Seleção Brasileira perto do fundo do poço

Não temos mais grandes craques e o único existente, Neymar, peca por ser muito mimado e por não ter equilíbrio emocional.

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Time de Dunga deu vexame contra a Colômbia. Perdeu por 1 a 0 e jogou um futebol abaixo da crítica. Prova de que tudo o que falamos sobre o futebol brasileiro neste momento tem seu fundo de verdade. Não temos mais grandes craques. O único existente peca por ser muito mimado e por não ter equilíbrio emocional.

Neymar aceitou a provocação dos colombianos e foi expulso com razão pelo árbitro da partida. Sem ele, dificilmente a Seleção chegará a decisão da Copa América, que Dunga e a CBF consideravam título certo para recuperar a imagem do futebol brasileiro. A verdade é que no futebol, estamos muito perto do fundo do poço.
Falta controle emocional para a Seleção Brasileira, que não apresenta nenhuma novidade nas mãos de Dunga.
Falta controle emocional para a Seleção Brasileira, que não apresenta nenhuma novidade nas mãos de Dunga.

Se em dez jogos no passado, ganhávamos oito da Colômbia, hoje não conseguimos vencer nem duas em sequência. Nossos adversários perderam o medo e já jogam contra o Brasil como se estivessem frente a um adversário comum. Além disso, o elenco reunido por Dunga é cheio de deficiências. O técnico apostou em jogadores sem nenhuma condição de representar o futebol do Brasil.

Jefferson, por exemplo, mostra ser um goleiro comum. Na linha de zaga só Miranda, ex-São Paulo, joga bola. Os outros intercalam bons e maus momentos. No meio campo a deficiência é total. Não existe quem coordene o jogo e dê ritmo ao time. Faltam talentos. Felipe Coutinho, que era exaltado em prosa e verso,

Fez péssima exibição contra a Colômbia. William só teve lampejos. Firmino perdeu um gol debaixo da trave colombiana. E Neymar só brigou com o juiz e com os adversários. Não jogou nada e ainda levou um cartão vermelho no final. Uma vergonha.

Diante desta triste realidade, é o caso de se perguntar: e o título da Copa América, há condições de conquistá-lo. Eu diria com convicção que não temos. Exceto se muita coisa mudar, e isso não me parece fácil de acontecer. Resultado: vamos terminar esse torneio de forma melancólica. Como terminamos a última Copa do Mundo. Pobre futebol brasileiro.
C * U * R * T * A * S
* VAMOS ser claros. Fernandinho não é jogador para seleção. Firmino até faz gols, mas não é o centro avante dos sonhos da torcida brasileira. Diego Tardelli já está em franca decadência. David Luiz provou que é um simples peladeiro. Falta técnica. Falta qualidade. Nosso futebol está carente.
Neymar perdeu a cabeça a partir deste lance em que a bola tocou em seu braço e recebeu injustamente o cartão amarelo
Neymar perdeu a cabeça a partir deste lance em que a bola tocou em seu braço e recebeu injustamente o cartão amarelo
* CRITICAR Dunga é fácil. Afinal, foi ele quem convocou esse time. Mas as derrotas são mais consequência da falta de qualidade de nossos atletas. Ainda assim, Dunga não é solução para o cargo. Ele não evolui. É sempre o mesmo. Seu time não surpreende, não apresenta coisas novas.
* DIANTE disso, o que a CBF vai fazer se perdermos a Copa? Trocar Dunga? Mantê-lo ou trazer algum técnico de fora? Mas se esse técnico vier, que elenco ele terá para montar um bom time? Dá para ganhar grandes torneios com um bando de jogadores operários? Perguntas quase sem respostas.
* SE QUERIAMOS ver como a Seleção reage sem Neymar vamos ter essa chance no próximo domingo. Na oportunidade, o Brasil enfrenta a Venezuela, um time que evoluiu nos últimos anos e que vai exigir muito do time dirigido por Dunga. Pode acontecer até do Brasil perder e ser desclassificado.
* NA VERDADE, a situação do futebol brasileiro nessa Copa piorou demais. Imaginava-se que invicta como estava, a Seleção iria passar por cima de todo mundo. Não passou. Venceu o jogo de estreia contra o Peru sem merecer e perdeu para a Colômbia. Será que consegue vencer a Venezuela?
* A SELEÇÃO só sabe jogar nos contra-ataques. Se o adversário se fecha, os zagueiros ficam tocando bola entre eles e o jogo não flui. Falta esquema, falta tática, falta saber impor o jogo como os grandes times de futebol costumam fazer. Parece que Dunga não passa confiança aos seus jogadores.
*DE QUALQUER maneira fica aí o convite. Ligue a TV no domingo à tarde e acompanhe Brasil e Venezuela. Quem sabe damos sorte de ver o Brasil jogar bem e ganhar os três pontos. À principio, eu duvido muito que isso ocorra. Mas os antigos não diziam que futebol é uma caixinha de surpresas???
* COM exibições tão pífias a Seleção perdeu o carisma. A TV Globo tem reclamado que as transmissões dos jogos da Seleção não tem o mesmo nível de audiência do passado. Futebol já não atrai tanto o público. Daqui à pouco nem a TV aberta vai querer transmitir os jogos do futebol brasileiro.

* NO GRANDE clássico das Américas, a Argentina venceu o Uruguai, na noite de terça feira, em La Serena, pela Copa América 2015. O jogo foi bastante disputado com os uruguaios mais dedicados na marcação e os argentinos mais preocupados em fazer gols. Foi difícil, mas o gol saiu..
Paraguai venceu a Jamaica num lance esquisito do seu goleiro
Paraguai venceu a Jamaica num lance esquisito do seu goleiro
* NÃO FOI um jogo tecnicamente de alto nível. Mas valeu o empenho, a luta, a tradição. Por ser mais ousada, a Argentina mereceu vencer. Com os três pontos, chegou aos quatro e ficou bem mais perto de uma vaga na próxima fase da Copa. Um detalhe: futebol da Argentina ainda não entusiasmou.
* O PARAGUAI também jogou na terça e venceu a limitada Jamaica por 1 a 0. Esse resultado coloca o time paraguaio com boas possibilidades de conseguir a classificação ao lado da Argentina. Só não conseguirá se no último jogo desta fase, perder para o Uruguai. No caso uruguaios classificam.
* NA SEGUNDA feira, a Bolívia deu um passo importante rumo a classificação ao vencer o Equador por 3 a 2. Para muitos, uma grande surpresa. No outro jogo da segunda, o Chile empatou com o México em 3 a 3. O árbitro ajudou os mexicanos ao anular gol legítimo de Valdívia. Foi lamentável.
* ALVARO Pereira, lateral que jogou pelo São Paulo recentemente, foi um dos culpados pelo gol da Argentina na terça-feira. Uma prova de que o Tricolor acertou em cheio em negociá-lo. Alvaro tem muita raça, é muito duro na marcação, mas costuma perder na velocidade para os atacantes adversários.
Colômbia fez um gol e se fechou na defesa para garantir vitória que não vinha há 24 anos
Colômbia fez um gol e se fechou na defesa para garantir vitória que não vinha há 24 anos
* PROXIMOS jogos da Copa América. Ultima rodada da primeira fase. Sexta-feira - México x Equador e Chile x Bolívia. Sábado - Uruguai x Paraguai e Argentina x Jamaica. Domingo - Colômbia x Paraguai e Brasil x Venezuela (as 18h30). México, Chile, Uruguai, Argentina, Colômbia e Brasil favoritos.
* FLAMENGO vai se dar bem com as contratações de Guerrero e Emerson Sheik. Os dois, até tempos atrás, formavam o excelente ataque do Corinthians. Agora vão dar força ao ataque flamenguista. Há quem diga que Sheik está velho. Tem 36 anos. Não acho. Ele vai brilhar no Mengão.

* MAIS UMA rodada do Brasileirão vem aí. Nesta quinta feira jogaram Figueirense 0 x 0 Internacional. É muito difícil jogar em Florianópolis. Por isso a chance do Colorado gaúcho vencer era mínima. Mesmo tendo mais time. No sábado, Santos x Corinthians, na Vila, um clássico. Jogo de muito equilíbrio.

* O PEIXE raramente perde jogo na Vila. O Corinthians vem de bons resultados mas vai sofrer para derrubar seu velho rival. Um bom jogo. Talvez não no campo técnico, mas no que se refere a aplicação, a garra e a vontade de vencer, isso não vai faltar. Para ambos vencer esse jogo é muito importante.
* O FLAMENGO encara o Atlético Mineiro. Em casa, o Mengão se supera. Ainda assim, há chance do Galo mineiro surpreender. O Sport que faz excelente campanha recebe o Vasco. Time carioca está em péssima fase. Sport é favorito disparado. Em Porto Alegre, o Grêmio enfrenta o Palmeiras.
Paulo Nobre contratou o bom Marcelo Oliveira, bicampeão pelo Cruzeiro
Paulo Nobre contratou o bom Marcelo Oliveira, bicampeão pelo Cruzeiro
* SERÁ o primeiro jogo de Marcelo de Oliveira como técnico do Verdão. Ele assume o time em péssima situação na tabela de classificação. Vai precisar vencer. Mas o Grêmio em casa é sempre adversário bastante perigoso. Em tese, entra em campo mais perto da vitória. Osso duro para o Verdão.
* NO DOMINGO o Cruzeiro enfrenta o Chapecó como favorito. O São Paulo joga no Morumbi contra o Avaí. Tem tudo para faturar mais três pontos.
* O ATLÉTICO PARANAENSE faz um clássico contra o Coritiba. Furacão paranaense atravessa fase bem superior. Por isso, só não ganha se houver uma zebra. O Joinville está em péssima fase e enfrenta o Goiás em seu estádio. Deve perder mais uma. Na quarta, Fluminense pega a Ponte Preta.
* O CORINTHIANS tem interesse em contratar Dentinho, que foi revelado por seu departamento de futebol amador e depois negociado com um clube do Exterior. Acontece que Dentinho só fez seis gols desde 2011 quando transferiu-se de clube. Está em péssima fase. Contrata-lo é jogar dinheiro fora.

Pato vai acabar ficando fora de Corinthians e São Paulo
Pato vai acabar ficando fora de Corinthians e São Paulo
* CASO PATO está bem enrolado. Corinthians e São Paulo já pagaram o que estava atrasado, mas depois que o advogado do jogador entrou na Justiça cobrando o pagamento e a liberação do vínculo do atleta. Tudo indica, Pato deixará de jogar pelo São Paulo e também não jogará pelo Corinthians. Mas a Justiça não entrou na "onda" do jogador.

* UMA empresa que intermedeia venda e empréstimo de jogadores entrou na Justiça contra o São Paulo para cobrar o equivalente a 3 milhões, cento e vinte mil reais que, segundo ela, o Tricolor não lhe pagou pelo empréstimo do lateral Jorginho Paulista. A dívida é de treze anos atrás. Um absurdo.
* MAIS uma vez, Messi tem provado que não rende na Seleção argentina o que rende no Barcelona. Nos dois jogos disputados até agora pela Copa América ele esteve longe da produção que tem no clube espanhol. Ainda assim, é super badalado pela diretoria da AFA que faz tudo o que ele quer;
*SÓ PARA que vocês tenham uma ideia, Messi gostou muito do Hotel onde a Argentina se hospedou para enfrentar o Uruguai. A programação previa um bate e volta a cidade La Serena, porque a delegação argentina estava hospedada em outra cidade chilena. Mas Messi pediu e mudou tudo.
* OU SEJA. A Argentina abandonou a programação feita anteriormente e resolveu se hospedar no hotel que agradou Messi mesmo tendo jogo a oitocentos quilômetros de distância na sequência da Copa América. Messi, segundo dizem, dá as ordens e todo mundo na delegação obedece.
* DIRETORIA do Santos fez consulta a Danilo e Ralf que jogam pelo Corinthians para saber se ambos querem defender o Peixe na atual temporada. Os dois jogadores gostaram da proposta mas até agora a diretoria corintiana não decidiu se vende ou não os dois profissionais ao seu velho rival.
* FABIO SANTOS está de saída do Corinthians. Vai para o Cruz Azul do México. Petros vai para o Betis, da Espanha. Uma prova de que o elenco corintiano passa mesmo por um desmonte. Mano Menezes reclama dizendo que o Corinthians ficou lhe devendo seis meses de salários.
Marin: dos holofotes para a prisão suíça, rumo aos EUA
Marin: dos holofotes para a prisão suíça, rumo aos EUA
* JUSTIÇA suíça não liberou José Maria Marin da cadeia. Ele havia pedido para ficar num hotel porque tem 83 anos e está doente. Uma equipe médica fez uma revisão no ex-presidente da CBF e atestou que Marin está em ótima forma e pode cumprir sua prisão lá mesmo onde está. Não tem acordo.
* AQUI EM Rio Preto comenta-se muito o leilão do estádio Teixeirão, do América FC. Um absurdo porque o estádio foi construido sobre um terreno da Prefeitura e não se pode leiloar um bem público. Diante da possibilidade do leilão acontecer uma porção de aproveitadores já entrou no processo.
* UM DELES, segundo dizem, é o ex presidente Martelinho. Ele cobra uma dívida de oitenta mil reais da fase em que foi presidente. E isso porque dizia "americano". Zaniratto, o presidente que antecedeu Martelinho, cobra mais de um milhão, numa prova de só entrou no clube para ganhar dinheiro.
* NÃO SEI ainda se o leilão vai mesmo sair ou não, Mas espero que se ele acontecer que o Juiz responsável não "premie" os aproveitadores de plantão como são os casos de Martelinho e Zaniratto. Ora, se eles fizeram dividas quando presidentes, o correto é que se responsabilizem por elas, certo???
* ALIAS, foi por ter presidentes como esses que o América entrou no buraco que está. Presidentes sem nenhuma qualidade para ocupar o cargo. Eles queriam muito mais aparecer ou ganhar alguma coisa do que levantar o clube que estava envolvido numa grave crise financeira. É de se lamentar.
* COPA América conta com seis treinadores argentinos dirigindo as seleções que participam dela. O Brasil só tem o Dunga. Uma demonstração de como nossos treinadores estão superados. Nenhum deles é comandado para nada. Nem na América do Sul. Muito menos na Europa. Decadência é total.
Ilídio Lico: história difícil de acreditar
Ilídio Lico: história difícil de acreditar
* ILIDIO Lico, ex presidente da Portuguesa, deu entrevista onde diz que a Unimed, que patrocinava o Fluminense, comprou a permanência do Tricolor carioca no grupo A o que levou o STJD a rebaixar a Portuguesa por utilização irregular de um jogador. Houve cambalacho, segundo Ilídio. Será mesmo?
* ALGUMAS horas depois da publicação da matéria, Ilídio veio à público para dizer que foi mal interpretado. Tudo porque, a Unimed certamente iria procesá-lo e ele não teria provas documentais para comprovar o que disse. Ainda assim, ficou no ar a suspeita. Será que o assunto é verdadeiro?
SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos