São Paulo sofre, mas se classifica na Copa do Brasil após empate com Madureira

O Tricolor de Dorival Junior fez por merecer a vitória e, como consequência, a classificação para a próxima fase

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

São Paulo 1 x Madureira (do Rio de Janeiro) 0. Placar apertado, mas justo. O Tricolor de Dorival Junior fez por merecer a vitória e, como consequência, a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. O gol foi do jovem Brenner, que, aos poucos começa a produzir no time de cima o que produzia no time de baixo.

Ele teve alguns bons momentos e no lance do gol foi bastante oportunista. Como ele, outros garotos lançados por Dorival também tiveram bons momentos. Casos de Bissoli e de Paulinho. São apostas do treinador são paulino, que, na impossibilidade de contar com grandes craques porque o dinheiro está curto, resolveu dar chance aos garotos revelados em Cotia.

Dorival Jr tenta colocar o São Paulo nos trilhos
Dorival Jr tenta colocar o São Paulo nos trilhos

O domínio de bola do jogo foi quase sempre do São Paulo. Chegou a 64 minutos contra 36 do Madureira. Maior problema do clube carioca esteve no seu ataque. Raramente seus jogadores chegaram bem para a conclusão. E, nas poucas vezes que conseguiram, Sidão deu conta do recado.

Não que o goleiro tricolor tenha jogado uma grande partida. Ao contrário. Ele nunca sabe direito o que vai fazer. É atabalhoado. Não passa confiança. Ainda bem que à sua frente há uma boa zaga. Na defesa, Rodrigo Caio voltou a ser o melhor. Militão, na lateral direita, também brilhou.

Em compensação, Edmar não justificou sua escalação. Ele só marca. Nunca apoia. E um lateral moderno tem obrigação de fazer as duas coisas com competência. Caso contrário, não merece ser titular do São Paulo. Mas como Dorival Junior gosta dele, Edmar vai continuando. Mas, acredito, não por muito tempo.

No meio campo não há grandes problemas. Jucilei segura as pontas como volante de contenção. Petros não jogou porque está suspenso e Araruna o cupou seu lugar discretamente. Shailon continua a se esforçar mas não acerta uma. Talvez pague pelo noviciato. Diego Souza, que veio para ser titular do ataque tricolor, não jogou bem mais uma vez. Erra demais, não tem velocidade.

MELHOR ESPERAR
Talvez porque esteja bastante fora de sua melhor forma. Melhor esperar e dar-lhe tempo para mostrar serviço. No time do Madureira destaque para Souza, Douglas Lima, Filipe Formiga e Luciano. Nenhum jogou um futebol auspicioso, mas para quem joga no Madureira, até que fizeram uma boa partida.

Com a vitória, como dissemos acima, o São Paulo classificou-se para a segunda fase da Copa do Brasil. Um começo aceitável, apesar do futebol discreto que seu time jogou. Mas como estamos em principio de temporada, tudo tem sua desculpa.

Melhor esperar mais algumas semanas para depois fazer uma cobrança mais forte. Mas, à principio, eu já faria uma troca. Acho Sidão, o goleiro, in seguro. Jean, que veio do Bahia, bem que poderia entrar nesse time. Uma sugestão que Dorival talvez não aceite, porque, antes de técnico, ele é teimoso. Tomara não teime por muito tempo ou o São Paulo não vai ganhar nada esse ano. Aliás, como aconteceu no ano passado, ou retrasado e assim por diante.

C * U * R * T * A * S

* PALMEIRAS e Santos disputam neste próximo final de semana o segundo grande clássico do Paulistão 2018 (Corinthians x São Paulo foi o primeiro!). Jogo será disputado na Allianz Arena, casa do Verdão, com expectativa de grande público e de muita emoção. Pelo lado do Peixe a presença de Lucas Lima, que disputa seu primeiro clássico diante de seu ex -clube. Do outro lado, Gabigol deve fazer sua reestrEia no time da Vila com promessa de de fazer pelo menos um gol durante o jogo. Por estar em melhor fase, Palmeiras é o grande favorito.

* NO MOMENTO o Verdão soma doze pontos no seu ativo contra sete do Peixe. O time de Roger Machado disputou quatro jogos até agora e não perdeu nem empatou nenhum. Já o Santos, ainda em fase de entrosamento depois de perder alguns jogadores-chave e contratar outros, tenta surpreender seu adversário desta rodada e quem sabe aproximar-se mais dele quando o jogo terminar. O técnico do Santos é Jair Ventura, ex-Botafogo do Rio. Como Roger, um treinador jovem que fez ótimo trabalho no Rio e que pretende reafirmar no Santos.

* ESSE jogo será válido pela quinta rodada da primeira fase da competição. Além dele, outros outros sete serão disputados. Na sexta feira, por exemplo, o São Bento enfrenta o Santo André, em Sorocaba. Favoritismo do time mandante. No sábado, o Ituano encara a Ponte Preta, em Itu. Jogo igual. No Morumbi, o São Paulo enfrenta o Botafogo, de Ribeirão Preto. Tricolor não engrenou ainda mas deve vencer. Esse jogo será as 17 horas. Red Bull encara o Bragantino que até agora fazem campanha aceitável no Estadual. Domingo prevê mais 3 partidas.

* A PRINCIPAL delas é a que comento na abertura deste texto, Palmeiras x Santos. Em Novo Horizonte, o Novorizontino enfrenta o Corinthians, que depois de um começo negativo voltou a vencer. Time da casa tem mostrado um futebol eficiente, mas como o time da fiel já vem entrosado desde o ano passado, acredito que, mesmo com dificuldades, a vitória acabará sendo dele, que lidera isoladamente o seu grupo. Na segunda feira um jogo isolado entre Linense e Ferroviária, de Araraquara. O jogo será em Lins as 20 horas transmitida pelo SpoRTV.

*ANTES desses jogos a classificação do campeonato está assim. No grupo A o Corinthians lidera com 9 pontos ganhos. O Bragantino e o Ituano tem 6 e o Linense, 3. No grupo B a liderança é da Ponte Preta com 6 pontos em seu ativo. O São Paulo tem 4. O São Caetano e o Santo André, 3. No grupo C o Palmeiras é líder disparado. Tem 12 pontos. O São Bento e o Novorizontino somam 7 e a Ferroviária, apenas 2. No grupo D o Santos é líder com 7. O Botafogo tem 6. O Red Bull está com 5. Mirassol, pior time do campeonato, só soma 2 pontos.

*MELHORES ataques do campeonato. Palmeiras e Corinthians com 8 gols cada. Melhor defesa é a do São Bento que só sofreu 1 gol. Piores ataques são os do Linense e do Mirassol. Só fizeram 2 gols até agora em quatro rodadas. A pior defesa é a do São Caetano que sofreu 8 pontos em 4 jogos. Média muito ruim de 2 gols por partida. Ou melhora, ou vai disputar o direito de não cair. Como se percebe na classificação dos grupos, só o São Paulo não é líder entre os quatro grandes clubes. O Tricolor é o décimo segundo colocado na classificação geral.

* NO ANO passado meus companheiros de crônica esportiva consideravam o elenco do Palmeiras o melhor do País. Erraram totalmente. Havia muitos jogadores que ali estavam sem ter condições técnicas prá isso. Neste ano, ao contrário, o elenco ganhou qualidade e pode sim ser considerado senão o melhor, mas um dos melhores do futebol do Brasil. Se Roger acertar a mão, tem tudo para ganhar títulos neste ano. A amostra ele já vem dando no Paulistão. E lembramos que Scarpa, jovem revelação do Fluminense, nem estreou. Ele vai dar o que falar.

TRICOLOR VAI ÀS COMPRAS

* DIRETORIA tricolor contratou nesta semana os atacantes Nenê, ex Vasco e Trellez, ex-Vitória, da Bahia. Bons jogadores. Ambos estão acima dos 28 anos e, portanto, tem grande experiência. Em tese, ótimas contratações que podem dar uma melhor qualidade ao elenco tricolor. Problema é que o técnico Dorival Junior insinuou que não eram esses jogadores que ele queria. E como esse treinador é teimoso, não se surpreendam se ele resolver não escalar os dois novos contratados só de birra. Se isso ocorrer, melhor é que a diretoria o mande embora.

* SANTOS e Palmeiras estão de treinadores que integram a nova geração do futebol brasileiro. Roger Machado foi criado no Grêmio Porto Alegrense. Ainda não ganhou nada de muito importante, mas parece mais calejado nesta fase de Verdão. Quanto ao Jair Ventura, seu trabalho no Botafogo foi muito bom. Não se sabe até onde vai chegar com o Santos. Mas já tem dado demonstração que mesmo com elenco jovem e pouco experiente, ele pode sim chegar aos jogos decisivos do Paulistão.Ou seja. Os dois tem qualidade para ocupar seus cargos.

* O AMÉRICA de São José do Rio Preto se arrasta para montar um time e disputar com dignidade a série B do futebol paulista. Série B, para dizer a verdade, é a quarta divisão do futebol de São Paulo. É um fim do pito. Ainda assim, quero aplaudir o atual presidente, conhecido como Italiano, que vem fazendo o máximo esforço para reerguer um clube que já foi referência no interior de nosso Estado. A vantagem dele é não ser ladrão. Não tentar ganhar em cima do clube. Só isso já o credencia a fazer um bom trabalho. Daqui, vou torcer muito por ele.

Paulo Garcia com chances de vitória
Paulo Garcia com chances de vitória

TIMÃO EM ELEIÇÕES

* CORINTHIANS insiste com Kazim. Um erro. Esse jogador é MUITO ruim. É fraquíssimo. Não tem futebol nem para ser o quarto reserva do ataque corintiano. Recentemente surgiu o nome de Gilberto, ex-São Paulo.Eu o considero um bom atacante. E dos mais modernos. Além de fazer gols, ele marca, ajuda na defesa e ainda cria jogadas para os companheiros. Não pára nunca. Por todos esses méritos não entendi porque o ex presidente Andres Sanchez disse que não o contrataria. Discordo. Gilberto seria o substituto ideal para Jô, que foi embora.

Roque Citadini também pode derrubar Andrés Sanchez
Roque Citadini também pode derrubar Andrés Sanchez

* ASSOCIADOS do Corinthians escolhem neste domingo o futuro presidente do Clube. À princípio, acho que a briga mais forte será entre três candidatos. Andrés Sanchez, pela Situação, Roque Citadini, por um dos braços da Oposição e Paulo Garcia, como o outro braço. Romeu Tuma Junior disputa mas não me parece em condições de conquistar muitos votos. Diria que Sanchez, por ser ligado ao atual comando, está um pouco mais perto da vitória. Mas Citadini e Garcia têm chances. Torço para uma derrota da Situação. Seria um desastre para o clube.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos