Palmeiras mantém tabu e bate São Paulo mais uma vez no Allianz Arena pelo Paulistão

Deu Verdão mais uma vez na Allianz Arena. Desde que ela foi inaugurado o São Paulo jamais conseguiu ganhar um jogo dentro dela

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Deu Verdão mais uma vez na Allianz Arena. Desde que ela foi inaugurado o São Paulo jamais conseguiu ganhar um jogo dentro dela. Foi o que aconteceu na noite desta quinta freira. E não foi tão difícil. Bastou um tempo para o time de Roger Machado fazer o resultado. Depois, administrou o resultado com competência e até poderia ter feito mais um gol, não fosse um erro (na minha opinião) do juiz que anulou aos 37 minutos um gol legítimo de Borja.

E se o tabu do Palmeiras dentro de sua casa foi mantido, o São Paulo também fez questão de manter outro, bem negativo, de ser o grande paulista que não consegue ganhar clássicos. Só neste ano, jogou três e não venceu nenhum. Uma prova de que há algo de errado com seu treinador e com seu elenco.

Dudu voltou a jogar abaixo de seu potencial. Mas o Palmeiras venceu o clássico e busca o título paulista
Dudu voltou a jogar abaixo de seu potencial. Mas o Palmeiras venceu o clássico e busca o título paulista

A verdade é que mesmo com a contratação de alguns reforços, o time do Morumbi até agora não emplacou. Seu futebol é primário. Falha quase sempre na defesa e não consegue fazer gols no ataque. Desse jeito, não tem nenhuma possibilidade de ganhar esse Paulistão e, provavelmente, nem um dos torneios que vai disputar até o final do ano.

Já o Palmeiras depois de quatro resultados negativos e seguidos no Paulistão, voltou a ganhar. Com seu time titular, botou a bola no chão e foi buscar uma vitória merecida diante de um de seus grandes rivais. Vitória merecida, justa, que, como eu disse, poderia ter sido por contagem mais elástica.

Diante disso, o Verdão pode voltar a ser indicado como um dos favoritos ao título paulista da temporada. Em tese, ele e o Corinthians, que também venceu e se classificou nesta que foi a décima primeira rodada da fase de classificação.

Santos parou nas poças d'agua e no Novorizontino
Santos parou nas poças d'agua e no Novorizontino
TIMÃO ENCOSTA
O Corinthians jogou e venceu o Mirassol por 1 a 0, gol do veterano Emerson Sheik, num jogo tão ruim que ninguém vai querer vê-lo de novo mesmo que tenha gravado o tape. De qualquer forma, o time de Fábio Carille faz a segunda melhor campanha do Paulistão e pode ser apontado como um dos fortes candidatos ai título.

Já Santos e São Paulo me parecem distantes dessa possibilidade. O Santos perdeu do Novorizontino, em Novo Horizonte, por 2 a 1. Time de Jair Ventura não jogou nada e, seu melhor zagueiro, Lucas Verissimo, ainda fez um gol contra.

Quanto as equipes com maiores possibilidades de cair podemos citar o Santo André e o Linense. Só um milagre conseguirá salvá-los. Por fora corre o Mirassol que também faz campanha desastrosa nesse campeonato. Mas acredito que Santo André e Linense não escapam.

C * U * R * T * A * S

* NO CLÁSSICO de quinta-feira só deu Palmeiras. Foi o time que jogou firme na defesa, que teve criatividade e toque de bola e que incomodou no ataque. O primeiro tempo verde foi irretocável. Ganhou todas no meio campo e não deixou o São Paulo andar. Foi nesse período que os gols saíram. Um aos 10 minutos de partida. Houve um escanteio e, na bola alçada sobre a grande área tricolor, Antonio Carlos subiu mais que todo mundo, bateu forte de cabeça e venceu Jean. O outro gol foi de Borja aos 31. Rebote de Jean em chute de Victor Luiz. 2 a 0.

* NUMA análise individual dos dois times, destacamos Antonio Carlos na zaga, Victor Luiz na lateral esquerda, Felipe Melo na cabeça de área, Lucas Lima no meio campo e Borja no ataque. Dudu foi anulado por Edimar. No segundo tempo mudou de lado e também nada fez.

Mais uma vez o São Paulo foi derrubado no Allianz Arena
Mais uma vez o São Paulo foi derrubado no Allianz Arena
* MAS O PIOR jogador do Palmeiras foi Willian. Ele atravessa péssima fase. No São Paulo o goleiro Jean não teve culpa nos gols. Na zaga, Rodrigo Caio jogou muito mal no primeiro tempo e melhorou no segundo.

Nas laterais, Militão e Edimar foram bem. Na cabeça de área, Petros jogou demais.

Foi o melhor do time. Na meia, Cueva deixou a desejar. Hudson não jogou nada enquanto esteve em campo. Shailon entrou e também nada fez. No ataque, só Valdívia jogou bola.

E ainda assim, no primeiro tempo ou enquanto seu fôlego lhe permitiu.

