Louzer preparou a armadilha para o Guarani vencer o CSA

Treinador soube explorar as costas do lateral-esquerdo Rafinha

por ARIOVALDO IZAC - - - Campinas

Finado jornalista Brasil de Oliveira costumava dizer que 90% das pessoas que acompanham futebol ficam observando a bola rolando pra lá e pra cá, sem se dar conta daquilo que a treinadorzada pretende colocar em prática às suas respectivas equipes.

Pois Umberto Louzer, treinador do Guarani, foi o principal responsável pela vitória de virada de sua equipe por 2 a 1 sobre o CSA, terça-feira passada.

FALTOU MARKETING
Na sua habitual humildade, Louzer não soube fazer o seu marketing, dizendo tintim por tintin sobre a armadilha preparada para o treinador Marcelo Cabo, do time adversário.

Em circunstância como essa, Umberto Louzer precisa descalçar as sandálias da humildade e valorizar aquilo que é bem feito.

Professor Vanderlei Luxemburgo sabe, como ninguém, vender o seu peixinho, valorizando aquilo que dá certo.

PERCEPÇÃO
Pois Umberto Lozer teve a necessária percepção da inconsequência do lateral-esquerdo Rafinha, do CSA, de se mandar seguidamente ao ataque, e consequentemente desguarnecer o setor.

Como não havia cobertura nas costas dele, Umberto mandou os seus comandados explorarem aquele buraco, e por ali nasceram os dois gols bugrinos.

DÚVIDA

Na análise pós-jogo fiquei em dúvida se a orientação da armadilha teria sido programada por Umberto Louzer, ou discernimento da própria boleirada.

Racionando posteriormente, a constatação foi que a estratégia partiu de Umberto Louzer.

A orientação para que o atacante Erik - que substituiu Guilherme - se posicionasse no lado direito, contrariando a principal característica de ocupar o lado esquerdo, foi um fato inconteste.

Se neste espaço não escapam reparos aos trabalhos da treinadorzada, a consciência indica que as virtudes precisam ser igualmente ressaltadas.

ARIOVALDO IZAC - -
Jornalista esportivo há 35 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.
Veja perfil completo
Veja todos