Sistema de marcação da equipe pontepretana favorece zagueiros

Time está entre aqueles que menos sofreram gols

por ARIOVALDO IZAC - - - Campinas

No áudio Memórias do Futebol, o abordado é o ex-atacante Marques, aquele velocista dos tempos de Atlético Mineiro, o Deus do vento.

Infelizmente o futebol é analisado de forma bem superficial até por pessoas que se dizem especializadas no ramo.

É exagerado julgar como competente a defesa da Ponte Preta, com avaliação apenas por ter sido uma das menos vazadas do Campeonato Brasileiro da Série B.

O estilo de jogo praticado pela Ponte Preta prioriza a marcação com o maior número possível de jogadores.

Logo, o que se vê são atacantes de beirada duplicando a marcação de lateral, enquanto volantes se transformam praticamente em zagueiros. Além disso, meias também ficam encolhidos na cabeça da área quando o adversário ataca.

Com esse acúmulo de jogadores orientados para se defender, a falha do autêntico zagueiro fica quase imperceptível. É o momento em que o volante, disfarçado de zagueiro, corrige.

RENAN E REGINALDO

É arriscado rasgar elogios para o central Renan Fonseca e muito menos para o quarto-zagueiro Reginaldo.

Claro que não devem ser rotulados de jogadores fracos, mas avaliação mais aprofundada provocaria real resposta se ambos atuassem num esquema em que ficassem mais exposto, de ‘mano’ com atacantes adversários. Aí o nível de exigência é bem maior para o desarme.

Além disso, zagueiro também precisa ser avaliado quando desnecessariamente opta pelo chutão ao ataque, em vez de saída de bola racional. Cobra-se dele a mínima capacidade de proteger a bola e se desvencilhar de adversário, a chutá-la para a linha lateral com receio de perdê-la.

É isso aí.

ARIOVALDO IZAC - -
Jornalista esportivo há 35 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.
Veja perfil completo
Veja todos