* A ARBITRAGEM foi boa. Foram oito cartões amarelos, quatro para cada lado. Todos muito justos. O estádio palmeirense recebeu bom público. Não foi recorde, mas em termos de Paulistão, acho que foi um público bem aceitável. Detalhe. Gramado da Arena palmeirense está péssima. Pela TV dá para perceber as falhas e os buracos que existem no campo. Péssimo para o time que é integrado por jogadores de excelente nível (pelo menos no que se refere aos titulares). Acho que a diretoria verde deveria exigir mais cuidado de quem administra.

CORINTHIANS COM SHEIK

* NA REESTREIA de Ralf como jogador do Corinthians, Emerson Sheik foi o heroi do jogo. Foi dele o gol que decidiu a péssima partida de quarta feira à noite, no Itaquerão. O gol aconteceu aos 42 minutos do segundo tempo. Ele pegou na bola de bate pronto, com muita força e não deu chance de defesa ao goleiro do Mirassol. O resultado foi justo. O Corinthians não jogou um grande futebol mas fez por merecer a vitória. O Mirassol valeu pelo empenho e pelo bom toque de bola apresentado. Mas o Timão teve um algo a mais e venceu o jogo.

Sheik fez um golaço na reta final de carreira
Sheik fez um golaço na reta final de carreira
* PARECE que a Fiel adivinhou que o jogo seria tecnicamente ruim. O Itaquerão recebeu público pequeno, bem diferente da maioria dos jogos do Corinthians em seu estádio. Foram poucas as emoções durante a partida. As defesas prevaleceram. No primeiro tempo, o Mirassol estava meio assustado e jogou todo fechado para garantir o empate. No segundo, mais tranquilo, conseguiu soltar-se e até mostrou um bom toque de bola. Só lhe faltou mais arremates quando se aproximou do gol de Cássio que praticamente não fez grandes defesas.

* COM A vitória, o Corinthians chegou aos 20 pontos ganhos e assegurou a classificação. Neste jogo contra o Mirassol o Corinthians teve em Balbuena o melhor da defesa. No meio campo Clayson foi o que mais apareceu. Emerson Sheik valeu pelo gol, porque nas outras jogadas quase sempre errou ou levou a pior na briga contra a zaga adversária. No Mirassol, Alemão foi o maior destaque. Os demais valeram pela aplicação. O Mirassol, por sinal, precisa ter cuidado para não cair. Ele está apenas dois pontos a frente do Linense que luta para não cair.

* DETALHE do jogo entre Corinthians e Mirassol. Mais uma vez, Fagner perdeu a cabeça e deu um pontapé sem bola num adversário. Ficou nervosinho porque perdeu a jogada e deixou o pé para pegar a perna do zagueiro do Mirassol. Levou amarelo como poderia ter levado o vermelho. É um jogador que dá muita pancada, é desleal e ainda assim volta e meia é convocado por Tite para a Seleção Brasileira. Acho que convoca-lo é perda de tempo. É um jogador que tenta se impor na pancada. Não tem perfil para disputar uma Copa do Mundo.

GAROTOS DO PEIXE

* O SANTOS com sete garotos feitos na base perdeu para o Novorizontino, quarta feira, em Novo Horizonte, por 2 a 1. O jogo foi de má qualidade devido a péssima condição do gramado (muito molhado e escorregadio devido à forte chuva que caiu sobre aquela cidade). O time da casa, dirigido por Doriva, se adaptou melhor as condições do campo e, por isso, chegou a vitória. Ainda assim, não foi um resultado fácil de conseguir. Os jogadores locais precisaram correr muito para chegar ao final com os três pontos garantidos. Mas o resultado foi justo.

* OS GAROTOS da Vila fizeram o que esteve ao seu alcance. Alguns decepcionaram, como o centro avante Rodrygo que vinha bem nos últimos jogos. Mas outros mostraram serviço, como Yuri Alberto, que fez o único gol do Peixe aos 9 minutos do segundo tempo. Bem antes disso, o meio campista Juninho fez o primeiro gol do jogo aos 8 do primeiro tempo e seis minutos depois do gol de empate, o Novorizontino colocou-se na frente de novo depois de um cruzamento feito por Alisson Safira, que Luis Veríssimo tentou tirar mais fez um gol contra.

* NO TIME da casa destaque para o goleiro Oliveira, com ótimas defesas. O zagueiro Adilson Goiano, que transformou-se num paredão à frente do goleiro local e Juninho, que fez um dos gols do Novorizontino. Outro que merece destaque é Alisson Safira, autor da jogada do segundo gol local e um dos jogadores que mais correram e mais colaboraram para essa importante vitória do time de Novo Horizonte. Pelo lado do Santos destacamos o goleiro Vanderlei e o atacante Yuri. Os demais correram,muito mas produziram pouco. Arbitragem foi boa.

