Cenário para a Ponte Preta começa a ficar mais claro na terça-feira

Duas próximas rodadas vão mostrar quem terá mais chance de acesso

por ARIOVALDO IZAC - - - Campinas

Nem queira entender as imprevisibilidades deste Campeonato Brasileiro da Série B.

Com dois do centroavante Lukão, o Goiás tinha vitória assegurada sobre o Criciúma por 2 a 0 no interior catarinense, mas nos acréscimos cedeu o empate na noite desta quinta-feira.

Se vencesse, o Goiás daria passo gigantesco rumo ao acesso. Ao patinar, se mistura a CSA, Atlético Goianiense, Vila Nova, Londrina e Ponte Preta na briga por duas vagas, visto os indícios mostram que duas vagas estão bem encaminhadas.

Fortaleza, com 61 pontos, está praticamente consolidado.

Com 55 pontos, o Avaí pode ficar bem perto do objetivo em caso de vitória sobre o Londrina, em Florianópolis, neste sábado, enquanto na terça-feira vai jogar em Goiânia contra o Atlético Goianiense.

PONTE PRETA

Assim, mais de que nunca a empreitada da Ponte Preta visando acesso passa necessariamente por vitória em todos cinco jogos restantes, e seu torcedor poderá visualizar com mais clareza as chances a partir da noite da próxima terça-feira.

Primeiro, o jeito é dar uma espiada nos jogos de seus concorrentes diretos nesta 34ª rodada.

VILA NOVA E CSA

Tanto Vila Nova como CSA, pontuados acima da Ponte Preta, têm jogos contra equipes desesperadas para fuga do rebaixamento.

Melhor para o Vila Nova que joga em Goiânia contra o Paysandu, do treinador João Brigatti.

Se vencer, o time goiano pula para 54 pontos e pode entrar de vez no páreo na hipótese de conquistar mais uma vitória contra o Brasil na terça-feira, em Pelotas (RS).

Pior para o CSA que, embora com 54 pontos, sua agenda é de dois jogos fora. Nesta sexta-feira vai jogar no Maranhão diante do Sampaio Corrêa, ficando para terça-feira jogo no Ceará contra o Fortaleza.

ATLÉTICO GOIANIENSE

Se o Atlético Goianiense fizer o dever de casa e passar pelos concorrentes diretos Fortaleza e Avaí, será sim postulante à vaga.

Ele soma 51 pontos e compromissos contra os seus próximos adversários serão no sábado e terça-feira, respectivamente.

Matematicamente o Londrina está no páreo, com 50 pontos, mas caso não arranque ponto no jogo deste sábado contra o Avaí, na condição de visitante, já começa a se distanciar do pelotão de cima.

Coritiba e Guarani, adversários deste sábado na capital paranaense apenas cumprem tabela com 46 pontos cada um.

ARIOVALDO IZAC - -
Jornalista esportivo há 35 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.
Veja perfil completo
Veja todos