Já não vale dizer que 'jogo é jogo; treino é treino'

Já não vale dizer que 'jogo é jogo; treino é treino'

por ARIOVALDO IZAC - - - Campinas

Há menos de uma semana pra largada do Paulistão, difícil projetar a quantas anda o processo de reformulação colocado em prática por Ponte Preta e Guarani.

O Guarani quis esconder tanto o time no jogo-treino contra a Portuguesa, nesta quarta-feira, que acabou escondido em campo com a derrota por 2 a 1, no Estádio do Canindé.

É fase de ajustes? Sim. O adversário se prepara mais tempo para o Paulista da Série A2? Correto.

De qualquer forma, derrota é derrota, por mais que rebusquem o inadequado bordão do saudoso e lendário meia Didi de que 'jogo é jogo; treino é treino, ou a desculpa de que 'perdeu quando podia ter perdido'.

Didi usou o bordão na década de 50, quando o craque torcia o nariz para treinos e guardava energias para os jogos.

Hoje, treino é simulação de situação projetada para o jogo, mas, apesar da preocupação, ainda se dá o desconto para o atual estágio do Guarani, em processo de arrumação.

KLEINA ELOGIA

Elogios do treinador Gilson Kleina, para a vitória por 2 a 1 da Ponte Preta no jogo-treino com o Desportivo Brasil, soaram mais como transmissão de otimismo ao novo elenco, até porque o adversário será partícipe da Série A3 do Paulista, e quinta-feira passada havia perdido do São Bento, da A2, por 2 a 0.

Se a Ponte está em fase de ajustes, natural igualmente que se releve vitória magra.

De uma forma ou de outra, que os treinadores Kleina e Thiago Carpini, do Guarani, consigam convencer atletas para aquele algo a mais após o cumprimento da jornada de treinos.

Quem precisa melhorar pontaria, que exercite isso. Quem carece de melhor aproveitamento em cobranças de faltas, que faça uso da barreira móvel e tente aumentar o aproveitamento. E por aí vai.

ARIOVALDO IZAC - -
Jornalista esportivo há 35 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.
Veja perfil completo
Veja todos