RESULTADOS E SITUAÇÃO GERAL

* OUTROS resultados da décima primeira rodada do Paulistão. São Bento 9 x Ituano 1. Time de Sorocaba que começou bem o campeonato, perdeu sua vaga nesse jogo. Linense 1 x Santo André 0. Ferroviária 0 x Bragantino 0. São Caetano 0 x Botafogo 0, de Ribeirão Preto 0.Red Bull 0 x Ponte Preta 0.A próxima e última rodada do turno será disputada toda no domingo as 17 horas, Não haverá clássico. O Sâo Paulo pega o Red Bull. O Ituano recebe o Palmeiras,. O Santos encara o São Bento, na Vila. O Botafogo enfrenta o Corinthians em Ribeirão.

Red Bull e Ponte Preta empataram sem gols e torcida no Majestoso
Red Bull e Ponte Preta empataram sem gols e torcida no Majestoso
* O Mirassol encara o Linense. O Santo André pega o Novorizontino. A Ponte Preta enfrenta a Ferroviária e o Bragantino joga em casa contra o São Caetano. Essa rodada define de uma vez por todas quais os dois clubes que serão rebaixados para a série B em 2019.

* DEPOIS desses jogos a classificação do campeonato ficou assim. Grupo A - Corinthians com 20 pontos ganhos. Ituano com 17. Bragantino com 16 e Linense com 9. Grupo B - São Paulo com 14. São Caetano com 14 mas com saldo pior. Ponte Preta com 11 e Santo André com 8; Grupo C - Palmeiras já classificado e melhor time do campeonato com 23. Novorizontino com 17. Sâo Bento com 14. e Ferroviária com 12. Grupo D - Santos tem 18. Botafogo, 16. Red Bul, 13 e Mirassol, 11. Os dois primeiros de cada grupo, classificam. Os dois piores, caem.

* DIANTE do que diz o regulamento passam para a próxima fase Corinthians, Ituano, São Paulo, São Caetano, Palmeiras, Novorizontino, Santos e Botafogo de Ribeirão. O Palmeiras chegou a penúltima rodada da primeira fase como melhor time do campeonato. O Corinthians em segundo. O Santos vem em terceiro e o São Paulo foi o pior dos chamados grandes clubes. Ainda assim, está classificado. Entre os clubes do interior destaque para o Ituano, São Caetano, Novorizontino e Botafogo. Eles ainda vão dar trabalho na fase decisiva do campeonato.

LIGA DOS CAMPEÕES

* A COPA dos Campeões da Europa teve sequência no meio desta semana com quatro jogos. Os resultados; Liverpool 0 x Porto 0, em Liverpool. Como o time da casa venceu o jogo de ida por 5 a 0 a vaga ficou com ele. PSG 1 x Real Madrid 2, em Paris. O time espanhol venceu o primeiro jogo por 3 a 1. No segundo, venceu de novo por 2 a 1. Está classificado. Tottenham 1 x Juventus 2, em Londres. No jogo de ida deu empate sem gols. A Juventus, como consequência, ficou com a vaga. City 1 x Basel 2. Na ida deu City 4x0. A vaga ficou com o time inglês.

Cristiano Ronaldo: de novo o melhor do mundo
Cristiano Ronaldo: de novo o melhor do mundo
* ESSA fase terá sequência na semana que vem com mais quatro jogos. Na terça feira jogam Manchester United x Sevilla e Roma x Sacktar. Na quarta feira o Barcelona recebe o Chelsea e o Besiktas pega o Bayern. Em tese, Barça, Bayern, United e Roma devem se classificar. Na próxima fase oito clubes jogam as quartas de final.

Na semifinal serão quatro clubes. Os dois melhores vão disputar o título. Esse é o título mais importante do mundo em termos de jogos entre clubes. É uma verdadeira Copa do Mundo. O campeão fica bastante valorizado.

* NO JOGO de Paris na última terça-feira, o Real Madrid voltou a vencer o PSG, da França. No primeiro jogo foi 3 a 1 para o Real. No segundo, 2 a 1. Ficou provado que neste momento o Real é bem superior ao PSG que na realidade perdeu por 5 a 2 deste fantástico adversário.

No primeiro jogo disputado em Madrid, Neymar jogou. No segundo, em Paris, ficou de fora porque foi operado. Mas com ele ou sem ele não havia mesmo chance para o PSG que é um bom time mas não chega ainda perto do Real, Prá mim, o melhor time do mundo no momento.

* CRISTIANO Ronaldo fez mais um gol. Foi o décimo segundo em oito jogos. O portugues está voando. É mesmo o melhor jogador do mundo nesse momento. Neymar, Messi e outras feras não estão jogando Nem metade do que o grande atacante do Real. Aliás, o time do Real é muito bom. Tem figuras fantásticas. Desde o goleiro até o ponta esquerda. Com destaque para dois brasileiros, o lateral esquerdo Marcelo e o volante Casemiro (que fez o segundo gol no jogo de terça). Acredito que ninguém vai tirar mais esse título do Real. Ele será campeão.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos