Palmeiras e Corinthians são os grandes favoritos no Paulistão

O Verdão por ter um elenco forte e o Timão por ter um conjunto forte e time montado há dois anos

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

São Paulo, SP, 14 (AFI) - Vai começar a fase decisiva do Campeonato Paulista de Futebol de 2018. São oito clubes, quatro dos chamados grandes e mais quatro clubes considerados medianos, que começam a lutar para chegar a fase semifinal e, se possível, a grande decisão da temporada. Os quatro grandes conseguiram suas classificações mesmo com alguns tropeços.

O Palmeiras, por ter melhor elenco, disparou no começo, teve problemas na sequência, mas chegou com folga a essa nova fase de disputa. O Corinthians também não jogou um futebol de alta qualidade, mas dentro de sua filosofia de jogo conseguiu dar conta do recado e ficou em segundo lugar na campanha geral dos oito classificados.

Já o Santos, mostrou que não tem um time forte o necessário para ser campeão e o São Paulo mostrou que ainda sofre as consequências da péssima fase vivenciada no ano passado quando não ganhou nada e quase foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Reservas do Palmeiras foram até Itu e venceram por 3 a 0, eliminando o Ituano
Reservas do Palmeiras foram até Itu e venceram por 3 a 0, eliminando o Ituano

ENTRE OS PEQUENOS
Entre os chamados pequenos, o Ituano, que começou muito mal a primeira fase, teve reação brilhante e chegou a fase decisiva com uma das melhores campanhas. O outro que também brilhou foi o Novorizontino. Tem um time bem arrumado, sem grandes estrelas, mas eficiente o necessário para sonhar em chegar um pouco mais longe.

Já São Caetano e Botafogo, de Ribeirão, tiveram altos e baixos mas também mereceram a classificação que conseguiram com muito esforço e um futebol de qualidade apenas regular. Lógico que em futebol existem surpresas.

As vezes um grande clube perde para um time de menor tradição e menos potencial financeiro, quando ninguém espera por isso. Pode acontecer de novo. Mas o normal é que os quatro grandes sigam em frente e os quatro pequenos caiam fora.

São Paulo continua uma incógnita no Paulistão
São Paulo continua uma incógnita no Paulistão
SÃO PAULO É DÚVIDA
Minha única dúvida entre os grandes é o São Paulo. Mudou de técnico, tem um elenco psicologicamente abalado e não passa muita confiança aos crÍticos e torcedores. Por isso, acho até que o São Paulo pode ter sérias dificuldades de passar para a próxima fase e não chegará à decisão.

Também acrescento o Santos nesse patamar e aposto que o Peixe não decidirá esse título. Já não é o que penso de Palmeiras e Corinthians. Os dois são os meus grandes favoritos a essa conquista.

O Palmeiras porque tem melhor elenco e o Corinthians porque tem um time melhor formado e mais experiente nesse tipo de disputa. Fosse pela só pela qualidade, indicaria o Palmeiras como provável campeão.

TIMÃO FORTE
Mas como também somos obrigados a analisar outros fatores, diria que o Corinthians tem sim condições de ganhar esse titulo como o fez no ano passado. Prova disso foi a vitória que conseguiu no último clássico contra o Palmeiras onde mostrou que tem futebol para vencer seu velho e tradicional rival.

Assim, indicaria esses dois como os grandes favoritos ao titulo. O que ganhar, será justo. Mostraram qualidade e competência para chegar lá. Ou será que a zebra vai atacar e nada disso que eu previ vai acontecer? Não sei.

Mas pela minha ótica, é isso que espero nesse rush final de Paulistão. Se errar, paciência. Importante é opinar e jamais ficar em cima do muro. È o que sempre fiz e faço agora nesse texto que exponho acima!!

C * U * R * T * A * S

* DOS QUATRO grandes clubes que disputam o Paulistão, só o Santos perdeu na última rodada da primeira fase. Foi diante do São Bento, de Sorocaba, na Vila Belmiro. Placar final, São Bento 2 x Santos 1. Um resultado justo pelo que foi o jogo. O Santos jogou com uma porção de garotos, poupou parte de seus titulares e isso influiu.

Marcelo Cordeiro fez um gol de pênalti para o São Bento
Marcelo Cordeiro fez um gol de pênalti para o São Bento
Faltou entrosamento entre os jogadores do que o time de Sorocaba se aproveitou muito bem. O gol santista foi marcado pelo jovem Arthur Gomes, em cobrança de pênalti. Zagueiro Luis Felipe foi o pior jogador do time.

* O MELHOR do Santos foi o meia Vitor Bueno, que, enquanto esteve em campo, foi responsável pelas melhores jogadas da equipe santista. Depois ele foi substituído por Copete, que entrou para melhorar a produção ofensiva do time no rush final da partida.

Vila esteve vazia com apenas 3.816 pagantes. Mais uma demonstração de que o Santos deve mesmo mandar seus jogos no Pacaembu onde sempre leva bom público. Quanto a produção da garotada, não pode ser menosprezada. Faltou experiência. Sobrou juventude e boa qualidade técnica.

MUITOS DESFALQUES
* O CORINTHIANS também jogou bastante desfalcado contra o Botafogo, em Ribeirão Preto. Ainda assim, Fábio Carille queria os três pontos porque ainda sonhava em terminar a primeira fase do campeonato à frente do Palmeiras.

Apesar dos desfalques, o time até foi bem e venceu com justiça o Botafogo por 2 a 0, gols do zagueiro Henrique, em jogada pessoal, aos 4 minutos e Gabriel (por cobertura) aos 39 do segundo tempo. Gabriel, por sinal, jogou no meio campo, e pode ser considerado o melhor do time. Em compensação, Lucca decepcionou.

* COM A vitória, o Timão assegurou a segunda melhor campanha da primeira fase o que pode lhe render algumas vantagens na fase decisiva do campeonato. Entre os jogadores que estiveram em ação bom trabalho dos zagueiros Pedro Henrique e Henrique, do meia Maycon e do atacante Romero.

Emerson Sheik participou do jogo mas não brilhou como aconteceu no ultimo jogo quando fez gol decisivo diante do Mirassol. A verdade é que ele já não é o mesmo jogador que desequilibrou muitos jogos para o Corinthians. Está em fase bastante decadente.

MELHOR CAMPANHA

* O PALMEIRAS terminou a fase como melhor time do campeonato. Jogou e venceu o Ituano, em Itu, o que não é missão fácil para ninguém. O placar diz tudo, 3 para o Palmeiras, 0 para o Ituano. Melhor jogador do time foi o jovem Scarpa, comprado junto ao Fluminense. Ele marcou aos 45 minutos do primeiro tempo e aos 18 do segundo. Fernando, outra jovem revelação do Palmeiras, fez o terceiro gol aos 35 minutos. Ele substituiu Papagaio que quase não apareceu no jogo. Palmeiras teve o domínio da partida do primeiro ao último minuto.

* O GOLEIRO Weverton, contratado junto ao Atlético Paranaense, jogou o tempo todo. Não teve muita chance de aparecer porque o Ituano agrediu pouco. Nas laterais, uma experiência do técnico Roger Machado. Tchê Tchê e Juninho jogaram deslocados e produziram um bom futebol. Podem ser utilizados nas posições quando o técnico julgar necessário.

Guerra foi outro jogador que produziu muito no meio campo. Bruno Henrique também jogou um bom futebol como volante. Papagaio foi o mais apagado. Time de Itu não jogou uma boa partida.

* O SÃO PAULO finalmente ganhou um jogo de um dos chamados pequenos clubes paulistas. A vitória foi sobre o Red Bull, por 3 a 1 num jogo onde apenas 9 mil sãopaulinos se fizeram presentes. Os gols foram marcados por Edmilson, para o Red aos 9 minutos de jogo.

Nininho contra aos 32 do primeiro tempo, Arboleda aos 23 e Marcos Guilherme aos 27 minutos do segundo tempo fizeram os gols do Tricolor. O meia Nenê fez sua primeira grande exibição com a camisa do São Paulo. Foi, disparado, o melhor do time. Aderllan foi o mais discreto.

* ANDRÉ JARDINE foi o treinador substituto durante esse jogo. Com ele o time tocou melhor a bola, foi mais rápido e mais eficiente nas jogadas ofensivas. Prova de que Dorival Junior precisa mesmo deixar o comando técnico do time. Diego Souza jogou mas ainda não produziu o esperado.

Trellez teve sua chance mas ficou devendo. Junior Tavares, que jogou na lateral esquerda, voltou bem ao time. O goleiro Jean foi culpado do gol do Red Bull. Ele devolveu uma bola errada do que se aproveitou o atacante Edmilson para fazer o único gol do Red Bull.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

* OUTROS resultados da rodada. Mirassol 1 x Linense 1, em Mirassol. Santo André 2 x Novorizontino 2, em Santo André. Ponte Preta 0 x Ferroviária 0, em Campinas e Bragantino 1 x São Caetano 1, em Bragança Paulista. Como esses resultados que encerraram a primeira fase, dois clubes foram automaticamente rebaixados. O Santo André e o Linense. Ambos vão disputar a série B do Campeonato Paulista no ano que vem. Melhor campanha entre os grandes foi a do Palmeiras. Pior foi a do São Paulo. Novorizontino foi o melhor entre os pequenos.

* CLASSIFICAÇÃO final da primeira fase do Paulista. Grupo A - Corinthians com 23 pontos ganhos. Bragantino com 17 1 de saldo. Ituano com 17 e 0 de saldo. Linense, 10. Grupo B - São Paulo, 17. São Caetano, 15. Ponte Preta, 12. Santo André, 8. Grupo C - Palmeiras, 26. Novorizontino, 20. São Bento, 17. Ferroviária, 11.

Grupo E - Santos, 18. Botafogo, 16. Red Bull, 13 e Mirassol, 12. Ao todo foram doze rodadas dezesseis clubes divididos em quatro chaves de quatro. Eles só não enfrentaram clubes de seu próprio grupo. Jogaram 12 partidas.

MELHOR E PIOR

* O TIME que mais venceu no campeonato foi o Palmeiras, 8 vezes. O que fez mais gols também foi o Verdão com 19 gols marcados. As melhores defesas foram as do Palmeiras, Corinthians, Ponte Preta e Bragantino com 8 gols contra cada uma.

O pior time do campeonato foi sem dúvida o Santo André que em doze jogos disputados só conseguiu vencer um. Como consequência, fez apenas oito pontos e acabou rebaixado. Com 26 pontos ganhos o Palmeiras vai fazer sempre o segundo jogo decisivo em casa. Inclusive se chegar a grande final.

Sérgio Soares teve a pior campanha do Paulistão
Sérgio Soares teve a pior campanha do Paulistão
* AS QUARTAS de final do Campeonato Paulista vão começar no próximo final de semana. Os líderes dos quatro grupos da primeira fase enfrentam os vice líderes. Serão dois jogos. Um neste final de semana e outro, o de volta, no meio da semana que vem. Os cartões amarelos serão zerados. Todos os clubes entram limpos nesta nova fase.

Os vencedores dos quatro confrontos vão disputar as semifinais na sequência. Até que chegue a grande final, que terá dois jogos, com o time de melhor campanha fazendo o jogo final em seu estádio, em sua casa.

* JOGOS das quarta de final já oficializados. O Bragantino vai receber o Corinthians no jogo de ida, mas na capital. O Novorizontino receberá o Palmeiras, em Novo Horizonte. O São Caetano vai enfrentar o São Paulo em sua casa neste primeiro jogo e o Botafogo receberá o Santos, em Ribeirão Preto.

Como já disse em comentários anteriores, aposto na classificação dos chamados grandes. Acho que Palmeiras e Corinthians vão passar para a próxima fase sem problemas. Santos e São Paulo vão sofrer um pouco mais. Ainda assim, acredito nas suas classificações.

NOVO TÉCNICO NO MORUMBI
* DIEGO Aguirre é o novo treinador do São Paulo. Ele ocupa a vaga deixada por Dorival Junior, que foi demitido após a derrota diante do Palmeiras. Diego tem 52 anos e é da época em que Raí e Ricardo Rocha jogavam pelo São Paulo. Também tem forte amizade com Diego Lugano, pois ambos são uruguaios.

A principio, não gostei dessa contratação. Mas como quem indicou foi Raí e eu confio no seu trabalho, vou dar algum tempo para sentir se a contratação foi ou não boa para o São Paulo. Contrato de Aguirre foi assinado e vai até o fim do ano.

Aguirre foi muito contestado no comando do Internacional
Aguirre foi muito contestado no comando do Internacional
* NESTE MEIO de semana há jogos pela Copa Libertadores. Na quarta-feira o Flamengo joga contra o Emelec no Equador. O Corinthians recebe o Desportiva Lara, como franco favorito. E o Santos, na quinta, pega o Nacional do Uruguai.

* PELA COPA do Brasil que já entrou em sua terceira fase haverá um jogo na quarta-feira. O São Paulo encara o CRB, de quem ganhou no Morumbi por 2 a 0, lá em Maceió. Um empate ou até uma derrota por contagem mínima, classificado o Tricolor. Na quinta feira, o Sampaio Correa pega a Ponte.

No jogo de ida houve empate sem gols. Em Salvador, o Bragantino pega o Vitória. No jogo de ida deu Braga por 1 a 0. Acredito que Braga e São Paulo se classificam. Mas não boto muita fé na Macaca de Campinas. Ela pode até cair fora da Copa nesse jogo.

NOVIDADES NA SELEÇÃO
* TITE, técnico da Seleção Brasileira, fez nova convocação na manhã desta segunda-feira. Objetivo serão os dois amistosos programados para os dias 23 de março, em Moscou, contra a Rússia e dia 27 contra a Alemanha, em Belim. Foram vinte e cinco jogadores convocados. No gol, Alisson, Neto e Ederson.

William José: convocação contestada
William José: convocação contestada

Nas laterais, Daniel Alves, Fagner, Marcelo e Filipe Luiz. No miolo de zaga, Marquinhos, Miranda, Thiago Silva, Geromel e Rodrigo Caio. No meio campo, Casemiro, Fernandinho, Fred, Paulinho, Renato Augusto, Talisca, Coutinho e Willian.

* PARA o ataque foram chamados Douglas Costa, Taison, Gabriel Jesus, Roberto Firmino e William José. Novidades foram Neto, goleiro do Valencia, Fagner, Geromel, Rodrigo Caio, Fred (shacktar), Talesta (Besiktas), Douglas Costa e William José (Real Sociedad da Espanha).

Desses eu não convocaria Fagner, pelo excesso de violência, William José, porque não o considero jogador em nível de seleção. Mas elogio as convocações do goleiro Neto, muito bom, e do zagueiro Geromel, do Grêmio, o melhor da posição no futebol brasileiro atualmente.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos