Corinthians deu uma lição no velho rival Palmeiras

Incrível aplicação tática dos jogadores, seu fantástico preparo físico, sua surpreendente frieza nos bons e nos maus momentos

por SÉRGIO CARVALHO - Campinas

A vitória do Corinthians sobre o Palmeiras na Allianz Arena, foi justa e indiscutível. De nada valeu a maior posse de bola palmeirense, suas dezenas de tentativas de chegar ao gol de Cássio ou o empenho de seus atletas em impor seu jogo.

O que valeu mesmo foi a incrível aplicação tática dos jogadores do Corinthians, seu fantástico preparo físico, sua surpreendente frieza nos bons e nos maus momentos do jogo e sua eficiência na marcação de seus dois gols. Foram dois que poderiam ser mais, mas o resultado final de 2 a 0 mostraram realmente quem foi o melhor em campo.

Arana fez gol de craque no clássico dentro do Allianz Parque
Arana fez gol de craque no clássico dentro do Allianz Parque

No futebol são os gols que valem. Não são as estatísticas. Rogério Ceni não sabia disso e por esse motivo foi demitido do comando técnico do São Paulo. Já o ainda pouco experiente Fabio Carille, dá uma aula de comando em todos os sentidos.

USO DA TÁTICA
Sabe que tática usar, escala sempre os melhores jogadores que tem em mãos, utiliza cada um dentro de suas características e mantém todo o elenco focado no objetivo comum que é o de empatar ou vencer, conforme a possibilidade de momento.

No caso do clássico contra o Palmeiras, Carille deixou o adversário atacar até um certo ponto, centralizou todo seu time na defesa e a cada recuperação de bola surgia um contra ataque em alta velocidade do Corinthians.

DANDO O SANGUE...
Na defesa todos davam o sangue. Até Jô voltava para combater. Romero não só marcou como criou e arrematou. E o jovem lateral esquerdo Arana anulou todas as jogadas pelo seu lado e ainda teve tempo de apoiar, de fazer um gol e de dar passes medidos para seus companheiros de ataque.

Em resumo: o Corinthians venceu e convenceu. Chegou aos 35 pontos e tem tudo para ir mais longe. É o melhor time do Brasileirão e o grande favorito ao título. Só um desastre total impedirá o time da fiel de ser campeão mais uma vez.

No momento, pelo menos, não há nenhum adversário em condições de alcança-lo ou de superá-lo. Queiram ou não seus adversários de plantão!

C * U * R * T * A * S

* MELHOR jogador do Corinthians foi Arana. Ele está jogando muito. Outro que é destaque no líder do campeonato é o paraguaio Romero. Ele é um faz tudo. Marca muito bem, faz ótimos lançamentos e quando está na frente do gol costuma marcar os seus. Além disso tem muita raça e muito fôlego. Está na melhor fase de toda sua carreira.

* O GOLEIRO Cassio também mostrou serviço, Dizem que Tite vai convoca-lo para a seleção. Seria justo, porque não há goleiro brasileiro superior a ele neste momento. Balbuena e Pablo formam uma dupla de zagueiros internos perfeita. É difícil passar por eles. No meio campo Rodriguinho e Jadson se revezam na criação de jogadas.

* NA FRENTE Jô aparentemente esta sempre sozinho, Mas é só aparência. Quando a bola vai para o ataque, Jô faz o pivô, se coloca bem e fica pronto para a tabela ou para receber um lançamento em profundidade. Romero costuma ajuda-lo. Assim como Fagner e Arana pelas laterais, ou Jadson e Rodriguinho pelo meio do campo.

Cuca: Calça vinho só ajuda pra quando time ganha...
Cuca: Calça vinho só ajuda pra quando time ganha...

* O PALMEIRAS ao contrário do Corinthians é um amontoado de jogadores. Não há esquema tático, não há jogadas combinadas, não há sistema de cobertura para os zagueiros nem aproximação com os atacantes. É cada um pra si e Deus pra todos. O futebol palmeirense não é coletivo. É individual. Cada um tenta ao seu jeito.

* CURIOSO é que Cuca foi contratado justamente para montar com o grande elenco que o Palmeiras tem, um time confiável. Até agora não conseguiu. Ele muda, muda, muda e não acontece nada. São poucos os jogadores que realmente produzem. Diria que apenas Mina, Guerra e Guedes fazem alguma coisa. Os demais, só correm.

* PIOR ainda é que jogadores que chegaram para resolver, não resolvem. Borja é um exemplo disso. Não é meia e não é atacante. Fica num meio termo. Quase não arremata e foi contratado para fazer gols. E para piorar, Prass vem engolindo um frango por jogo. Está em péssima fase. Passou da hora de Cuca substitui-lo.

PEIXE REAGE

* O SANTOS conseguiu excelente resultado fora de casa. Bateu no Atlético Mineiro por 1 a 0, gol de falta, no finalzinho do jogo. Sua exibição não foi boa. Foi de muita aplicação, de muita dedicação. Mas de nível técnico baixo. Mas como o Atlético também não se achou em campo, o Peixão acabou por sair de campo com três pontos.

* TRES PONTOS que o colocam entre os três primeiros colocados do campeonato. Bela colocação. Levir Culpi, aos poucos, começa a fazer o time jogar como ele gosta. A ausência de Renato foi sentida. Ele dá qualidade ao meio campo. Também Ricardo Oliveira faz falta porque Kaike é aplicado mas perde muito gol fácil. É muito irregular.

* O QUE vale no Santos, no entanto, é seu goleiro Vanderlei. Em todos os jogos ele faz defesas milagrosas. Eu diria que ele é um dos dois melhores goleiros do futebol brasileiro. Merece ser convocado para a Seleção. Não fosse por ele e o Peixe não estaria tão bem colocado. É muito dificil fazer gol em Vanderlei. Ele é muito seguro.

* E JÁ QUE falamos em goleiro, os dois que jogaram o clássico entre Atlético Mineiro e Santos, foram destaques na partida. Além de outras boas defesas, Vitor defendeu um pênalti cobrado por Kaike e Vanderlei defendeu outro cobrado por Fred. Gol santista foi marcado em cobrança de falta por Daniel Guedes, aos 48 minutos do 2° tempo.

* O SÃO PAULO jogou na noite de quinta feira no Morumbi. Mais de trinta mil torcedores lá estiveram para ver a estreia de Dorival Junior. No final, decepção da torcida tricolor que viu seu time só empatar com o Atlético de Goiás, que é o lanterninha do campeonato, em 2 a 2. Agora o São Paulo não vence à exatamente oito partidas.

Dorival na mira dos fotógrafos, mas vai ter trabalho no São Paulo
Dorival na mira dos fotógrafos, mas vai ter trabalho no São Paulo

* DORIVAL JUNIOR ficou o tempo todo ao lado do gramado mas sem gritar ou falar muito. Preferiu assistir a partida neste primeiro jogo que dirige o time. No segundo tempo fez algumas alterações mas elas não melhoraram muito a forma de seu time jogar. Ainda não foi possível sentir o dedo de Dorival na produção geral do Tricolor.

* O ATLÉTICO jogou todinho fechado, preocupado exatamente em conseguir ao menos um empate dentro do Morumbi. O resultado foi justo pelo que produziram os dois times. Mais uma vez o São Paulo teve amplo domínio do jogo mas arrematou pouco. Além disso, seu sistema defensivo novamente falhou e levou mais dois gols num jogo.

* MELHORES do São Paulo foram Rodrigo Caio, Junior Tavares, Juciclei (melhor em campo e muito aplaudido pela torcida), Petros (que até fez um gol) além de marcar bem e criar muitas jogadas de ataque). Pior do time foi Wellington Nem que saiu no segundo tempo bastante vaiado. Cuevas também não jogou tudo o que sabe e pode.

* TODOS OS resultados da décima terceira rodada do Brasileirão 2017. Atlético Mineiro 0 x Santos 1. Ponte Preta 0 x Bahia 3. Fluminense 0 x Botafogo 1. Palmeiras 0 x Corinthians 2. Vitória 1 x Vasco 4. Flamengo 0 x Grêmio 1. São Paulo 2 x Atlético GO 2. Avaí 1 x Coritiba 4. Sport 3 x Chapecoense 0. Sete visitantes venceram.
Ponte Preta perdeu para o Bahia, por 3 a 0, e ficou numa situação delicada na tabela
Ponte Preta perdeu para o Bahia, por 3 a 0, e ficou numa situação delicada na tabela

* MAIOR surpresa nesta rodada foi a derrota da Ponte, em Campinas, por 3 a 0 diante do Bahia. Também surpreendeu a goleada do Vasco sobre o Vitória, em Salvador. O Corinthians lidera com 35 pontos. Depois vem o Grêmio com 25. Santos e Flamengo com 23. Sport com 21 e Palmeiras 19. Verdão está 16 pontos atrás do Corinthians.

* NA ZONA de Rebaixamento estão São Paulo, Avaí e Vitória com 12 pontos. O Atlético GO está com 7. Ainda faltam 25 rodadas para o campeonato terminar. Portanto são setenta e cinco pontos que ainda estarão em jogo. É muita coisa. Mas é bom que a turma do Z4 não descuide ou podem ter a surpresa desagradável de cair.

RODADA DURA

* CONFIRAM os jogos da décima quarta rodada da Série A do Brasileiro 2017. Sábado - 19 horas - Corinthians x Atlético PR (favoritismo total do Timão). Domingo, as 11 horas - Palmeiras x Vitória. As 16 horas, Vasco x Santos, Cruzeiro x Flamengo, Grêmio x Ponte Preta, Atlético GO x Atlético Mineiro e Chapecoense x São Paulo.

Sport venceu a decadente Chapecoense na Arena Pernambuco
Sport venceu a decadente Chapecoense na Arena Pernambuco

* VERDAO é favorito diante do Vitória que é um dos piores times do campeonato. Santos vai ter dificuldades diante do Vasco. O Grêmio deve passar por cima da Macaca. O São Paulo, faz sua segunda partida sob o comando de Dorival Junior. A Chapecó não vai bem das pernas, mas joga em casa. Tricolor precisa jogar muito para vencer.

* AINDA jogam no domingo só que as 19 horas, Coritiba x Fluminense, lá na capital paranaense. O Bahia vai receber o frágil Avaí e pode ganhar bem depois da goleada que impôs à Ponte, em Campinas. Finalmente, na segunda feira as 20 horas, o Botafogo carioca que faz boa campanha recebe o Sport de Luxemburgo. Um jogo equilibrado.

BRIGA BOA NA SÉRIE B

* RESULTADOS da décima terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.Criciuma 1 x Paysandu 1, Brasil 3 x Oeste 1, Londrina 3 x ABC 1, Ceará 0 x Internacional 2, Vila Nova 3 x Paraná 2, Guarani 1 x Goiás 0, América MG 2 x Boa Esporte 0. Náutico 1 x Juventude 1. Luverdense 2 x Santa Cruz 2 e CRB 2 x Figueirense 1.

Guarani segue na cola do Juventude pela liderança da Série B
Guarani segue na cola do Juventude pela liderança da Série B

* O JUVENTUDE continua líder da Série B. Tem 26 pontos ganhos. O Guarani, de Campinas, está com 25. América MG e Vila Nova estão com 23 cada um. Bom lembrar que o Inter, de Porto Alegre, está com 21. Na Zona de Rebaixamento estão Luverdense com 13, Figueirense e ABC com 12 e Náutico, do Recife, com apenas 6 pontos.

* JOGOS da décima quarta rodada da série B. Sexta feira, Brasil x Figueirense, Oeste x Paraná e Criciúma x Goiás. No sábado jogam Náutico x Santa Cruz, Vila Nova x Paysandu, América MG x Guarani, de Campinas, CRB x Internacional, Ceará x Juventude, Londrina x Boa Esporte e Luverdense x ABC. Bugre e Juventude jogam fora.

EM TEMPO

* FIFA determinou que o Barcelona, da Espanha, pague 7,3 milhões de euros ao Santos, ainda pela negociação feita com o Santos. Essa era uma velha reivindicação santista que entrou com ação contra o Barça. Tanto o clube espanhol como o pai de Neymar tentaram esconder esse dinheiro, mas agora o Peixe finalmente vai receber.

SÉRGIO CARVALHO
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol Interi
Veja perfil completo
Veja todos