Grito da Galera: Mais internautas alfinetam Galvão Bueno e a Globo

Futebol Interior repercutiu a polêmica entrevista que Galvão Bueno concedeu ao jornal Folha de S. Paulo, no último domingo

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 16 (AFI) - O Futebol Interior repercutiu a polêmica entrevista que Galvão Bueno concedeu ao jornal Folha de S. Paulo, no último domingo, e abriu o espaço para os internautas opinarem sobre os principais pontos. Como não poderia deixa de ser, os internautas FI reprovaram a afirmação do narrador de que a Rede Globo deveria mandar ainda mais no futebol brasileiro, por ser ela quem paga a conta.

Confira a opinião de mais internautas:

Galvão Bueno diz que a Globo deveria mandar mais “porque ela [Globo] paga as contas”. Mas será que a Globo realmente “paga as contas”? Um estudo publicado pela Casual Auditores Independentes em 2009 mostrou qual a origem da receita dos clubes que disputaram a primeira divisão do Brasileirão 2009.

Os resultados foram os seguintes:

Direitos de TV 27%

Transferências de atletas 21%

Patrocínio e Publicidade 16%

Social/Amadores 14%

Bilheteria 12%

Outras receitas 10%

Portanto a TV gera (em média) 27% da receita dos clubes brasileiros, enquanto 73% da receita é gerada por outros meios. O número parece alto, mas agora vamos ver como é a participação da TV na receita dos times de outros países.

Inglaterra: 70%

Alemanha: 66%

Espanha: 40%

Itália: 50%

Estados Unidos (futebol americano): 66%

Os números mostram que as equipes estrangeiras recebem uma parcela muito maior de suas receitas da TV, e portanto realmente são “reféns” da TV. Os canais de TV estrangeiros têm o direito de mudar os horários das partidas e de interferir no calendário, porém pagam muito para terem tais privilégios. A Globo tem os mesmo privilégios, mas paga menos que os canais estrangeiros. Os 27% que a Globo paga é insignificante perto do que é pago em outros países, e mesmo assim a Globo parece ter o mesmo poder de barganha com as equipes.

Portanto é inegável que a Globo já manda mais do que deveria, e a afirmação de Galvão Bueno não é apoiada pelos números.

Grato pela atenção, espero que a minha opinião contribua para a discussão!

Leandro Faria


Fica evidente que já manda demais e o fato de pagar pela transmissão não deveria dar direito a ela de suprimir as transmissões ou mentir sempre para criar polêmicas, como foi o caso com Dunga.

O mais recente jogo da seleção de futebol da CBF/Globo/Ricardo Teixeira, não tivemos o direito de ver, exceto quem tivesse tv fechada, (menos de um por cento da população) ou os que tem TV SkyCat por exemplo.

A TV Globo é um flagelo no esporte brasileiro e principalmente no futebol.

Ela tem que pagar pra transmitir e não por exclusividade e não tem que mandar em horários e datas de jogos. Chega disto!

Manoel Santos
Itabuna – BA
@manosantto


Este tal de Galvão Bueno deveria ter mais respeito com as pessoas. Aproveitando a deixa, gostaria de mandar um recado pro ‘Burro Barriquelo’ e para seu amigo Felipe Massa: “Criem vergonha na cara e voltem a pilotar kart. Vocês são a vergonha nacional”.

Tambosi.


E você, caro internauta FI, acredita que a Rede Globo deveria mandar mais no futebol brasileiro? Mande sua opinião para [email protected] ou [email protected]