Cássio deu esse título ao Corinthians

No jogo decisivo, goleiro garantiu duas defesas fantásticas e colocou seu time em situação invejável diante do tradicional rival

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

O goleiro Cassio, que passou algum tempo fora de forma, recuperou todo seu potencial e no rush final do Paulistão transformou-se no jogador chave para que o Corinthians ganhasse mais um título pauista de futebol. Contra o São Paulo e depois diante do Palmeiras, ele transformou-se na chave perfeita para que o time da fiel chegasse ao título. Além das boas defesas durante os quatro jogos diante dos grandes rivais, Cassio foi muito bem na decisão por pênaltis, tanto contra o Tricolor como contra o time verde do Palestra Itália.

Contra o Verdão,no jogo decisivo, ele garantiu duas defesas fantásticas e colocou seu time em situação invejável diante do tradicional rival. Na verdade, não fosse o goleiro, que cresce em jogos decisivos, e o Corinthians certamente não chegaria ao título paulista da atual temporada. O futebol exibido pelo alvinegro foi pífio nos quatro jogos diante de São Paulo e Palmeiras. No segundo jogo contra o São Paulo salvou-se nos descontos com gol de Rodriguinho.

No segundo diante do Palmeiras, levou um passeio de bola do alviverde paulistano que teve setenta por cento de domínio de bola contra apenas trinta do time de Fábio Carille. Mas como soube segurar o resultado, o titulo veio na cobrança de pênaltis graças a Cássio, a quem faço questão de homenagear aqui.

Louve-se também o bom comportamento de toda a defesa corintiana, de Fagner a Sidcley, passando pelo excelente Balbuena, no miolo de zaga. Mas do meio campo para frente o futebol corintiano foi bem discreto. Mal na criação, péssimo nos arremates. Independente disso, sem jogar um futebol brilhante, o Corinthians fez o necessário para ser campeão pela vigésima nona vez. Nossos aplausos à sua comissão técnica e a seus jogadores. Todos justificaram muito b em seus salários.

CURTAS

*MUITO se falou da arbitragem no final do jogo. O presidente do Palmeiras, impediu seus jogadores de se apresentarem para receber as medalhas e o troféu de vice campeão. Ele alegou que o árbitro não poderia ter voltado atrás no pênalti que marcou.

*INSINUOU ainda, que recebeu "de fora" a informação de que o volante Ralf tocou primeiro na bola para depois derrubar Dudu. Na verdade foi o que aconteceu. NÃO HOUVE PENALTI. Fica evidente, portanto, que o presidente errou nesta sua análise.

*EM MINHA opinião, o presidente verde teve uma atitude que no futebol a gente chama de "choro de perdedor". Ele imaginou que tinha mesmo o melhor time do planeta e, ao perder o jogo, não teve outra explicação senão dinamitar o trabalho do juiz.

*QUEM teve mesmo culpa pela derrota palmeirense foram Dudu e Lucas Lima, que, de forma grotesta, erraram na cobrança de seus pênaltis. Justamente eles, que são os atletas que mais ganham no elenco. Exatamente, por isso, merecem críticas.

*DE QUALQUER forma, o Palmeiras foi o melhor time do campeonato. Maior número de pontos, melhor defesa, melhor ataque. Chegou bem à frente do Corinthians. Mas como o campeonato não era por pontos corridos, a campanha valeu pouco.

*NO CORINTHIANS, vale ressaltar o excelente trabalho de Fábio Carille, que mesmo perdendo jogadores chave, ele conseguiu manter seu time na briga pelo titulo, conseguiu vaga nas semifinais e nas finais e soube como ganhar o título fora de casa.

*QUANTO aos jogadores, primeiro lugar elogios a Cássio, o grande responsável por essa conquista. Na defesa, Balbuena foi o melhor durante todo o campeonato. No meio campo, Rodriguinho merece o maior destaque. Os demais, não brilharam tanto.

*NO PALMEIRAS, Jailson fez bem sua parte. A linha de zaga teve altos e baixos. Felipe Melo foi o grande destaque no desarme. E Borja, foi a grande figura do ataque. Dudu teve bons momentos, mas esteve sempre muito irritado nas decisões.

*ROGER Machado não conseguiu o título que queria. Marcou passo mais uma vez. Seu trabalho é razoavel mas falta ainda alguma coisa para que o treinador gaúcho consiga ganhar um título. Seu time é bom mas ainda tem falhas. Precisa melhorar.

*QUANTO a arbitragem do jogo final a considero boa. No lance do pênalti, o juiz marcou o pênalti mas depois de consultar companheiros resolveu voltar atrás. Acho que fez o certo. Se confirma um penalti inexistente, iria carregar isso até aposentar.

*BOM FALAR também sobre o campeonato em si. Primeira fase não foi das melhores. Faltou qualidade técnica. Grandes prevaleceram. Presença de público não foi das melhores. Exceto nos jogos finais. FPF precisa repensar a formula de disputa.

*AINDA assim, meus cumprimentos ao presidente Reinaldo Carneiro Bastos. O campeonato teve falhas mas do primeiro ao último jogo não teve problemas muito sérios. Arbitragem foi de media para boa. Um ou outro deslize. Organização foi ótima.

*AINDA de ressaca, depois de perder o título paulista, o Palmeiras volta a campo nesta quarta feira, as 21h45, para enfrentar o Boca Juniors, da Argentina, pela Libertadores. Um verdadeiro clássico do futebol sul americano. Verdão é líder de seu grupo.

*NÃO SERÁ um jogo fácil, mas acredito que o Palmeiras fará o necessário para ganhar o jogo. Terá Felipe Melo de volta e ganhará mais força de marcação no meio campo. O Boca está em fase de recuperação e deve exigir o máximo do time verde.

*A COPA dos campeões da Europa também terá sequência com quatro grandes jogos, Na terça, Roma x Barcelona. Aposto no time de Messi. Manchester City x Liverpool. Time visitante venceu o jogo de ida por 3 a 0. Só perde a vaga se bobear.

*NA QUARTA feira mais dois jogos. Em Madri o Real enfrenta o Juventus, da Itália. Na ida venceu por 3 a 0, em Turim.Tem tudo para vencer de novo na capital da Espanha. Em Munique, o Bayern pega o Sevila como franco favorito. Sevilla é zebra.

*COPA DO Brasil tem três jogos nesta quarta feira. A Ponte Preta encara o Náutico, campeão pernambucano. Jogo muito difícil onde tudo pode acontecer. O Avaí pega o Goias em casa e o Internacional de Porto Alegre recebe o Vitória, da Bahia.

*A COPA Sul Americana terá jogos na terça, quarta e quinta feira. Na terça jogam Deportivo Cali x Danubio, LDU x Guabira, o Jaguines da Colômbia pega o Boston e o Atlético Paranaense enfrenta o Newell´s Old Boys, da Argentina. Deve ganhar.

*NA QUARTA feira jogam Sol de América x Independiente de Medellin. Na quinta o São Paulo joga contra o Rosário Central.

*SEGUNDO o técnico Daniel Aguirre, é muito difícil jogar em Rosário e ele espera jogo bem pegado naquele cidade do interior argentino. Ainda na quinta jogam Audax, do Chile e Botafogo do Rio de Janeiro. O Flu, do Rio, pega o Nacional Potosi na quarta.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos