Quartas da Libertadores tem três brasileiros. Sem o Palmeiras e Atlético-MG

Palmeiras e Atlético-MG decepcionaram seus torcedores e foram eliminados em casa nas oitavas de final

por SÉRGIO CARVALHO - Campinas

Palmeiras e Atlético Mineiro decepcionaram e foram desclassificados da Copa Libertadores de América. Para a fase Quartas de Final, sobraram três times do Brasil: Santos, Botafogo e Grêmio. O Peixe vai encarar o Barcelona, do Equador, mesmo time que tirou o Palmeiras da Copa. Já o Botafogo faz clássico brasileiro contra o Grêmio Porto Alegrense. Será certo, portanto, que nas semifinais, o futebol brasileiro terá ao menos um representante, que sairá do confronto entre o Bota e o Tricolor gaúcho.

Maior decepção das Oitavas de Final da Libertadores foi o Palmeiras que perdeu sua vaga em casa, diante do Barcelona, do Equador, na cobrança de pênaltis. Uma exibição confusa e pouco objetiva do time de Cuca que provou estar muito longe de seu melhor estágio, apesar de ter sido o clube brasileiro que mais investiu em reforços.

Eliminado pelo Barcelona-EQU, o Palmeiras foi a grande decepção das oitavas de final
Eliminado pelo Barcelona-EQU, o Palmeiras foi a grande decepção das oitavas de final

Em compensação o discreto Botafogo carioca, conseguiu sua vaga e não será surpresa se conseguir chegar mais longe. É um time aplicado, que faz gols na hora certa, tem boa defesa e é muito aplicado. Será um difícil adversário para o Grêmio, que é hoje um dos melhores times do futebol brasileiro. Os argentinos terão dois representantes nas Quartas, o San Lorenzo e o River Plate.

O Santos conseguiu sua vaga em cima do Atlético Paranaense, com vitória magra por 1 a 0, gol de Bruno Henrique e atuação excepcional do goleiro Vanderlei (que deveria ter sido convocado para a Seleção Brasileira mas foi esquecido por Tite.

A Libertadores agora dá um tempo e a atenção do torcedor brasileiro estará novamente voltada para o Brasileirão. O segundo turno desta competição começa neste sábado. Na sequência da coluna fazemos detalhada análise dos jogos deste final de semana. Confiram e tirem suas conclusões.

CURTAS

* RESULTADOS da Copa Libertadores de América de 2017, oitavas de final. River Plate 1 x Guarani 1, Lanus 1 x Strongest 0, Atlético MG 0 x Wilstermann 0, Palmeiras 1 x Barcelona 0 (nos pênaltis deu Barça), San Lorenzo 0 x Emelec 1 (time argentino classificado nos pênaltis). , Santos 1 x Atlético PR 0 e Bota 2 x Nacional 0 .

* JÁ ESTÃO DEFINIDOS os jogos das Quartas de Final da Copa. Vamos a eles. Jogos de ida: Wilstermann x River Plate, San Lorenzo x Lanus, Barcelona x Santos, Botafogo x Grêmio. Como se percebe, nada menos do que três clubes brasileiros conseguiram vaga nas Quartas. Ficaram fora Palmeiras e Atlético de Minas Gerais.

Depois de eliminar o Atlético-PR, o Santos vai ter pela frente o Barcelona-EQU, que já passou por um brasileiro
Depois de eliminar o Atlético-PR, o Santos vai ter pela frente o Barcelona-EQU, que já passou por um brasileiro

* O SEGUNDO turno do Campeonato Brasileiro de 2017 começa neste final de semana. O Corinthians, que é o líder invicto e isolado da competição, enfrenta, em tese, um adversário bastante fraco, a Chapecoense, em Chapecó. Numa análise fria, é fácil chegar à conclusão de quem tem mais chance de vencer. O Corinthians, é lógico.

* A VERDADE é que o time de Chapecó é bastante limitado. De vez em quando, até consegue um ou outro bom resultado, mas na maioria das vezes, perde seus jogos e cai na tabela de classificação do campeonato. Essa rotina tem tudo para ser repetida na tarde deste domingo. Só uma enorme zebra tira do Corinthians os três pontos.

* A VIGÉSIMA rodada do Brasileirão começa neste sábado com dois jogos. O Atlético GO enfrenta o Coritiba, em Goiânia, num jogo sem favorito. Já o Vitória, da Bahia, que está seriamente ameaçado pelo rebaixamento encara o Avaí em Salvador. Por jogar em casa, o time baiano está mais perto da vitória. Mas o Avaí pode surpreender.

* NO DOMiNGO o São Paulo encara o Cruzeiro, no Morumbi. Um jogo onde o Tricolor paulista não pode perder nem empatar. É que sua situação na tabela de classificação é tão ruim que, qualquer ponto perdido nesta partida, poderá comprometer o futuro do time no campeonato. O jogo é equilibrado e mesmo fora o Cruzeiro pode ganhar.

* O VASCO recebe o Palmeiras. Nos últimos jogos o time carioca tem até conseguido ganhar pontos em casa e numa dessas, pode surpreender o Verdão neste jogo. O Palmeiras, no entanto, precisa vencer, pois foi eliminado da Copa Libertadores e agora só tem um objetivo no ano: tentar vaga nesta competição na próxima temporada.

Palmeiras está eliminado da Libertadores e vai fechar 2017 sem nenhum título
Palmeiras está eliminado da Libertadores e vai fechar 2017 sem nenhum título

* O ATLÉTICO MG encara o Flamengo. Em tese, o Mengão que está em melhor fase, parece mais perto da vitória. O Galo foi desclassificado da Libertadores e ainda junta os cacos. Uma vitória do Fla é bem provável. O Sport enfrenta a Ponte Preta, no Recife. Em tese, o time pernambucano por jogar em casa é o favorito. A Ponte é zebra.

* O ATLÉTICO PR recebe o Bahia um dos piores times deste campeonato. Em casa, o chamado Furacão deve vencer. Na segunda feira à noite, a partir das 20 horas, o Santos encara o Fluminense. Como joga em casa o Peixe me parece mais perto da vitória. O Flu oscila muito e dificilmente vai conseguir surpreender o Peixe neste jogo.

* A LIDERANÇA do Brasileirão é do Corinthians com 47 pontos ganhos. O Grêmio tem 39, o Santos 35, o Palmeiras 32, o Flamengo 29 e o Sport 28. Na zona de rebaixamento estão São Paulo com 19 pontos, 22 gols pró e saldo de -4. O Vitória também tem 19 pontos, mas marcou 21 gols e tem um saldo negativo de -9.

* O AVAÍ que faz péssima campanha tem 18 pontos ganhos e o Atlético GO tem 12. Em tese, o Z4 ainda está bem embolado. Conforme os resultados deste final de semana, as coisas podem mudar bastante. Se vencer o Cruzeiro, por exemplo, o São Paulo sai fora do Z4 e deixa vários concorrentes para trás. A diferença é mínima.

* O CORINTHIANS é o clube brasileiro que mais deve na praça. No último balanço constatou-se que a dívida já chega aos 472,4 milhões de reais, sem contar a dívida do estádio que supera um bilhão e meio de reais. Situação do alvinegro, portanto, é caótica, no setor financeiro. Para sorte da diretoria o time faz bela campanha no Brasileiro.

* DIRETORIA do Santos é muito ruim. Endividou o clube e quando recebe algum dinheiro investe mal e acaba por não reforçar seu elenco como a torcida gostaria. No momento fala-se muito que o Santos pretende contratar a dupla Diego e Robinho. O primeiro ainda está em boa forma, mas Robinho está em fase bastante decadente.

* MELHOR seria, ao invés de voltar ao passado, contratar jogadores qualificados e bem mais jovens. Eu, por exemplo, não acredito que o Flamengo vá liberar Diego que até tem feito bom trabalho no rubro negro carioca. Quanto ao Robinho, é um ex jogador. Não tem mais pique, dribla pouco, faz poucos gols. Um jogador em fim de carreira.

* NÃO entendi bem, mas de qualquer forma, devemos confiar no trabalho do técnico Dorival Junior, do São Paulo. Ele resolveu mexer da escalação do time titular e sacou Jucilei, um dos poucos jogadores que vinha jogando muito no Tricolor. Melhor, por exemplo, seria tirar Pratto, que tem sido apenas um número no ataque sãopaulino.

MECÃO DISPARA NA SÉRIE B

* A SÉRIE B do Campeonato Brasileiro terá mais oito jogos neste rush de final de semana. Na terça feira passada, o Santa Cruz perdeu para o Criciúma por 2 a 1, no Recife e a Luverdense bateu no Juventude por 1 a 0.

América-MG bateu o lanterna Náutico por 1 a 0 no Independência
América-MG bateu o lanterna Náutico por 1 a 0 no Independência
* NO SÁBADO mais cinco jogos. Ceará x CRB, Paraná x ABC, Internacional x Londrina, Figueirense x Goiás e Oeste x Paysandu. Será a primeira rodada do returno. O América, como disse, é o líder isolado com 36 pontos ganhos. O Inter é o vice com 33. O Vila Nova tem 32. Ceará e Juventude estão com 31 pontos em seus ativos.

* O GUARANI, de Campinas, começou bem o campeonato. Mas nas últimas rodadas caiu bastante de produção e já começa a ficar distante dos quatro melhores colocados. Se não ocorrer uma reação forte e imediata, o Bugre pode até nem subir neste ano.

* NOS quatro últimos lugares da série B estão Luverdense com 23, Figueirense com 20, ABC com 16 e Náutico com 14. Time pernambucano tem mantido média bastante negativa dentro ou fora de casa. Se não conseguir ganhar pontos ao menos em casa, poderá ser um dos primeiros times a cair. Tudo que sua torcida não esperava.

* CÍCERO foi dispensado pelo São Paulo. Motivo: falta de motivação. Dorival Junior não quis mais contar com ele. No domingo o São Paulo encara o Cruzeiro, no Morumbi. Para minha surpresa, Jucilei perdeu sua vaga no time. Dorival o considera lento. Não concordo, mas quem manda é o técnico Alguns jovens valores vão entrar no time.

Felipe Melo quer receber e sair logo do Palmeiras
Felipe Melo quer receber e sair logo do Palmeiras
* FELIPE Melo já entrou na Justiça contra o Palmeiras. Quer receber dinheiro que o clube lhe deve e quer ter a chance de deixar o Palmeiras a curto prazo e ir jogar numa outra equipe brasileira ou mesmo do Exterior. O presidente Alexandre Galiotte garante que Cuca vai continuar a ser o técnico do Verdão. Também Alexandre Mattos fica.

* CLUBE que mais deve no futebol brasileiro é o Corinthians. Seu déficit é de 472,4 milhões de reais. Fora o estádio cujo preço já chega a um bilhão e meio de reais. Prova de total incompetência da atual diretoria que precisa ser colocada para fora do clube à toque do caixa. Andres Sanchez é o grande culpado da crise que envolve o clube.

* SANTOS fala em contratar Robinho, que o Atlético Mineiro não quer mais. Acho um erro. Robinho é um ex jogador. Quer ganhar muito para jogar pouco. Seria loucura investir num atleta que nada mais tem à dar ao futebol do clube. Aliás, a própria torcida santista não quer mais saber dele. De qualquer forma, Peixe precisa de reforços.

* TITE convocou a Seleção Brasileira para jogos contra Bolívia e Colômbia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Vamos a lista: goleiros - Alisson, Cássio e Ederson. Laterais - Daniel Alves, Fagner, Felipe Luiz e Marcelo. Zagueiros de área - Marquinhos, Miranda, Rodrigo Caio e Thiago Silva. Até aí a grande novidade foi Cássio.

* NO MEIO campo estarão Casemiro, Fernandinho, Giuliano, Luan, Paulinho, Phillippe Coutinho, Renato Augusto e William. E para o ataque foram chamados Firmino, Gabriel Jesus, Neymar e Taison. De todos esses não chamaria Allison, que não considero um goleiro confiável e Thiago Silva, que já provou não jogar bem na Seleção.

* TAMBÉM não chamaria Giuliano, Fernandinho e William. Jogadores que não tem nível para estar lá. No ataque não chamaria Firmino e Taison. Tem gente bem melhor.

SÉRGIO CARVALHO
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol Interi
Veja perfil completo
Veja todos