E agora José?

CSA e Juventude perderam e deixaram aberta a vaga pela quarta vaga de acesso à elite em 2021

por ARIOVALDO IZAC - - - Campinas

Paraná surpreende CSA
Paraná surpreende CSA

Aquilo que poucos imaginavam ocorreu em jogos desta terça-feira pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Quando dávamos o Paraná Clube como mortinho na competição, que seria presa fácil no confronto contra o CSA, aí veio aquele bordão de que 'futebol é jogado e lambari é pescado'.

E quem pescou foi o Paraná, que chutou duas bolas em direção ao gol e ganhou o jogo por 2 a 0, minimizando um pouco a sua situação na luta contra o rebaixamento, e freando o time alagoano que patina nos 52 pontos.

Bastou o Paraná se fechar para evitar que o CSA conseguisse infiltração em sua defesa. Assim, interceptou a maioria dos chuveirinhos do adversário.

JUVENTUDE

Como o Juventude também perdeu de virada por 2 a 1 para o Brasil, em Pelotas, ficou empacado nos 52 pontos.

E aí, você reconsidera a sua posição?

Ainda acha que não será possível reverter diferença de quatro pontos que tanto Guarani como Ponte Preta têm para CSA e Juventude dos próximos 12 pontos que ainda vão disputar?

Nós, que fizemos ressalva aos clubes campineiros após seus jogos na segunda-feira, teríamos citado bobagem quando jogamos a toalha?

Sim, julgamos que teoricamente as chances de Guarani e Ponte Preta postularem o acesso haviam sido reduzidas a zero por cento?

PRÓXIMOS JOGOS

Convencionando que o Cuiabá - com 55 pontos - ficou mais próximo da terceira vaga, para se juntar ao América Mineiro e Chapecoense, dê uma espiada se é possível fazer 'figa' nos concorrentes e esperar que Ponte Preta e Guarani ganhem todos os seus jogos.

O CSA do lateral Diego Renan e atacante Rodrigo Pimpão - ambos ex-Ponte Preta - vai recepcionar Avaí e Brasil de Pelotas e, como visitante, vai enfrentar os ameaçados Botafogo e Náutico. Com 52 pontos, será que passa dos 60?

Juventude, com os mesmos 52 pontos, vai receber Cruzeiro e Figueirense, para sair diante do Avaí e Guarani na última rodada. Ultrapassará os 60 pontos?

GUARANI E PONTE

Se o Guarani surpreender o Cuiabá em Mato Grosso, ainda terá jogo fora contra o Avaí, enquanto em Campinas terá como adversários Vitória e Juventude.

E aí: dá pra apostar em reviravolta?

Dos quatro jogos restantes, a Ponte vai pegar Náutico e CRB no Estádio Moisés Lucarelli. E será visitante contra Chapecoense e Figueirense.

Quem tem coragem de reconsiderar posição de que seu clube havia ficado no meio do caminho?

Alguns até dirão que não se deve vender ilusão aos torcedores, e aqui ninguém vende.

Como a diferença para Juventude e CSA permanece de quatro pontos, matematicamente é possível a reversão.

Tendência natural será os concorrentes tropeçarem e quiçá nem ultrapassarem 60 pontos.

Difícil seria cravar se os clubes campineiros vão fazer a sua parte.

ARIOVALDO IZAC - -
Jornalista esportivo há 35 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.
Veja perfil completo
Veja todos