Virou jogo de saúde x economia

Virou jogo de saúde x economia

por ARIOVALDO IZAC - - - Campinas

Décadas passadas o treinador italiano Arrigo Sacchi, inspiradíssimo, lascou essa frase: 'O futebol é a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes'.

Provisoriamente o futebol sequer se encaixa neste contexto, pois dele nem se tem o que citar.

Não se fala em outra coisa por aí se não essa praga denominada coronavírus.

E de uma costela dessa praga está na iminência de nascer outra com igual dimensão: recessão.

Em tempo de cobertor curto, quando cobre-se a cabeça, descobre-se os pés.

ECONOMIA

Quando se radicaliza e se decide fechar tudo, trava-se a economia, e sequer dá pra dimensionar o impacto disso.

Quebradeira de pequenas e médias empresas? Desemprego? Medidas paliativas do governo federal?

Por outro lado infectologistas recomendam quarentena para todos, com justificativa que hospitais não estariam aparelhados na hipótese de contaminação em massa.

Insaciáveis por informações da saúde x economia ouvem todos os lados.

Saúde mostra diariamente estatística cada vez mais elevada de contaminados e mortos, mas há uma voz destoante e de médico: deputado federal Osmar Terra (RS) (foto), ex-ministro do Desenvolvimento Social e Agrário do Brasil do presidente Michel Temer, e ex-ministro do presidente Jair Bolsonaro, da pasta Cidadania do Brasil.

Ele orienta cuidados maiores para não se contrair o vírus pessoas acima dos 60 anos de idade e aquelas debilitadas, situadas no grupo de risco.

Terra é defensor da retomada da economia, para evitar quebradeira no país.

EQUILÍBRIO

Como a corrente pró-economia ganhou voz, o ideal é que se busque o equilíbrio para, com responsabilidade, uma coisa não afetar outra.

Certo é que período prolongado de quarentena torna-se insustentável numa economia não tão bem sedimentada como a de países europeus.

ARIOVALDO IZAC - -
Jornalista esportivo há 35 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.
Veja perfil completo
Veja todos