Morumbi lotou na despedida do zagueiro Lugano pelo São Paulo

Mesmo num jogo que pouco valia, nada menos do que 60.485 torcedores compareceram ao Morumbi na tarde deste domingo.

por SÉRGIO CARVALHO - Campinas

O São Paulo não jogou bem nem venceu o jogo. Mas a festa da fanática torcida tricolor foi enorme e ruidosa. Mesmo num jogo que pouco valia, nada menos do que 60.485 torcedores compareceram ao Morumbi na tarde deste domingo.

No final, São Paulo 1 x Bahia 1. Resultado justo pelo que produziram os dois times. A grande atração do jogo foi o veterano zagueiro uruguaio Lugano, que fez sua última partida oficial pelo São Paulo.

Desde que apareceu na boca do túnel ele foi ovacionado. Durante a partida teve seu nome gritado e em alguns momentos recebeu muitos aplausos. Até no gol tricolor marcado pelo jovem Brenner, o nome de Lugano foi cantado pelos torcedores.

Foi o final de carreira no clube de um de seus mais carismáticos ídolos. Lugano parou com o futebol. Se ainda fica no São Paulo num cargo na comissão técnica ou até na gerência do futebol, ninguém sabe. Ainda vai depender de algumas negociações.

Independente disso, no entanto, Lugano passou para a história do clube como um dos seus maiores ídolos. Enquanto isso os outros grandes do futebol paulista jogaram e também não convenceram.

O Palmeiras foi o que deu maior vexame. Perdeu para o Atlético PR, em Curitiba, por 3 a 0. Ainda assim, terminou o campeonato como vice campeão. O Corinthians foi ao Recife com seu time reserva e perdeu para o Sport por 1 a 0.

O Santos só empatou em casa (1x1) contra o rebaixado Avaí, enquanto a Ponte Preta, já rebaixada, perdeu para o Vasco, em São Januário, por 2 a 1. Ou seja: foi um final de semana para ser esquecido pelos clubes do futebol paulista. Faltou competência para todos eles.

C *U * R * T * A * S

* O SÃO PAULO não justificou a presença de tantos torcedores no Morumbi (foi recorde de público no campeonato). Seu futebol foi confuso e pouco objetivo. Uma tremenda decepção. Por isso o placar final de 1 a 1 não pode ser contestado. Bahia e São Paulo não mereciam vencer. O empate ficou de bom tamanhos para os dois.

* GOL do tricolor paulista foi marcado por Brenner aos 18 minutos do segundo tempo. Aos 43, Eder colocou o Bahia em igualdade no placar. Poucos jogadores brilharam no time de Dorival Junior. Salvaram-se Militão, Petros e Brenner. Os demais, decepcionaram. No Bahia destaque para Eder que fez o gol. Os demais valeram pela aplicação.

* COM esse empate o São Paulo encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro de 2017. Foi sua pior pontuação e sua pior colocação. Uma decepção. Maior virtude foi escapar do rebaixamento num ano em que esteve muito disso. Média de público tricolor no Brasileirão foi a melhor de sua história. Aplausos para sua enorme torcida.

VERDÃO DÁ VEXAME
* PALMEIRAS deu mesmo um vexame em Curitiba, em especial, no primeiro tempo do jogo contra o Atlético Paranaense. Foi nessa fase que a defesa verde falhou seguidamente e permitiu que o Atlético fizesse seus três gols. Um aos 5 minutos através Ribamar, outro aos 17 através Ederson e outro aos 33 marcado por Sidnei.

* NO SEGUNDO tempo as coisas melhoraram na defesa, mas o ataque continuou inoperante. Por isso, quando o jogo chegou ao final com placar de 3 a 0 para o Atlético, ninguém reclamou de injustiça. Ao contrário. O Furacão não só mereceu a vitória como o resultado final. O Palmeiras esteve irreconhecível. Ainda assim, foi vice campeão.

* MELHOR jogador do Atlético nesse jogo foi Ribamar. Muito perigoso no ataque. No Palmeiras o destaque negativo foi Mina, considerado um grande zagueiro, mas que nesse jogo fracassou totalmente. Também jogaram mal Michel Bastos, Dudu e o centro avante William. Foi a despedida do técnico Valentim. Roger vai substitui-lo.

* NO FINAL da partida correu a notícia de que o goleiro Weverton já acertou com o Palmeiras. A partir de janeiro estará treinando sob o comando de Roger, o novo treinador. Prass já renovou e fica mais um ano. Nos próximos dias serão anunciados mais algumas contratações do Verdão que quer ser ainda mais forte em 2018.

PEIXE SE DESPEDE DE FORMA RUIM
* O SANTOS terminou o campeonato de forma melancólica. Empatou pela contagem mínima com o Avaí, time fraco que foi rebaixado para a série B. Os gols foram marcados por Copete aos 30 minutos e Pedro Castro aos 31 do primeiro tempo. No segundo os dois times erraram demais e mesmo com alterações jogaram mal.

* ELANO mostrou que não é o técnico ideal para o Santos. Será preciso contratar um novo treinador. Enquanto isso, o comando do clube pode ser alterado. Modesto Roma Junior é candidato à reeleição, mas terá três adversários que podem impedi-lo de continuar na presidência. Eleições serão realizadas dia 9 de dezembro, próximo sábado.
Santos saiu na frente, mas cedeu o empate ao rebaixado Avaí
Santos saiu na frente, mas cedeu o empate ao rebaixado Avaí


* OS ADVERSÁRIOS de Modesto são José Carlos Pecos, Andres Rueda e Nabil Khaznador. Particularmente considero Modesto Roma um dirigente fraco. Seu pai foi um gigante e dirigiu o futebol do clube na sua fase de ouro. Na época o presidente era Athiê Jorge Cury. Talvez por isso a reeleição de Modesto Junior pode não ocorrer.

* A PONTE Preta deu seu adeus a Série A do Campeonato Brasileiro. Perdeu para o Vasco em São Januário por 2 a 1 (Lucca fez o gol da Macaca). O clube carioca mereceu a vitória. Agora a diretoria da Ponte começa seu trabalho de reconstrução. Eduardo Baptista continua como técnico. Mas o elenco será bastante alterado.

* O CAMPEÃO da temporada, o Corinthians, perdeu seu último jogo no Brasileirão deste ano. A derrota aconteceu no Recife, diante do Sport, por 1 a 0, gol de André, de cabeça, aos 10 minutos do segundo tempo. Esse gol evitou que o Sport fosse rebaixado. Para o Corinthians a derrota não mudou nada. Mas sua exibição foi discreta.

* LEMBRAMOS que só três titulares jogaram pelo Corinthians nesta partida. Cássio e Balbuena foram destaques do jogo pelo Timão. André, Magrão e Diego Souza foram os melhores do time pernambucano. Diretoria vai aproveitar os 23 milhões de reais conseguidos na venda do lateral Arana para reforçar o elenco visando o ano que vem.

* TODOS os resultados da última rodada do Brasileirão. Botafogo 2 x Cruzeiro 2. Vasco da Gama 2 x Ponte Preta 1. Santos 1 x Avaí 1. São Paulo 1 x Bahia 1. Atlético MG 4 x Grêmio 3. Atlético PR 3 x Palmeiras 0. Sport Recife 1 x Corinthians 0. Vitória 1 x Flamengo 2. Atlético Goianiense 1 x Fluminense 1 e Chapecoense 2 x Coritiba 2.

* A CLASSIFICAÇÃO final mostra o Corinthians em primeiro como campeão brasileiro e 72 pontos ganhos. O Palmeiras foi vice com 63 e 19 vitórias. O terceiro colocado foi o Santos com 63 pontos e 18 vitórias. O Grêmio ficou em quarto lugar com 62 pontos. O Cruzeiro o quinto com 57. O Flamengo em sexto com 57 e onze gols pró.

* O VASCO da Gama ficou em sétimo com 56 pontos e saldo de menos sete gols. Chapecoense foi a oitava colocada com 54 pontos ganhos e 15 vitórias. O Atlético MG ficou em nono lugar com 54 pontos e 14 vitórias. Se o Flamengo for campeão da Sul Americana o Galo Mineiro ganha vaga na pré Copa Libertadores do ano que vem.

NA LIBERTADORES

* ESTÃO classificados para a Libertadores Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Santos, Cruzeiro, Flamengo, Vasco e Chapecoense. Foram rebaixados Coritiba e Avaí com 43 pontos ganhos. Pote Preta com 39 e Atlético Goianiense com 36. Estes quatro clubes vão disputar a série B do Brasileirão no próximo ano. Sport e Vitória escaparam.

* CORINTHIANS conseguiu o maior número de vitórias, 21. Também a defesa do Timão foi a melhor. Só sofreu 30 gols em 28 jogos. O Palmeiras teve o melhor ataque com 61 gols. Melhor saldo de gols foi do Corinthians com 20 gols. Classificados para a Sul Americana: Atlético MG, Botafogo, Atlético PR, Bahia, São Paulo e Fluminense.

* LUCAS Lima se apresenta ao Palmeiras logo no comecinho do mês de janeiro. Nos seus primeiros meses de contrato se algum clube europeu quiser contratá-lo será obrigado a pagar 77,5 milhões de reais. É a multa definida entre as duas partes, clube e jogador. Lógico que o Verdão não pensa nisso. É jogador para ser titular do time.

* PRÓXIMOS amistosos da Seleção Brasileira. Dia 23 de março contra a Rússia, em Moscou e dia 27, em Berlim, contra a Alemanha. Depois disso, Tite fará sua última convocação e definirá os vinte e três jogadores que irão à Copa. Viagem para a Rússia vai acontecer pelo menos duas semanas antes do inicio da Copa do Mundo 2018.

* CORINTHIANS já se movimenta para conseguir reforços. Uma das negociações mais adiantadas é com o Vitória, da Bahia, que tem o atacante colombiano Trellez, em seu elenco. O alvinegro paulistano tem muito interesse em contar com ele. Outro que pode vir é o zagueiro Henrique, do Flu, que já foi jogador do Palmeiras no passado.

* ZECA, do Santos, está livre para acertar com um novo clube. A Justiça do Trabalho o liberou do contrato com o Santos. O São Paulo pensou nele mas surgiu outro nome que parece mais perto do tricolor. Trata-se de Vitor Ferraz, também do Santos. Dorival Junior indicou esse jogador que pode acertar com o Tricolor nos próximos dias.

* PELÉ foi de cadeira de rodas na festa de sorteio de grupos da próxima Cpa do Mundo. Fizeram muita festa a ele e até Maradona, com quem já brigou várias vezes pela imprensa, foi lá abraça-lo. Apesar de ter sido um super atleta, a velhice parece estar prejudicando mais a Pelé do que o normal. A cada ano ele definha mais depressa.

TODOS EM PERIGO
* MARCO Polo Del Nero não foi a Moscou para assistir o sorteio da Copa apesar de ser membro da Fifa. O presidente da CBF não aceita viajar por medo de ser preso pelo FBI dos Estados Unidos que anda atrás dele devido as acusações que pesam sobre sua pessoa relacionadas a negociações e e recebimento de propinas no futebol.

Mustafá Contursi: muita influência no Palmeiras
Mustafá Contursi: muita influência no Palmeiras
* LEILA Pereira, dona da Crefisa, sonha em ser presidente do Palmeiras o quanto antes. Seu projeto de poder corre solto e em menos de três anos ela tem tudo para atingir seu grande objetivo. Nesse momento, no entanto, sofre pressões e tem contra si a força política de Mustafá Contursi que não vê condições legais para ela ser candidata.

* UMA novidade. A CBF decidiu que na próxima Copa do Brasil, o gol fora não dará mais nenhuma vantagem ao time visitante. Esse item foi retirado do regulamento. Na verdade, muita gente reclamava com essa vantagem ao time que jogava fora de seus domínios. Agora tudo vai depender dos resultados dos dois jogos do mata-mata.

* RICARDO Teixeira está cada vez mais pressionado pelas denúncias feitas em Nova Iorque, no processo que o FBI e a Justiça americana abriram para apurar as denuncias de compra de votos para sediar as últimas Copas do Mundo. Não será surpresa, portanto, se, nos próximos meses ele for condenado e decretada sua prisão.

SUL-AMERICANA COM FLAMENGO
* O FLAMENGO começa a disputa da decisão da Copa Sul Americana nesta quarta feira, as 21h45, na Argentina. Enfrenta o Independiente, um time copeiro, que chegou muito bem nessa final e que tem qualidade para superar o rubro negro carioca neste primeiro jogo das finais. Jogo decisivo será dia 6, quarta, no estádio do Maracanã.

* VI O INDEPENDIENTE jogar. É um time forte. O mais forte que o Flamengo enfrentou até agora nesta Copa. Será muito difÍcil segurar a equipe argentina, principalmente se a defesa rubro negra apresentar as mesmas falhas de alguns jogos anteriores. Ainda assim, o jogo de quarta merece ser visto. Um jogão que você não deve perder.

SÉRGIO CARVALHO
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol Interi
Veja perfil completo
Veja todos