Nada de anormal na convocação decisiva de Tite para a Copa da Rússia

Mas por ele (Tite) ser o melhor do País, não foi assim tão surpreendente sua convocação.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Campinas, SP, 14 (AFI) - Na tarde desta segunda feira, o técnico da Tite, da Seleção Brasileira, oficializou sua lista com 23 nomes de jogadores que vão defender o Brasil na Copa do Mundo da Russia. Novidades? Nem tanto. Talvez a presença de Geronel, zagueiro do Grêmio, o melhor do Brasil na posição. Mas por ele ser o melhor do País, não foi assim tão surpreendente sua convocação.

Houve também a definição do terceiro goleiro. Será Cássio, do Corinthians, que atravessa grande fase. E houve também novidade no meio campo, onde o não tão conhecido Fred, do Shakhtar, da Ucrania, ganhou uma vaga que poderia ter sido de outro jogador, já que ele não é assim tão diferenciado.

APROVADO NO GERAL

No geral, no entanto, não dá para reclamar dos nomes escolhidos por Tite. Acho que ele terá nas mãos jogadores qualificados, com os quais poderá montar um time forte e competitivo para a próxima Copa. Na defesa, por exemplo, ele conta com três ótimos goleiros. Qualquer deles poderia ser titular, mas sabemos que Alisson tem a preferência.

Nas laterais, com a ausência de Daniel Alves, a solução foi ficar com Danilo e Fagner que já trabalharam com Tite num passado recente. No miolo de zaga Miranda e Marquinhos me parecem ser os titulares, mas Thiago Silva e Geromel tem qualidade para assumir a posição se o treinador precisar.

BOAS OPÇÕES NO MEIO
No meio campo sobram boas opções. Os conhecidos Renato Augusto e Paulinho, com quem Tite ganhou muitos títulos pelo Corinthians; Casemiro (melhor volante do futebol europeu) e Fernandinho, titular do Manchester City, campeão inglês da temporada; Fred, do Shakhtar, Willian, que atravessa excelente fase técnica e Phillippe Coutinho, que trocou o Liverpool pelo Barcelona e está também em ótima fase no futebol europeu.

No ataque, além do imprescindivel Neymar, boas presenças de Gabriel Jesus (que seria meu titular na Copa); Douglas Costa que fez boa Copa dos Campeões pela Juventus da Itália; Firmino, que brilhou intensamente como atacante do Liverpool, um dos finalistas da Champions League; e Taison, bom atacante do Shakhtar da Ucrânia.

QUEM DANÇOU
Alguns jogadores que brilham no Brasil esperavam ser chamados mas ficaram de fora. Vanderlei, goleiro do Santos; Rodrigo Caio, zagueiro do São Paulo que foi campeão olímpico pelo Brasil; Artur, volante de enorme qualidade técnica do Grêmio;

Rodriguinho, melhor meia do futebol brasileiro nesse momento e Luan, ótimo atacante do Grêmio Portoalegrense, um dos três melhores times do futebol brasileiro. O problema é que no listão de Tite só cabiam vinte e três.

Ele poderia ter chamado até 35, mas não quis criar problemas futuros, pois, nesse caso, seria obrigado a cortar 12 antes da viagem definitiva para a Rússia. Preferiu já convocar os vinte e três em quem ele confia e deixou o resto de fora para não complicar mais seu trabalho. Em resumo. Gostei da convocação.

LISTA SEM DEFEITOS
Acho que a lista não tem defeitos ou ausências sérias. Tite tem nas mãos um grupo com que poderá formar um belo time para defender o Brasil na Copa que começa daqui menos de um mês.

Agora é treinar forte, cumprir os amistosos que ainda estão programados e viajar para a Rússia com time pronto e escalado para a estreia contra a Suíça no dia 17 de junho. Com o time que tem hoje, a Seleção Brasileira tem sim grandes possibilidades de ser campeão mundial mais uma vez. Pelo menos em tese. Vamos ver como será a realidade na prática. Eu estou otimista.

C * U * R * T * A * S

* VOLTEMOS ao listão do Tite. Já sabíamos que Alisson e Ederson seriam chamados para o gol da seleção. Faltava o terceiro nome. Cassio foi o escolhido. Ele merece. É um dos dois melhores goleiros em atividade no Brasil. Se precisar ser escalado, Tite pode confiar no seu trabalho. Cassio é competente.

Nas laterais, Marcelo é titular absoluto na esquerda. Falta definir a direita já que Daniel Alves não foi chamado. Acho que, pela intimidade que tem com Tite, Fagner será o escolhido para começar. Se não der muito certo, Danilo vai assumir o posto.

Gabriel Jesus: opção ofensiva
Gabriel Jesus: opção ofensiva

* NO MIOLO de zaga. a dupla titular é Miranda e Marquinhos. Muito competentes. Mas Thiago Silva e Geromel tem todas as condições de assumir uma das vagas se necessário. Na cabeça de área o titular à principio é Casemiro. Qualquer problema, Fernandinho assume o posto ou até o Renato Augusto.

No setor de criação Paulinho é um dos titulares. Phillippe Coutinho é outro. Willian também tem vaga. Na frente, Neymar e Gabriel Jesus devem começar. São de altíssimo nivel e podem dar conta do recado. Firmino deve ser o primeiro reserva da dupla.

* EXCETO por problemas de última hora, o time titular de Tite deve contar com Alisson; Fagner, Miranda, Marquinhos e Marcelo/ Casemiro, Paulinho, Fernandinho ou Renato Augusto e Phillippe Coutinho; Neymar e Gabriel Jesus.

Apresentação dos jogadores na Granja Comari será no dia 20. Dia 27 delegação vai para a Inglaterra onde vai treinar no centro de treinamentos do Tottenham. Dia 3 de junho, jogo em Liverpool, contra a Croácia. Dia 10, jogo contra a Austria, em Viena. Dia 17 estreia na Copa contra a Seleção da Suiça, na cidade de Rostov.

* OS OUTROS dois jogos pela primeira fase da Copa serão disputados nos dias 22 e 27 de junho, contra a Croácia e Sérvia, respectivamente. Em tese, pelo time que tem (superior aos da maioria dos participantes da Copa), o Brasil deve se classificar como primeiro do grupo.

Na fase inicial dos treinamentos na Granja Comari, a comissão técnica da Seleção deverá estar preocupada com a parte física. Tite não vai trabalhar tanto. Mas depois de definido o estado físico dos jogadores, os treinos táticos e coletivos vão começar. Está tudo programado.

VITÓRIA MERECIDA NO CLÁSSICO
* O CORINTHIANS conseguiu no último domingo importante vitória sobre seu arqui rival, o Palmeiras, dentro do Itaquerão, por 1 a 0. O placar foi magro mas ele demonstrou com realismo qual foi o time mais objetivo do jogo.

O Corinthians mereceu vencer. Com isso, superou a má fase anterior a essa partida, quando, em cinco jogos, só ganhou um dentro e fora de casa. Agora, com moral alto, o time de Fabio Carille está em condições de resolver sua situação na Copa Libertadores onde precisa ao menos de mais uma vitória para conseguir se classificar.

* MAIS incrível é a super vantagem que o Corinthians tem levado sobre o Palmeiras em seus últimos jogos. Foram seis vitórias e apenas uma derrota. Parece que enquanto Carille achou uma fórmula de quase sempre vencer seu adversário, Roger Machado não tem conseguido achar o caminho para superar tão indigesto adversário. No jogo do Itaquerão, mais uma vez, o melhor jogador do Timão foi Rodriguinho.

Rodriguinho mais uma vez decidiu para o Corinthians
Rodriguinho mais uma vez decidiu para o Corinthians

* Não só pelo gol que fez aos 37 minutos do primeiro tempo, mas por tudo que conseguiu realizar em campo durante toda a partida. Além dele, também brilharam no Corinthians, Cassio (que completou 350 jogos com a camisa alvinegra), Pedrinho (que fez excelente partida e iniciou a jogada do gol corintiano) e Romero, que marcou e atacou com muita força durante todo o jogo. Os demais também produziram bem.

* O PALMEIRAS, ao contrário, não fez assim uma exibição tão consistente, apesar de ter conseguido chutar três bolas na trave do gol de Cássio. Alguns jogadores como Thiago Santos (que substituiu Felipe Melo) Lucas Lima e Dudu deixaram a desejar. Lucas foi até substituído. Itaquerão recebeu grande público. Nada menos do que 34.967 torcedores pagaram ingresso. Como sempre acontece em clássicos paulistas,só corintiano pôde entrar no estádio. Essa foi a primeira derrota do Palmeiras no Brasileirão 2018. A arbitragem foi de boa qualidade.

SANTOS E SÃO PAULO

* O SANTOS jogou à noite, na Vila, contra o frágil Paraná que é o pior time deste inicio de Brasileirão e um dos favoritos a ser rebaixado no final do campeonato. No primeiro tempo nenhum time fez gol. A pequena torcida que foi ver o jogo chegou a iniciar algumas vaias. Mas no segundo tempo o Peixe jogou como sabe e chegou ao placar final de 3 a 1, com gols de Rodrygo, aos 2 minutos do segundo tempo e Gabigol aos 13 e 31 minutos. Para o time visitante marcou Silvinho, aos 47 minutos do segundo tempo. Placar que fez juz ao futebol do Santos.

* A SE lamentar o pequeno número de torcedores que compareceu à Vila. Apenas 3.971 pagantes num jogo que merecia mais. No Santos, Jean Mota, mais uma vez, pouco produziu. É um jogador que à curto prazo vai perder sua vaga no time. Os melhores foram Lucas Verissimo (que completou 100 jogos com a camisa do Peixe), Gabigol, que fez dois gols e foi decisivo na vitória santista e o jovem Rodrygo, que cresce de produção a cada jogo e que já pode ser indicado como a mais jovem revelação santista. É um jogador que logo irá jogar na Europa.

Bahia esteve duas vezes na frente, mas São Paulo empatou
Bahia esteve duas vezes na frente, mas São Paulo empatou

* O SÃO PAULO foi salvo pelo gongo em Salvador. Até os 47 minutos do segundo tempo, o Tricolor perdia para o Bahia por 2 a 1. O time da casa merecia o resultado porque durante toda a partida foi sempre melhor que o São Paulo. Mas já nos descontos, o garoto Shaylon que entrou em campo como última aposta de Diego Aguirre para tentar ao menos o empate, fez um golaço de fora da área. Um chute forte que morreu no angulo direito do goleiro do Bahia. 2 a 2. Placar não muito justo. Mas valeu o esforço do time paulista que brigou até o fim do jogo.

* OS GOLS foram marcados na seguinte ordem. Edigar Junio aos 11 minutos, Trellez, aos 30 e Edigar Junior aos 38 do primeiro tempo. Shaylon aos 49 minutos do segundo. No time baiano o maior destaque foi mesmo o artilheiro Edigar Junio que fez dois gols e participou das principais jogadas de ataque da equipe da casa. No geral, ninguém do Bahia teve péssima atuação., Todos cumpriram bem suas missões. Já no São Paulo, Reinaldo, lateral esquerdo, foi desastroso. Ele errou passes, falhou na marcação e quase enterrou seu time no jogo.

* DIEGO Aguirre merece elogios por ter tentado melhorar a produção de sua equipe durante toda a partida. A colocação de Shayon como última opção, no final do jogo, foi decisiva para o empate tricolor. O garoto teve bons momento e fez um gol de profissional já experimentado. Merece, por isso mesmo, ter mais chances na equipe titular do São Paulo. Na defesa, Arboleda foi um monstro. Não fosse ele e o São Paulo poderia ter tomado mais gols. Sidão também esteve seguro. Jucilei, Nenê e Trellez merecem ser citados. Foi decisivos para o empate.

PRÓXIMOS JOGOS E CLASSIFICAÇÃO

* OUTROS resultados da quinta rodada do Brasileirão 2018. Gremio 0 x Internacional 0. Cruzeiro 2 x Sport 0. Atlético PR 1 x Atlético MG 2. Chapecoense 3 x Flamengo 2. Vasco da Gama 2 x Vitória 3. Dos vinte clubes que participam da série A, apenas o São Paulo ainda não perdeu. É o único invicto. Em compensação seu time não ganha um jogo ha quarto partidas. Só tem uma vitória. A sexta rodada do campeonato será disputada no próximo final de semana. Daqui um mes começa a Copa do |Mundo e o campeonato pára durante toda a sua disputa.

Grêmio parou no sistema de marcação do Internacional
Grêmio parou no sistema de marcação do Internacional

* NO SÁBADO jogam Atlético MG x Cruzeiro, em BH. Flamengo x Vasco da Gama, no Rio. Palmeiras x Bahia, na Allianz Arena, as 21 horas. No domingo, as 11 horas da manhã jogam Vitória x Ceará. A partir das 16 horas, Paraná x Grêmio, América MG x Botafogo, São Paulo x Santos (o grande clássico paulista da rodada, no estádio do Morumbi. Sport x Corinthians, no Recife. As 19 horas, Fluminense x Atlético PR. Na segunda feira, a partir das 20 horas, Internacional x Chapecoense, em Porto Alegre. Será o jogo que fecha a rodada com tv direta.

* A CLASSIFICAÇÃO do campeonato ficou assim. Flamengo, Atlético MG e Corinthans em primeiro lugar com 10 pontos cada. Grêmio e Cruzeiro com 8. Fluminense, Sport, São Paulo e Vasco com 7. América MG , Santos e Chapecoense tem 6. Atlético PR, Botafogo, Internacional e Bahia tem 5. Vitória tem 4. Ceará tem 2 e o Paraná está com apenas 1. Melhor ataque - Flamengo com 11 gols. Melhor defesa- Cruzeiro com apenas 2 gols contra. Mais vitórias - Flamengo, Corinthians e Atlético MG, 3. Maior número de derrotas - Paraná, que perdeu 4 vezes.

* TIME que mais empatou até agora. São Paulo, 4 vezes. Times que ainda não venceram até esse momento - Ceará e Paraná. A quinta rodada que teve a maioria de seus jogos no sábado e no domingo passados, será encerrada na noite desta segunda feira com os jogos entre Botafogo e Fluminense (um clássico carioca) no estádio Nilton Santos e Ceará x América MG, em Fortaleza. Os dois jogos vão começar as 20 horas e terão transmissão pela tv fechada. O clássico carioca não tem favorito. E o Ceará vai sofrer muito diante do América de Minas.

BRIGA BOA NA SÉRIE B

* A SÉRIE B mostra no topo da tabela de classificação Fortaleza, de Rogério Ceni e Vila Nova, de Goias em primeiro lugar com 13 pontos ganhos até agora. Ambos fazem ótima campanha e pintam como possiveis favoritos a chegar a série A no ano que vem. A quinta rodada teve os seguintes resultados: Sampaio Correa 2 x CRB 3. Guarani 1 x Criciuma 0. Coritiba 1 x Brasil 0. Juventude 1 x Paysandu 1. Atlético GO 0 x Londrina 0. São Bento 1 x Oeste 0. Figueirense 0 x Avaí 1. CSA 1 x Boa Esporte 0. Fortaleza 1 x Goias 0. Vila Nova 0 x Ponte Preta 0.

* COMO dissemos, Fortaleza e Vila Nova dividem a liderança com 13 pontos ganhos. Em seguida vem o CSA com 12. O Paysandu tem 11. O Coritiba, 10. O Figueirense, 9. O Londrina, 8. O Atlético GO e a Ponte Preta, 7. Guarani e CRB 6. Brasil de Pelotas, Oeste e Juventude 5. Sampaio Correa, 4. Goias, 1. Criciuma e Boa Esporte, 0. Esses dois até agora não fizeram nenhum ponto em cinco rodadas .Péssima campanha e prova de fragilidade. Se não reagirem logo vão se transformar em favoritos ao rebaixamento. Ponte e Guarani precisam melhorar.

* PRÓXIMOS jogos da série B. Nesta terça feira, CR$B x Avaí e Criciuma x Juventude. Na sexta, Goiás x Guarani e Figueirense x Fortaleza. No sábado,m Ponte Preta x Atlético GO, em Campinas, Oeste x Vila Nova, Londrina x CSA, Paysandu x São Bento, Boa Esporte x Coritiba e Brasil de Pelotas x Sampaio Correa. Bom ressaltar a campanha do Paysandu que mostrou até agora um futebol competitivo e bem objetivo. A qualquer descuido dos ponteiros, time paraense pode assumir a liderança. É um adversário indigesto dentro e fora de seus domínios.

LIBERTADORES E COPA DO BRASIL

* COPA Libertadores de América tem jogos decisivos neste meio de semana. Fiquem de olho. Nesta terça, por exemplo, jogam Defensor x Cerro Porteno, Monagas x Gremio Portoalegrense, Delfim do Equador x Nacional e Colo Colo x Bolivar.

Na quarta feira, Flamengo x Emelec, Boca Juniors x Allianz de Lima e Palmeiras x Junior Barranqilla (as 21h45). Na quinta feira, Libertad x Tucuman, Penarol x Strongest, Deportivo Lara x Corinthians (as 21h30) e Millionários x Independiente, da Argentina. Para o Timão o jogo na Venezuela será decisivo.

* PELA COPA do Brasil serão disputados dois jogos neste meio de semana. Na quarta, a Chapecoense enfrenta o Atlético Mineiro que já foi desclassificado da Copa Sul Americana. No primeiro jogo entre ambos houve empate sem gols.

O Galo está em boa fase quando joga com sua equipe titular mas o time de Chapecó é muito forte quando joga em casa. Diria que a Chapecoense tem mais chance de se classificar. Na quinta feira a Luverdense recebe o Santos. No jogo de ida deu Peixe, 5 a 1. Não há nenhuma chance da Luverdense reverter esse placar.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos