Corinthians é líder isolado e único invicto do Brasileirão

Time de Fábio Carille é bem armado, é guerreiro, corre o tempo todo, é veloz quando precisa e não tem medo da dar chutão

por SÉRGIO CARVALHO - Campinas

O Corinthians econômico está de volta. Depois de placares elásticos contra o Vasco e São Paulo, time da fiel só conseguiu fazer um gol diante do Cruzeiro, quarta-feira à noite, no Itaquerão. Com o resultado manteve a liderança isolada do campeonato e sua incrível invencibilidade.

Até agora o Timão não perdeu nenhum jogo no Brasileirão 2017.No momento está com dezenove pontos em seu ativo e excelente produção defensiva e ofensiva. Time de Fábio Carille é bem armado, é guerreiro, corre o tempo todo, é veloz quando precisa e não tem medo da dar chutão quando isso se faz necessário.

Os jogadores estão unidos e entre eles não há preocupação em ser titular o reserva. Todos estão focados em ganhar o Brasileirão e garantir uma vaga na próxima Libertadores, além de provar que integram um time muito mais competente e forte do que muita gente imaginava.

O Cruzeiro que tem uma das melhores defesas do campeonato provou que realmente sabe se defender. Mas na sua única falha, permitiu a Balbuena fazer o gol da vitória corintiana depois da cobrança de um escanteio.

Enquanto isso, o Palmeiras que era considerado o clube com melhor elenco, perdeu mais uma vez na noite desta quarta. Caiu na Vila Belmiro diante do Santos e mostrou que até agora seus jogadores ainda não entenderam qual o sistema tático exigido por seu treinador.

Na verdade, até Cuca já parece meio perdido diante de tantos tropeços de um time que parecia ser um dos favoritos ao título mas que até agora não justificou essa condição. O São Paulo só empatou sem gols com o Sport, no Recife, jogando um futebol pouco eficiente e a Ponte Preta caiu diante do Flamengo por 2 a 0 e provou ser um time muito mais irregular do que se imaginava.

C * U * R * T * A * S

* O PARAGUAIO Romero foi mais uma vez um dos destaques do Corinthians diante do Cruzeiro. Jogou muito e saiu aplaudido efusivamente pela torcida corintiana. Balbuena e Pablo provaram que no momento formam a melhor dupla de zagueiros internos do futebol brasileiro. Arana também se destacou na lateral esquerda.

Corinthians soube se defender bem do Cruzeiro: Fotos: Daniel Augusto - Agência Corinthians
Corinthians soube se defender bem do Cruzeiro: Fotos: Daniel Augusto - Agência Corinthians

* NO MEIO campo Jadson correu muito e teve boa participação. Jô também deu sua colaboração, com deslocações inteligentes que complicaram o posicionamento da defesa adversária. O Corinthians jogou com muita frieza. Confiou no seu potencial e quando fez o gol, jogou para manter o resultado que acabou por se confirmar.

* O SANTOS não fez uma grande partida, mas fez o necessário para merecer a vitória sobre o Palmeiras. Bem distribuído defensivamente, o Peixão não deu muita chance do Palmeiras marcar e, quando isso ocorreu, o goleiro Vanderlei apareceu para defender. No meio campo Renato e Lucas Lima fizeram um trabalho seguro e eficiente.

* NO PALMEIRAS faltou melhor entrosamento nas jogadas ofensivas. E mesmo na defesa, em alguns momentos, os zagueiros e os meio campistas se confundiram. A verdade é que até agora o competente Cuca ainda não achou o fio da meada. Ele muda, troca, mas o time não produz o esperado. Por isso o time perde tantos jogos.

* O GOL do Santos foi marcado por Kaike. Na jogada, Edu Dracena disse que foi empurrado e por isso caiu e deixou o atacante livre de marcação. Vi várias vezes o repeteco do lance e não achei que houve mesmo a falta de Kaike. Mas posso estar errado. De qualquer forma, considerei a vitória santista como justa e indiscutível.

* CONMEBOL divulgou jogos da próxima fase da Copa Libertadores de América. Jogos de ida serão disputados nos dias 4, 5 e 6 de julho. Jogos: Guarani PA x River Plate. Willsterman x Atlético Mineiro, Emelec x San Lorenzo, Strongest x Lanus, Atlético PR x Santos, Barcelona x Palmeiras, Nacional x Botafogo e Godoy Cruz x Grêmio.

* SÃO PAULO e Sport Recife empataram sem gols na noite de quarta feira, lá no Recife. Um jogo morno, sem muitas emoções onde os dois times privilegiaram a defesa. Foram poucas as defesas dos goleiros Magrão e Renan Ribeiro. Em razão disso, o empate acabou sendo justo, já que nenhum dos dois times mereceu vencer o jogo.

* NO TRICOLOR paulistano os destaques foram Renan Ribeiro, que está cada vez mais firme como titular do gol do São Paulo; Junior Tavares, que marcou e apoiou com desenvoltura; Militão, que, pela primeira vez desde que estreou mostrou serviço; Jucilei, melhor do time e Pratto, muito esforçado mas sem chances para arremates.

* WELLINGTON Nem correu demais, mas produziu pouco. Foi bastante dispersivo. Cícero foi outro que decepcionou. Nem marcou, nem criou, nem arrematou. Um jogador nulo. Gilberto, que entrou no segundo tempo, quase marcou um golaço de cabeça, obrigando o goleiro Magrão a fazer brilhante defesa. Wesley voltou e foi discreto.

* PARA o São Paulo que não havia nem empatado nem vencido qualquer jogo fora de casa, até que o empate diante do Sport de Wanderley Luxemburgo, no Recife, foi bom. Mas o futebol apresentado foi fraco. Rogério Ceni não conseguiu até agora fazer seu time jogar, mesmo depois de cinco meses e meio de muitos treinamentos.

* OUTROS resultados da sétima rodada do Brasileirão: Atlético Mineiro 0 x Atlético Paranaense 1, Vitória 2 x Botafogo 2, Atlético Goianiense 3 x Avaí 1, Chapecoense 2 x Vasco da Gama 1 .A maior surpresa destes confrontos foi o acontecido em Belo Horizonte. Ninguém esperava que o Furacão do Paraná vencesse o Galo de Minas.

* PRÓXIMOS jogos do Brasileirão.Sábado - Atlético GO x Atlético PR, Vasco x Avaí e Santos x Ponte Preta (as 21 horas). Domingo - Coritiba x Corinthians, as 11 horas da manhã. Fluminense x Flamengo, São Paulo x Atlético MG, Bahia x Palmeiras, Chapecoense x Botafogo, Sport x Vitória. Na segunda feira, Cruzeiro x Grêmio as 20hs.

* ENTRE OS cinco clubes paulistas que disputam a série A do Brasileiro, o Corinthians é o que está melhor. É líder invicto com 19 pontos ganhos. O Santos é o quinto colocado com 12. O São Paulo é o sétimo colocado com 10. A Ponte é a décima colocada, também com dez e o Palmeiras o décimo quinto colocado com apenas 7.

Guarani vai bem na Série B, principalmente em casa onde é 100%
Guarani vai bem na Série B, principalmente em casa onde é 100%

* JUVENTUDE e Guarani são as melhores equipes da Série B do Campeonato Brasileiro de 2017. Na última rodada o Bugre campineiro venceu o Paysandu por 2 a 0, em Campinas enquanto o Juventude venceu o ABC por 3 a 0. Time catarinense tem 17 pontos ganhos em sete rodadas. O Guarani tem 15. O Vila 14 e o Santa Cruz 12.

* RESULTADOS da rodada. Náutico 1 x Paraná 2, Londrina 1 x Oeste 1, Figueirense 2 x Criciúma 2, Goiás 4 x Boa Esporte 1, CRB 1 x Vila Nova 2, Ceará 1 x Santa Cruz 3, América MG 1 x Internacional 1 e Luverdense 4 x Brasil de Pelotas 0. Campanha do Inter de Porto Alegre não tem sido tão boa como seus dirigentes esperavam.

* ATENÇÃO para a próxima rodada da série B. Na sexta feira, Criciúma x Guarani, Ceará x Luverdense, Paraná x Figueirense, Goiás x ABC. No sábado, Santa Cruz x Internacional, Boa Esporte x Náutico, Paysandu x Juventude, CRB x Londrina, Brasil de Pelotas x Vila Nova e Oeste, de Itápolis x América de Minas Gerais.

* NA TERÇA feira a Seleção Brasileira completou sua rápida excursão pela Austrália. Enfrentou a Seleção local e venceu fácil por 4 a 0 (no primeiro jogo perdeu para a Argentina por 1 a 0). O resultado foi mais do que justo. Os australianos praticam um futebol primário e não foram adversários para um time experiente como o do Brasil.

* OS GOLS brasileiros foram marcados por Diego Souza 2 (aos 9 segundos do primeiro tempo e aos 47 minutos do segundo), Thiago Silva aos 16 minutos, Taison aos 29 do segundo período. Placar poderia até ter sido mais elástico. Foi na verdade um treino do time dirigido por Tite, que agora vai voltar a pensar em jogos das Eliminatórias.

* PRÓXIMO jogo da Seleção será no dia 31 de agosto, contra o Equador, pelas Eliminatórias da Copa. Até lá Tite descansa e aproveita para assistir a Copa das Confederações que será disputada na Russia. Técnico brasileiro quer conhecer futuros adversários e a infra estrutura existente em território russo para receber a Seleção.

* NO JOGO contra a Austrália Diego Souza com dois gols foi um dos destaques. Phillippe Coutinho deitou e rolou no meio campo. Taison entrou no segundo tempo e foi melhor que Diego Costa pois conseguiu fazer um dos gols brasileiros. David Luiz não jogou como zagueiro. Mas como volante. Tite gostou de sua atuação neste jogo.

* QUEM ESTEVE mal foram Giuliano e Douglas Costa. Eles não conseguiram produzir o mesmo futebol que produzem em seus clubes de origem. Como teste, esse jogo diante da Austrália pouco valeu. Já o jogo anterior contra a Argentina serviu para Tite fazer algumas observações que podem ser úteis para a próxima Copa do Mundo.

SÉRGIO CARVALHO
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol Interi
Veja perfil completo
Veja todos