Escolha a sua Seleção da Série B do Brasileiro

Escolha a sua Seleção da Série B do Brasileiro

por ARIOVALDO IZAC - - - Campinas

Na coluna semanal Cadê Você a lembrança de três anos da morte de Mário Sérgio Pontes de Paiva, o Vesgo, brilhante como atleta e analista de futebol, porém patinou como treinador.

Quem se dispuser a montar uma seleção da Série B do Campeonato Brasileiro de 2019 não vai colocar um jogador sequer de Ponte Preta e Guarani, por motivos óbvios.

Claro que o campeão Bragantino vai fornecer o maior número de atletas.

Por mais paradoxo que pareça, até o Oeste, que beirou as últimas posições, coloca um jogador aí: centroavante Fábio.

Por que Carlos Eduardo, que defendeu o Brasil de Pelotas, é o goleiro preferido?

Soma de elasticidade, boa colocação, objetividade para saída da meta e liderança no comando do quarteto defensivo.

Lateral-direito Maílton, do Operário (PR), tem um 1,69m de altura, mas compensa com extraordinário arranque, e usa a leveza para se desvencilhar de adversários.

Entregando-se camisa ao lateral-esquerdo Sávio, do América Mineiro, faz-se justiça pela desenvoltura ofensiva, sem comprometimento na marcação.

Dupla de zaga bem casada poderia ser formada por Léo Ortiz, do Bragantino, e Sabino, do Coritiba. Da mesma forma que sabem defender, dão toque de qualidade na saída de bola.

MEIO DE CAMPO

Por merecimento o volante é Uillian Correia do Bragantino, quer no desarme, quer no início da articulação.

O surpreendente desempenho de Juninho do América Mineiro (foto), como segundo volante, o conduz a esta seleção. Aos 32 anos de idade ele ainda dá piques como se fosse menino. E tem feito até gols.

Jorginho, do Atlético Goianiense, movimenta-se de forma incansável, geralmente confundindo a marcação adversária para articular jogadas ofensivas.

CLAUDINHO

Naturalmente que como companheiro da 'meiúca' obrigatoriamente é escalado Claudinho, do Bragantino, que enganou a todos nós.

Supúnhamos verificar aquele Claudinho contestado nos tempos de Ponte Preta, e de repente o que se viu foi simplesmente o melhor jogador da competição como condutor do Bragantino: lançando, organizando e finalizando.

Quanto a Guilherme, do Sport, é driblador, faz assistência para jogadas de gols, e igualmente deixou a marca de goleador na competição.

Entreguem esse time aí ao treinador Felipe Conceição, que tirou o América Mineiro das profundezas do inferno e quase o coloca no céu.

SÉRIE A

Minha seleção da Série A diverge pouco daquela escolhida pela CBF.

Converginhos na escolha do goleiro Santos e volante Bruno Guimarães do Atlético Paranaense.

Igualmente na maioria dos flamenguistas: lateral-direito Rafinha, zagueiro Rodrigo Caio, volante Gerson, meias Everton Ribeiro e Arrascaeta, e atacantes Bruno Henrique e Gabigol.

No meu time entram três santistas: zagueiro Gustavo Henrique, lateral-esquerdo Jorge e atacante Soteldo.

Do Palmeiras? Melhor não.

ARIOVALDO IZAC - -
Jornalista esportivo há 35 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.
Veja perfil completo
Veja todos