O dérbi campineiro 193 está em boas mãos com Rafael Claus e sua equipe

A Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol resolveu não arriscar e escalou o quem de melhor em seu quadro

por FLÁVIO GUERRA - Campinas

A Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol resolveu não arriscar e escalou para apitar o débi o árbitro FIFA Raphael Claus, que estava no sorteio com o também árbitro da FIFA Luis Flávio de Oliveira.

Qualquer um dos dois que saísse o jogo estaria em boas mãos. Claus foi eleito o melhor árbitro das três últimas edições do Campeonato Brasileiro (2016, 2017 e 2018), e tem totais condições de comandar o duelo entre Ponte Preta e Guarani neste sábado, às 19h, no Estádio Moisés Lucarelli, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista.

Claus está entre os melhores árbitros da atualidade no Brasil
Claus está entre os melhores árbitros da atualidade no Brasil

Claus será auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Danilo Ricardo Simon Manis, que também são do quadro da Fifa. Vinícius Furlan será o quarto árbitro.

JOGO DIFERENTE
Ponte Preta x Guarani é considerado o maior clássico do interior do Brasil e com certeza é um jogo diferente que todo árbitro sonha em ter no currículo.

Tive o prazer e a felicidade de comandar um dérbi, que ficou conhecido também como dérbi do século em 2012, numa Semifinal do Campeonato Paulista. Graças a Deus não houve polêmicas e a arbitragem passou despercebida.

Mas nem sempre foi assim e cada dérbi é uma história diferente e com certeza isso passa pela atuação da arbitragem principalmente em relação ao controle de jogo.

DA REGIÃO
Claus é da região e nasceu na vizinha Santa Bárbara D ‘Oeste, onde morou até poucos anos atrás e conhece a história e a rivalidade entre Ponte Preta x Guarani, isso um fator positivo, pois o árbitro faz uma preparação diferente com sua equipe de arbitragem sabendo da dificuldade e repercussão do dérbi.

Será a estreia de Raphael Claus no dérbi, esse ano já apitou um jogo da Ponte: vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, também no Majestoso.

A última partida do Guarani apitada por Claus foi em 2017, no empate por 1 a 1 com a Portuguesa, pela Série A2, no Brinco de Ouro.

BOAS MÃOS
Sabemos que é arriscado elogiar árbitro e goleiro antes do jogo, mas em relação a arbitragem ela estará em boas mãos. Raphael Claus é ótimo árbitro e não é considerado o melhor do Brasil por três vezes consecutivas a toa.

Vive ótima fase física, técnica e disciplinar e é respeitado pelos jogadores e comissões técnicas. Além de tudo isso é uma pessoa simples e humilde e merece tudo que está conquistando.

Com certeza junto com sua equipe realizará um grande trabalho. Enfim o dérbi terá uma arbitragem a altura que o jogo merece.

NÃO VAI TER VAR
Alguns torcedores bugrinos e pontepretanos estão em duvidas e achando que vai ter o árbitro de vídeo (VAR) no dérbi.

Não vai, o dérbi deste sábado será usado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) como mais um teste para o VAR e a tecnologia não será usada no Majestoso, mas sim testada para as próximas fases do Paulistão, ou seja, não haverá comunicação entre os árbitros e o VAR.

O VAR será introduzido pela FPF a partir das quartas de final do Paulistão, em todos os jogos. O objetivo é minimizar o erro e auxiliar a arbitragem a não cometer erros graves que, sem o vídeo, passariam despercebidos.

O Portal FUTEBOL INTERIOR programou uma cobertura diferente para o Dérbi 193 também pela Rádio FUTEBOL INTERIORRádio FI. O apoio é da Acácia Auto Peças e Pizza do Dadá.

FLÁVIO GUERRA
Tenho 37 anos e sou professor de Educação Física desde 1999 e hoje trabalho como Diretor de Unidade na Fundação Casa em Campinas, onde iniciei em 2008 como agente educacional dando aulas de educação física para os adolescentes. Com 15 anos de idade comecei a apitar futebol amador em Penápolis minha
Veja perfil completo
Veja todos