Opinião Sérgio Carvalho: Final de semana quente no Paulistão 2017

No jogo que vai opor palmeirenses e pontepretanos a promessa de muita emoção é grande e ainda tem Corinthians e São Paulo duelando

por SÉRGIO CARVALHO - Campinas

Neste final de semana serão disputados os últimos dois jogos da fase semifinal do Paulistão 2017. No sábado, o Palmeiras recebe o bom time da Ponte Preta, na Allianz Arena. No domingo à tarde, será a vez do Corinthians recepcionar o São Paulo, no Itaquerão. No jogo que vai opor palmeirenses e pontepretanos a promessa de muita emoção é grande.

A Macaca tem a vantagem de poder perder por até dois gols e de não ter perdido ainda para o Verdão na atual temporada. Some-se a isso o fato da Ponte Preta ter feito mais gols nos seus jogos fora do que nos dentro de seu estádio, o que a transforma num adversário dos mais difíceis para o milionário time verde paulistano. À principio acho que a Macaca fica com essa vaga.

A diferença de gols é grande e mesmo que o Palmeiras os faça, a Ponte também tem potencial para faze-los, o que deixa o time de Eduardo Baptista em situação bastante complicada. Já na partida que será disputada no Itaquerão, eu daria o favoritismo total ao Corinthians, que tem dois gols de vantagem e ainda não perdeu na sua Arena para seu tradicional adversário. Além disso, quem tem visto o São Paulo jogar, nota sua dificuldade em superar defesas fechadas e de se manter um jogo inteiro sem tomar gols.

Assim, a previsão simples para essa partida é de empate ou vitória corintiana, com consequente desclassificação do time do Morumbi. Particularmente, indico Ponte Preta e Corinthians como os mais prováveis classificados para as finais do Paulistão, Qualquer resultado diferente deste eu considero uma autêntica zebra, com poucas possibilidades de se confirmar.

CURTAS
*QUAL A melhor tática para a Ponte Preta garantir sua vaga nas finais do campeonato? Acho que ela não deve se encolher toda nem optar por defender a vantagem que conseguiu no jogo de Campinas. Deve jogar sim com extrema atentão na marcação mas também deve soltar-se e procurar fazer seus gols se isso se tornar possivel.

*JÁ O PALMEIRAS precisa armar um esquema bem mais ofensivo, mas sem descuidar na defesa. Eduardo Baptista deve deixar sempre dois volantes rápidos para matar os possiveis contra golpes da Ponte Preta. Jamais deixar a defesa aberta e se soltar só na procura do gol. O Palmeiras precisa ser inteligente para atingir seu objetivo.

*O FATO da partida ser disputada na Allianz Arena ajuda o Palmeiras. A pressão sobre a Ponte será imensa e pode desequilibrar emocionalmente alguns de seus jogadores. Para evitar distorções, o técnico Kleina deve compactar seu time e deixar o mínimo de espaço possivel para o Palmeiras atacar. Caso contrário, perde.

*ESSE será um jogo teste para Eduardo Baptista. Eu não o considero um técnico capaz de dirigir um time da envergadura de um Palmeiras. Acho que ele se daria melhor em times medianos. Mas já que está no Verdão, tem obrigação de justificar sua contratação. Neste jogo de sábado será testado. Se perder, pode deixar de ser o técnico.

*PARA Kleina uma derrota não seria tão desastrosa. Ele chegou à pouco e ainda tem moral para superar uma possivel desclassificação. Mas como o mais dificil ele conseguiu que foi vencer o Palmeiras no primeiro jogo por uma diferença surpreendente (três gols) é possivel que ele passe pelo Verdão e vá disputar o título paulista.

*TODOS os ingressos para o jogo de sábado na Allianz Arena foram vendidos. Lotação completa e muita pressão à favor do Palmeiras. Tomara o trio de arbitragem não cometa erros graves como o juiz do primeiro jogo que não deu dois pênaltis claros à favor da Ponte. Que o árbitro desse jogo seja imparcial como todo juiz deve ser.

*O JOGO do Itaquerão é um teste de fogo para Rogério Ceni. No Morumbi o atual técnico tricolor foi "engolido" pelo seu adversário e perdeu com justiça por 2 a 0 num clássico em que o São Paulo foi mal na defesa e péssimo no ataque. Neste domingo é preciso mudar. É preciso ousar. Será que Ceni terá coragem para fazer isso?

*EU DUVIDO. Ceni nem sabe o que deve impor aos seus jogadores. Se devem atacar ou se devem defender. O que se vê é um São Paulo que só toca a bola de lado, que não ousa, que não arremata e que comete erros imperdoáveis na defesa. Está na hora de mudar. A torcida já não aguenta mais. Se perder outra, Ceni fica ameaçado.

*CARILLE, técnico do Corinthians, foi inteligente. Aproveitou bem o longo estágio com Tite e assimilou a forma do atual técnico da Seleção Brasileira trabalhar. Rodriguinho mesmo fez uma declaração que o atual técnico do Corinthians é uma cópia de Tite, o que dá confiança a todo o elenco corintiano. Por isso o Timão é favorito no domingo.

*TAMBÉM o Itaquerão deverá estar super lotado neste domingo. Ingressos foram todos vendidos. É clássico de uma torcida só. Só a fiel poderá estar presente. Mais um fator que vai ajudar o Corinthians que terá todo o estádio empurrando seu time para a vitória. Não boto fé no São Paulo. Acho que o Corinthians vai vencer mais uma vez.

*JÁ ACONTECEU cinquenta por cento do que eu previa. O São Paulo, como disse na semana passada, caiu fora da Copa do Brasil. Eu dizia "que o Sâo Paulo não tinha futebol para fazer três gols no time estrelado de Minas". E disse ainda que, mesmo que viesse a fazer gols, o São Paulo também os tomaria. A previsão se confirmou.

*O SÃO PAULO entrou no jogo do Mineirão na noite de quarta feira em altíssima velocidade. Empurrou o Cruzeiro para sua defesa e tentou o arremate de qualquer distância. Foi num cruzamento da esquerda feito por Morato para o meio da área do Cruzeiro, que Pratto, de cabeça. inaugurou o placar no Mineirão. São Paulo 1x0.

*DEPOIS desse gol, o São Paulo continuou a pressionar e até criou outras oportunidades de gol. Cueva, por exemplo, recebeu passe medido de Pratto mas não soube finalizar e perdeu gol feito para seu time. Só no segundo tempo é que o Cruzeiro voltou a se equilibrar. Foi quando numa cobrança de falta fez seu gol através Thiago Neves.

*COM A ampliação de sua vantagem o Cruzeiro ficou mais tranquilo, tocou melhor a bola e criou mais chances de gol. O São Paulo, na base da raça, procurou buscar os gols que precisava e até conseguiu fazer mais um gol através Gilberto. Quando isso aconteceu, o Cruzeiro recuou e priorizou defender o resultado que o classificava.

*NO FINAL os 2 a 1 foram justos para o São Paulo que jogou melhor. Mas foi uma vitória que em nada ajudou o Tricolor que acabou desclassificado da Copa do Brasil que nunca conquistou. O Cruzeiro era o único time brasileiro invicto nessa temporada. Mérito do São Paulo que soube como vence-lo. O jogo agradou e foi emocionante.

*EM TEMPO. O São Paulo perdeu a vaga dentro do Morumbi quando Rogério Ceni armou e escalou mal seu time. Ele utilizou os jogadores errados naquela partida. Deixou o artilheiro Gilberto no banco. No jogo de quarta, o grande artilheiro da temporada continuou de fora no primeiro tempo. Entrou no segundo e fez seu décimo gol no ano.

*ISSO vem provar que Ceni não está preparado para ser o treinador do São Paulo. Caiu fora da Copa do Brasil e agora está prestes a cair fora do Paulistão. A diretoria não vai manda-lo embora e quem vai perder é o torcedor que não vai ter a alegria de ver seu time campeão enquanto Ceni for o técnico. O elenco provou que é competente.

*O CORINTHIANS jogou fechado e priorizou o contra ataque. Num deles fez o gol que abriu o placar no primeiro tempo através Maicon. Depois disso o Internacional cresceu, criou várias chances e por detalhes não conseguiu empatar (até merecia a igualdade na primeira fase). Setor mais frágil do Timão foi sua peça ofensiva.

*NO SEGUNDO tempo do jogo o Inter insistiu em busca do empate. O Corinthians aceitou o estilo de jogo do adversário e recuou todo para garantir a vitória pela contagem mínima. Foi um erro. O Inter tanto martelou que acabou fazendo seu gol que lhe dava mais gas para lutar pela classificação. O jogo então foi para a decisão por penaltis.

*NAS COBRANÇAS o Corinthians foi muito mal. Já o Inter pareceu melhor preparado e deu conta do recado. A vitória nos penaltis foi do Inter com a consequente eliminação do time da fiel que não consegue ganhar disputas nos penaltis dentro do Itaquerão. A fiel saiu desolada. Mas o Inter mereceu a vaga porque foi mais ousado.

*NO TIME do Corinthians, poucos destaques. Arana foi muito bem pela esquerda. Já não se pode dizer o mesmo de Fagner e marcou mal e esteve sempre envolvido pelo ataque do Inter. No meio campo o melhor foi Rodriguinho. No ataque só se pode elogiar a aplicação de Jô que correu o tempo todo mas não conseguiu fazer o seu gol.

*COM a desclassificação da Copa do Brasil o Corinthians vai perder milhões. Essa Copa costuma dar muito retorno financeiro e a diretoria corintiana esperava chegar até a fase final para faturar ainda mais. Não deu certo. Como consequência, podem haver mudanças no futebol corintiano. Em especial se o Corinthians perder do São Paulo.

*A CHAPECOENSE empatou em casa em 1 a 1 com o Nacional. Mas um jogo sem vitória da Chape nesta importante disputa. O Atlético Mineiro perdeu para o Libertad, do Paraguai, por 1 a 0. Exibição do time de Minas foi fraca. Pouca eficiência ofensiva e algumas falhas na defesa. A derrota foi justa porque o Libertad jogou bem mais.

*O SANTOS segurou um empate em 0 a 0 em Bogotá, Colômbia. Dorival Junior considerou muito bom o resultado. Mas na verdade, o time da Vila mostrou completa ineficiência no setor ofensivo, sem o qual, não vai chegar à lugar nenhum. Ricardo Oliveira fez uma péssima exibição. Seus companheiros também jogaram pouco.

*MELHOR jogador do Peixe foi Vitor Ferraz. Ele se destacou na marcação e no apoio. Está em grande forma. Ricardo Oliveira, como disse, foi muito mal. O pior do time. Ao analisarmos a exibição santista a preocupação é grande. O Santos não está jogando nada. Pode até classificar-se para a próxima fase da Libertadores, mas está mal.

*SE O ELENCO não receber alguns reforços o Santos não terá nenhuma chance de disputar o título da Libertadores. Mas como falta dinheiro, o normal é que a diretoria não vá as compras. O zagueiro Cleber que cometeu ato de indisciplina terá seu caso analisado nas próximas horas. A expectativa é que ele seja colocado à venda.

*TÉCNICO Tite, da Seleção Brasileira, falou sobre a péssima fase da Argentina nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Há até quem diga que os argentinos não vão conseguir a classificação. Para Tite, no entanto, seria desastroso para a Copa não contar com a Argentina. Por isso ele torce para que o time dos hermanos chegue lá.

*LIBERTADORES terá jogos na próxima quarta feira, dia 26. Jogam Atlético Paranaense x Flamengo, em Curitiba. No jogo de ida deu Mengão. O Palmeiras, por sua vez, vai jogar fora de casa contra o Penarol. No jogo disputado na Allianz Arena deu Verdão por 3 a 2 numa partida muito equilibrada. Penarol pode dar o troco neste jogo.

*SÓ COMO informação. O Campeonato Brasileiro de 2017 só começa em maio. Também a Copa Sul Americana só terá jogos no mes que vem. Esses torneios serão disputados até o final do ano. A Sul Americana na base do mata-mata e o Brasileiro em jogos de inda e volta, por pontos corridos, como ocorreu nos últimos anos.

*O REAL Madrid passou pelo Bayern e garantiu vaga nas semifinais da Copa dos Campeões da Europa. No jogo de ida o Real ganhou do Bayern lá em Munique por 2 a 1. No jogo de Madrid outra vitória do Real, na prorrogação, por 4 a 2. Só que apesar do placar, o time espanhol teve uma boa ajuda do árbitro da partida que errou muito.

*A JUVENTUS da Italia segurou o Barcelona dentro do Camp Nou. O time de Neymar, Messi e Piquê não conseguiu fazer nem seu gol de honra diante do melhor time italiano. Com os 3 a 0 marcados em Turim, a Juventus garantiu bem sua classificação e já é semifinalista da Copa dos Campeões. O Barça está fora deste torneio.

*OS OUTROS classificados são o Mônaco que venceu bem o Borrusia em seu estádio e o Atlético de Madrid empatou em 1 a 1 com o Leicester. Assim, Real, Atlético Madri, Mônaco e Juventus vão disputar no inicio de maio o direito de chegar as finais daquele que é considerado o mais importante torneio inter-clubes do mundo.

SÉRGIO CARVALHO
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol Interi
Veja perfil completo
Veja todos