

Timão empatou em Itaquera, Palmeiras é Rei fora de casa e São Paulo perdeu pontos no Morumbi

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

São Paulo, SP, 9 - NO CLÁSSICO paulista entre Corinthians e Santos disputado na noite de quarta-feira, no Itaquerão, ninguém venceu. Placar final, 1 a 1. Justo pelo que os dois times produziram. O Corinthians teve alguns momentos de domínio no primeiro tempo mas no segundo quem mandou foi o Santos.

Os gols só aconteceram na segunda etapa. Roger fez para o alvinegro paulistano aos 6 minutos. E Vitor Ferraz igualou para o Peixe aos 29. Resultado foi bom para o Santos que jogou fora. Para o Corinthians foi decepcionante. Tanto que no fim a fiel vaiou o time.

* O MAIS vaiado foi o técnico Osmar Loss que em cinco jogos no comando do time só ganhou um jogo. Seu início de trabalho tem sido decepcionante. Ainda assim, Andres Sanchez, o presidente do clube, garante que o time pode mudar, mas o técnico vai continuar, independente dos resultados. Eu duvido, mas Sanchez é assim mesmo. Gosta de mentir, de criar fantasias. Por isso, que Loss não acredite muito nele, porque, se os maus resultados continuarem, ele certamente será demitido. Eu mesmo acho que ele não é o técnico ideal para o Corinthians.

* PÚBLICO presente a Itaquera não foi digno de um clássico. Apenas 27.584 pessoas pagaram ingresso. A média do clube em seu estádio chega perto de 40 mil. Quanto aos destaques do jogo, diria que Balbuena foi o melhor do time. Tanto na zaga como no apoio. Está em grande fase mas diz que depois da Copa pode não voltar ao clube pois tem propostas do Exterior. No Santos o destaque foi o jovem Rodrygo. Ele joga demais. Foi o autor da jogada do gol. Dificilmente continua no clube no segundo semestre. Barça topa pagar 209 milhões para tê-lo.

REI FORA DE CASA

* FORA de casa o Palmeiras é rei. Entre os clubes brasileiros é o que mais pontos fatura fora de casa. É de impressionar. Desta vez quem levou a pior contra o time de Roger Machado foi o Grêmio, de Renato Gaúcho. Placar final em Porto Alegre foi de Grêmio 0 x Palmeiras 2. Gols de Willian aos 21 e 42 minutos do segundo tempo.

Ele já é um dos artilheiros do campeonato. Foi o melhor do jogo. A seu lado, destaque também

para a dupla de zaga formada por Luan e Thiago Martins. Outro que brilhou foi o jovem Hyoran. Já merecer ser um dos titulares.

* COM O resultado que quebrou 15 jogos de invencibilidade do Grêmio, o Verdão saltou para a vice liderança do campeonato. Se mantiver a reação dos últimos jogos, pode até terminar em primeiro lugar na tabela de classificação ao final das doze rodadas do Brasileiro antes da Copa do Mundo. Depois haverá um intervalo de um mês que vai até 14 de julho.

Depois disso, a maratona será grande, porque o Palmeiras vai disputar paralelamente o Brasileiro, a Libertadores e a Copa do Brasil. Serão muitos jogos e o elenco pode sofrer tremendo desgaste.

TRICOLOR VACILA
* O SÃO PAULO perdeu mais dois pontos dentro do Morumbi. Péssimo resultado num campeonato onde cada ponto vale ouro. E perder dentro de casa é atraso de vida e pode comprometer todo o trabalho que o clube vem fazendo para voltar a ganhar um título importante.

O empate sem gols da última terça feira foi justo. Os dois times priorizaram evitar e não fazer gols. O Inter até teve algumas chances de faze-los mas seus atacantes sempre falharam nas conclusões. Já o São Paulo jogou todo desfalcado e teve ofensividade. Daí a justiça do placar.

* ENTRE os jogadores que estiveram em campo destaque para Arboleda, um grande zagueiro de área; Reinaldo, que fez boa partida; Diego Souza, que lutou muito e deu intenso trabalho aos zagueiros adversários. Quem não esteve bem foi o zagueiro de área Anderson Martins. Como sempre ele foi muito violento.

No segundo tempo Diego Aguirre utilizou ainda mais garotos das fileiras inferiores. Nenhum deles se destacou o que prova que ainda não tem confiança para jogar o que sabem. Ainda assim, vale investir neles. Todos tem qualidade.

TODOS OS RESULTADOS

* TODOS os resultados da décima rodada do Brasileirão 2018. São Paulo 0 x Internacional 0; Vitória 1 x Chapecoense 0; Botafogo 0 x Ceará 0; Sport Recife 1 x Atlético PR 0; Corinthians 1 x Santos 1; Cruzeiro 1 x Vasco da Gama 1; Grêmio 0 x Palmeiras 2, Fluminense 0 x Flamengo 2 . América MG 1 x Atlético MG 3 ; Paraná 1 x Bahia 0 ; A se destacar a brilhante campanha do Sport que ocupa os primeiros lugares. O Vitória venceu e saiu do Z4 e o Vasco conseguiu ganhar um ponto em cima do Cruzeiro em jogo disputado em BH. Uma surpresa.

* DEPOIS dos resultados acima a classificação do Brasileirão 2018 ficou assim. Flamengo é líder com 20. Em seguida vem o Sport Recife com 18; Palmeiras, Atlético MG, Cruzeiro e São Paulo, 17; Grêmio e Inter, 14; Corinthians, 15; Fluminense e Atlético MG, 14; América MG e Botafogo, 13; Vasco da Gama, 12; Vitória, 11; Santos e Chapecoense, 10; Atlético PR e Paraná, 9; Bahia, 8; Ceará, 4. Pior time do campeonato é o campeão cearense, o Ceará, que não venceu um só jogo até agora. O Santos, que nunca foi rebaixado, não pode descuidar ou cai.

PENÚLTIMA RODADA ANTES DA COPA

* PRÓXIMA rodada do Brasileiro. Neste sábado jogam Atlético PR x São Paulo, em Curitiba, 16 horas; Chapecoense x Cruzeiro, Vasco da Gama x Sport Recife e Corinthians x Vitória BA, as 21 horas, no Itaquerão, Domingo a rodada será completada com Atlético MG x Fluminense, Bahia x Botafogo, Ceará x Palmeiras, as 16 horas; Grêmio x América MG; Flamengo x Paraná e Santos x Internacional, as 19 horas. Em Curitiba o São Paulo de Diego Aguirre vai sofrer. Tricolor jamais venceu na Arena do Furacão. Um tabu que está difícil de ser superado.

* O CORINTHIANS também joga no sábado. Será no Itaquerão as 21 horas, contra o Vitória BA. Horário péssimo para o público torcedor. Em tese, favoritismo do Timão que nos últimos cinco jogos só ganhou um, o que prova sua má fase.Mas vencer o limitado Vitória é obrigação. O Palmeiras visita o Ceará que não ganhou um jogo até agora. Se jogar como o fez nos dois últimos jogos, Verdão pode até golear., O Santos em casa tem chance de vencer o Internacional. Só que o Colorado gaúcho não perde há cinco jogos. Missão difícil para o Peixe.

DUELO DE INVICTOS
* TORCIDA de Sorocaba terá um belo jogo para assistir neste sábado. O São Bento que ainda está invicto recebe outro time que não perdeu até agora. O líder, Fortaleza, time dirigido por Rogério Ceni. Tudo indica, será um jogão. Vejo o vice campeão cearense mais perto da vitória. Mas o Azulão tem chance de reverter esse favoritismo.

Outros jogos da décima rodada da série B. Nesta sexta, Londrina x Juventude; Goiás x Paysandu e Avaí x Coritiba. No sábado mais seis jogos além daquele que vai opor o São Bento de Sorocaba e o Fortaleza.

*EM CAMPINAS o Guarani recebe no Brinco de Ouro, as 16h30, o bom time do Vila Nova. Não vai ser fácil para o Bugre ganhar do representante goiano. A Ponte Preta, por sua vez, visita o Brasil de Pelotas, a partir das 21 horas. Macaca melhorou no último jogo mas como está oscilando demais não dá para aponta-la como favorita.

Completam a rodada Criciúma x Boa Esporte; CSA x CRB; Sampaio Correa x Oeste; Atlético Goianiense x Figueirense. Destaque para o clássico alagoano entre o CSA e o CRB. O CSA está numa fase bastante superior.

VERDINHO E CONMEBOL
* SUB 17 do Palmeiras venceu o Real Madri da Espanha por 4 a 2 e conquistou o título da categoria com brilhante campanha. O Real é ainda o maior vencedor desse torneio. Corinthians e São Paulo já ganharam esse troféu no passado. Portanto o trio de ferro do futebol paulista demonstra que está trabalhando bem nas fileiras inferiores de suas equipes. Gabriel Veron, do Palmeiras, foi o artilheiro do torneio com 9 gols marcados. Parece que um novo Gabriel Jesus começa a surgir por aí. Vamos ver quando ele será integrado ao elenco profissional.

*CONMEBOL fez o sorteio da primeira série de mata matas da Copa Libertadores. Confiram os jogos dos clubes brasileiros. O Santos vai pegar o perigoso Independiente, da Argentina. O Grêmio enfrenta o Estudiantes. O Corinthians pega o Colo Colo, do Chile. O Palmeiras encara o Cerro Porteno do Uruguai e o Flamengo joga contra o Cruzeiro, de Belo Horizonte, para quem perdeu a última decisão da Copa do Brasil. Neste caso, um dos dois vai cair fora dos próximos mata matas. Vejo hoje o Mengão em melhor fase do que o time mineiro.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos