Clássico do Pacaembu teve de tudo pelo Paulistão

Talvez não tenha sido um clássico de alto nível técnico. Mas sobrou vontade, aplicação e determinação aos dois times

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Santos e Corinthians empataram na tarde deste domingo no Pacaembu num clássico onde houve de tudo. O jogo chegou a ficar parado por quase 25 minutos no segundo tempo devido a falta de energia elétrica. O Santos, que levou um gol aos vinte minutos do primeiro tempo, reagiu muito forte no segundo e conseguiu arrancar um merecido empate diante do seu velho e tradicional rival.

Talvez não tenha sido um clássico de alto nível técnico. Mas sobrou vontade, aplicação e determinação aos dois times. O Corinthians foi um pouco melhor no primeiro tempo. O Santos entrou com tudo no segundo, melhorou ainda mais depois da paralisação e chegou ao empate nos segundos finais da partida.

Há quem condene os dois goleiros. Dizem que Vanderlei saltou atrasado no gol do Corinthians e Cássio fracassou no gol do Peixe. Não concordo. Não daria tempo do goleiro do Santos chegar na bola que, no arremate forte de Renê Junior, ainda tocou em Citadini, pegou efeito e foi morrer no ângulo direito de seu gol.

No gol do Santos, Cássio tentou sair do gol quando houve um cruzamento da esquerda, houve confusão entre os zagueiros corintianos, a bola sobrou livre para o garoto Diego Vitor que, com a frieza de um veterano, bateu forte para o gol do Corinthians e acabou com a alegria da fiel que já comemorava mais uma vitória de seu time em clássicos.

Renê Junior marcou o gol santista, em chute que desviou em Léo Citadini e enganou o goleiro Cássio
Renê Junior marcou o gol santista, em chute que desviou em Léo Citadini e enganou o goleiro Cássio

PREMIO PELO EMPATE
Para os dois times foi um prêmio o empate pela contagem mínima (1 a 1). Com ele, ambos ganharam um ponto, mantiveram a liderança de seus grupos e deram mais um passo importante rumo a fase decisiva do campeonato. O futebol exibido pelo Corinthians foi mais eficiente que o do Santos na parte coletiva.

O Santos procurou equilibrar as coisas com muita dedicação em campo. Devemos reconhecer, no entanto, que hoje o time de Fábio Carille está melhor preparado do que o de Jair Ventura, mas num clássico como esse nem sempre essa vantagem prevalece. A torcida santista mostrou que, quando o jogo é no Pacaembu ela comparece em grande número.

O estádio não superlotou mas muita gente foi ver o jogo. Lamente-se que, pela quarta vez seguida desde janeiro, a iluminação do estádio deu problemas. Já passou da hora da Prefeitura dar uma solução para o problema.

Ou então que os clubes não mandem seus jogos quando há necessidade de se usar a iluminação por refletores.

Nesse caso, é melhor jogar durante o dia e o jogo possa se desenvolver sem sustos. Em resumo: bom jogo e resultado justo no Pacaembu. Em minha opinião, o resultado foi justo. Nenhum dos lados vai poder reclamar.

C * U * R * T * A * S

* OS GOLS do clássico foram marcados por Renê Junior aos 20 minutos do primeiro tempo para o Corinthians e Diogo Vitor, aos 41 do segundo para o Santos. Melhores jogadores do Corinthians foram Balbuena, Renê Junior e Rodriguinho. Jadson teve um bom primeiro tempo mas caiu demais no segundo. No Peixe o destaque vai para Luiz Verissimo na zaga, Alison no meio campo e Sasha no ataque. Citação especial para o jovem Diogo Vitor que entrou no segundo tempo e fez o gol de empate do Santos. Arbitragem não influiu no resultado final.

* EM LINS o São Paulo finalmente venceu uma partida fora de casa. Além disso, quebrou um jejum de três jogos em que seu time não conseguia vencer. E não foi fácil a missão do time de Dorival Junior. O Linense jogou com muita determinação e chegou a marcar o primeiro gol do jogo através Murilo, numa jogada pessoal em que iludiu todo o setor defensivo sãopaulino. O São Paulo ainda empatou no primeiro tempo através Reinaldo, aos 42 minutos. Ele recebeu passe medido de Cueva e bateu muito forte e sem ângulo. O goleiro local nem viu a bola.

* O SEGUNDO gol tricolor foi marcado no finalzinho da partida, já na prorrogação. Mais precisamente aos 48 minutos do segundo tempo. Na cobrança de escanteio, Rodrigo Caio subiu muito alto, cabeceou forte e não deu tempo de defesa ao excelente goleiro do Linense, Pegorari. O capitão tricolor vibrou demais e fez questão de ir até o banco de reservas do São Paulo para dar um forte abraço em Dorival Junior. Foi um desabafo de todo o time do São Paulo que estava engasgado com as críticas feitas até agora contra suas últimas atuações.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

* OUTROS resultados da décima rodada do Paulistão. Ferroviária 2 x Mirassol 2. Red Bull 0 x São Bento 0. Santo André 0 x Botafogo 1. Novorizontino 3 x Ituano 2. Na noite de segunda-feira a rodada teve duas vitórias de visitantes. A Ponte Preta perdeu por 1 a 0 para o Bragantino, no Moisés Lucarelli enquanto o Palmeiras perdeu para o São Caetano, na Allianz Arena, também por 1 a 0. Os favoritos eram Ponte e o Palmeiras.

* A CLASSIFICAÇÃO do campeonato está assim, No Grupo A a liderança é do Corinthians com 17 pontos ganhos. O Ituano tem 14. O Bragantino, 12. O Linense, 6. No Grupo B o São Paulo lidera com 14 pontos. O São Caetano e a Ponte tem 10. Só que o time do ABC tem uma vitória a mais do que a Macaca. Por isso é o vice do grupo. No Grupo C o Palmeiras lidera com 20 pontos. O Novorizontino e o São Bento tem 14. Só que o time de Novo Horizonte tem uma vitória a mais que o de Sorocaba. A Ferroviária, de Araraquara está com 11 pontos.

* NO Grupo D o líder é o Santos que empatou com o Corinthians neste final de semana. Tem 18 pontos ganhos. O Botafogo, de Ribeirão, tem 15. O Red Bull tem 12 e o Mirassol está com 11. Lembro que encerrada a primeira fase os dois primeiros clubes de cada grupo se classificam para a fase decisiva do campeonato. Os dois últimos colocados, por sua vez, serão automaticamente rebaixados. Nesse momento, o Linense que está com apenas 6 pontos no seu ativo e o Santo André que está com 8 são os clubes mais ameaçados pelo descenso.

* CLUBE com maior número de vitórias - Palmeiras com 6. Com menor número, Linense e Santo André, 1. Times que mais gols fizeram até aqui - Santos, Palmeiras e Corinthians com 14. Times que menos gols fizeram - São Caetano e Ponte Preta com apenas 6. Time que mais empatou é o Red Bull com 6. Time que mais perdeu é o Linense com 6 derrotas. Como fica evidente, o time de Lins é hoje o pior time do campeonato e o mais ameaçado pelo descenso. O Santo André é o segundo pior e se não melhorar logo vai acabar sendo rebaixado.

CLÁSSICO À VISTA

* PALMEIRAS e São Paulo fazem no meio desta semana o melhor jogo ou o mais tradicional e badalado, pela primeira fase do Paulistão 2018. O Verdão está melhor. É ainda o time que mais pontos conquistou. O São Paulo, ao contrário, vive um momento de muita oscilação e ainda não tem um time confiável como sua torcida gostaria. De qualquer maneira, é um clássico e num jogo dessa envergadura tudo pode acontecer. Até vitória do time em pior fase. Bom lembrar, de qualquer forma, que o São Paulo jamais ganhou um jogo dentro da Allianz Arena.

* O JOGO será no moderno estádio verde. Começa as 20h30 e será disputado na quinta-feira. Normalmente, essa partida seria na quarta feira à noite, mas como o Palmeiras jogou na segunda, a CBF resolveu dar um dia a mais para o descanso dos jogadores do Palmeiras. O São Paulo, por sua vez, jogou no domingo à noite, e também vai aproveitar o dia a mais dado pela entidade que dirige o futebol brasileiro para descansar seus jogadores. Esse, como em todo clássico paulistano, é jogo de uma torcida só. Sãopaulino não entra no estádio palmeirense.

* ESSE jogo faz parte da décima primeira rodada do Paulistão. Essa rodada começa nesta terça feira com São Bento e Ituano, em Sorocaba. Favoritismo ligeiro do time local. Na quarta jogam Linense e Santo André (jogo equilibrado); Novorizontino x Santos (não há favorito), Corinthians e Mirassol, no Itaquerão (favoritismo disparado do time da fiel). Na quinta, a Ferroviária recebe o Bragantino, o Red Bull encara a Ponte Preta, o São Caetano pega o Botafogo, de Ribeirão. Jogo da Macaca é em Campinas pois o Red Bull tem sede naquela cidade.

PARAÍBA E ADIDAS

* MARCELINHO Paraíba, que fez muito sucesso no São Paulo e atualmente joga num clube do nordeste teve um AVC, que também chamam de derrame. De início imaginou-se que ele poderia ter sequelas mas, para sua sorte, isso não aconteceu.

Ele já foi liberado pelos médicos, já visitou seus companheiros de clube e agora vai ficar de molho para sentir se terá ou não condições de voltar a jogar bola. Importante, de qualquer forma, é que Marcelinho está recuperado e aparentemente não haverá problemas para ele continuar sua vida pessoal. Ainda bem.

* A ADIDAS será a nova fornecedora de material esportivo do São Paulo. O acordo foi fechado entre as duas partes e aprovado pelo Conselho Diretivo do São Paulo. Com isso a Under Armour, empresa americana de material esportivo, só fica no clube até junho. A partir de julho todo o uniforme tricolor será fabricado pela Adidas que volta ao clube depois de vinte anos de ausência. Ninguém falou em números, mas dizem que o contrato entre São Paulo e Adidas é dos melhores. Talvez não tanto como com a Armour, mas vai dar ótimo retorno ao São Paulo.

RENOVAÇÃO COM GLOBO

* AOS POUCOS os grandes clubes brasileiros vão fechando contrato ou renovando com a TV Globo. No início houve forte resistência de alguns deles que consideravam a proposta da Globo muito abaixo do que mereciam. Mas nos últimos meses, quase todos assinaram a renovação até 2024, exatamente como fez o São Paulo. O Palmeiras chegou a firmar contrato com o Esporte Interativo, mas parece que sua diretoria não vai manter o acordo. O Grêmio PA também já acertou a renovação. Aos poucos a Globo vai renovar com todos os grandes.

São Paulo venceu o CRB por 2 a 0 no Morumbi
São Paulo venceu o CRB por 2 a 0 no Morumbi
* NO MEIO da semana passada foram disputados muitos jogos pela Copa do Brasil. Neste meio de semana não acontecerão jogos por esse torneio. Só no dia 14, na semana que vem, é que os clubes paulistas voltarão à ativa.

O São Paulo pega o CRB, em Maceió, no dia 14,. No dia 15 a Ponte Preta visita o Sampaio Correa, lá no Maranhão. Também no dia 15, o Bragantino joga contra o Vitória, em Salvador, Bahia. O São Paulo e o Braga venceram o jogo de ida e só dependem de um empate. A Macaca empatou em casa e vai precisar ganhar esse jogo.

COPA SUL-AMERICANA

* TEM GENTE perguntando sobre a Copa Sul Americana. Vamos lá. Jogos por esse torneio promovido pela Conmebol serão disputados a partir dessa terça-feira. Jogam Caracas x Everton, Sporting Cristal x Lanus, Cerro x Sport Rosário, General Dias x Barcelona do Equador, Colon x Zamora, San José x Nacional do Equador, Deportivo Cuenca x Sportivo. Na quarta-feira, Mineros x Nacional, do Paraguai, Rampla Jr x Cajamarca, América de Cali x Defensa e Justicia e Sport Huancayo x Union Espanhol. Não conheço boa parte desses clubes.

* PELA Copa Llibertadores só haverá jogo no dia 13, terça, da semana que vem. Confira os jogos. Vasco da Gama, que ainda não estreou, contra o Universidad do Chile. Tucuman x Libertad e Strongest x Penarol, de Montevidéu. O time de General Severiano será o último brasileiro a estrear neste importante torneio. Na semana que passou de todos os brasileiros que jogaram, só o Palmeiras vence. Os demais, ou empataram ou perderam. Uma prova de que a Libertadores desse ano vai ser muito difícil. Até porque, o futebol sul americano está bem nivelado.

PSG X REAL MADRID

* E PRÁ VOCÊ que gosta de futebol bem jogado. Nesta semana haverá rodada pela Copa dos Campeões da Europa. Como maior destaque o jogo desta terça entre o Real Madrid e o PSG, da França. No jogo de ida, com Neymar e tudo, o time francês perdeu para o Real por 3 a 1, em Madrid.

Neymar é a grande baixa do PSG contra o Real Madrid
Neymar é a grande baixa do PSG contra o Real Madrid
Agora, para conseguir a classificação o PSG vai precisar fazer três gols e não sofrer nenhum. Só que Neymar foi operado e não joga. Sem ele o time de Paris é bom mas não o necessário para derrubar o Real. Ainda mais por placar tão elástico. Real vai classificar.

* TAMBÉM jogam nesta semana por esse torneio que em se tratando de clubes é o mais importante do mundo, Ainda na terça, Liberpool x Porto (time inglês fez 5 a 0 no jogo de ida). Na quarta feira jogam Tottenham x Juventus (no jogo de ida foi 2 a 2); City x Basel (jogo de ida foi 4 a 0 para o time inglês); Besiktas x Bayern de Munique (favoritismo total para a equipe alemã);

Manchester United x Sevilla (eles empataram no jogo de ida lá na Espanha em 0 a 0). Na terça feira, dia 13, o Roma recebe o Shacktar Donesk de quem perdeu na ida em casa por 2 a 1).

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos