LUTO! Morre no interior paulista ex-lateral da Seleção Brasileira

O ex-jogador será enterrado nesta quinta-feira em São José dos Campos

por Agência Futebol Interior

São José dos Campos, SP, 28 (AFI) - Mais um dia de luto no futebol brasileiro. Na tarde desta quarta-feira morreu o ex-lateral Fidélis (foto), que marcou época no Vasco e que disputou a Copa do Mundo de 1966. Fidélis também foi treinador e teve sucesso no São José nos anos 1980.
Fidélis vinha sofrendo fazia quase um ano com um câncer no estomago e morreu no Hospital Pio XII em São José dos Campos, no interior paulista.

Nascido em São José dos Campos e batizado José Maria Fidélis dos Santos, o ex-lateral tinha 68 anos e teve muito destaque nos anos 1960/1970.

Depois de não ter sequência como treinador, Fidélis fixou-se no subúrbio do Rio de Janeiro, trabalhando com escolinhas de jogadores. Mas, com condição financeira difícil, Fidélis acabou deixando o Rio de Janeiro e indo tratar-se em São José dos Campos, onde teve apoio de alguns dirigentes do São José.

Campeão carioca, brasileiro e da intermediária
Com o apelido de "Touro Sentado", Fidélis foi um dos melhores laterais direito do Brasil, conquistando títulos no Bangu-RJ e Vasco-RJ. Disputou a Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra e, no final de carreira, jogou no São José e entrou para a história do clube, sendo campeão da divisão intermediária de São Paulo (hoje A2). Também vestiu as camisas do ABC-RN e Operário-MS.

No Bangu, conquistou o lendário título carioca de 1966 e, no Vasco, foi campeão brasileiro em 1974.
Como jogador, Fidélis atuou por três temporadas no São José e, depois, como treinador, comandou o “Águia do Vale” nos anos de 1981, 1982 e 1984.

Apesar do bom início como treinador no São José, Fidélis não decolou na carreira. Mas comandou vários times como CSA-AL, Operário de Campo Grande-MS, Campo Grande-RJ, Juventus, Guaratinguetá, Cruzeiro e Guarani de Divinópolis-MG.

Fidélis será enterrado nesta quinta-feira em São José dos Campos.

 
 
" />