ONDE ANDA: Tailson, ex-Matonense, Botafogo e Sport

por Agência Futebol Interior

dos ciganos da bola. Trata-se do atacante Tailson, que já passou por quase 20 clubes, entre Campinas, SP, 29 (AFI) - O Onde Anda dessa semana traz um jogador que pode ser considerado um eles Botafogo, Bahia e Atlético-PR. Depois de perambular por muitos cantos, atualmente, o atacante luta para levar o XV de Piracicaba de volta à Série A2 do Campeonato Paulista.

Confira ainda:
E agora? Meia está saindo com irmã de ex-companheiro de seleção

Quando deu os primeiros passos na bucólica Nossa Senhora da Glória, cidade do sertão sergipano, José Ilson dos Santos jamais imaginou os inúmeros caminhos e lugares que iria percorrer. Seus primeiros "chutes" como profissional aconteceram no Bahia. No Tricolor, ele atuou entre 1993 e 95, conquistando o Campeonato Baiano de 94.

Foi justamente atuando pelo clube de Salvador, que Taílson conseguiu sua única passagem pela Seleção Brasileira. Mas não aquela Seleção, que na época contava com craques como Romário, Ronaldo, Bebeto, entre outros. Ele disputou e conquistou o Torneio Mercosul de 95 pela categoria Sub-20.

Após pouco mais de duas temporadas no Bahia, o jogador transferiu-se para o XV de Piracicaba, No Nhô Quim, ele conseguiu o acesso e o título do Brasileiro da Série C de 1995. O atleta começou a despontar para o mundo da bola pela Matonense. No pequeno clube de Matão ele chegou até à elite paulista formando dupla com o meia Piá, ex-Ponte Preta e hoje no Comercial.

Na Matonense, Taílson atuou de 1996 a 98, transferindo-se depois para o Botafogo-SP. Em Ribeirão Preto, ele ficou menos de um ano, em 98, e ainda teve rápida passagem pelo Brasil-RS, antes de ganhar sua primeira oportunidade pelo futebol do exterior. Em 1999, o atleta foi jogar pelo Gamba Osaka, do Japão.

Volta à elite nacional
Sem muito destaque na Terra do Sol Nascente, o centroavante trombador retornou ao Brasil para começar a atuar em clubes de tradição. Em 2000, ele vestiu a camisa do Sport e, um ano depois, foi atuar pelo Botafogo. No time alvinegro, foram mais dois anos e até algumas boas atuações.Depois do Fogão, o jogador tornou ao exterior, mas desta vez rumo à Europa. Ele defendeu o

Sporting Braga, entre os anos de 2002 e 2003. Em 2003, ele voltou ao Brasil e começou uma grande peregrinação.

O atacante jogou por Juventude (2003), Paulista (2003), LokerenExcelsior Mouscron-BEL (2005-06), Shenyang Ginde-CHN (2006), Lierse-BEL (2006-07), Sporting -BEL (2003-04 e 2004-05), Braga-POR (2007) e Atlético-PR (2007-08).Depois do Furacão, Taílson entrou em declínio e nunca mais conseguiu repetir o futebol do início da carreira. O jogador passou por Fortaleza, Confiança-SE e pelo América-MG, em 2009, quando conquistou o acessom para a Série B.



Neste ano, ele disputa a Série A3 pélo XV de Piracicaba, mas apenas como reserva. Tanto que não marcou nenhum gol na competição. Seria este o fim da carreira deste ex-matador de 34 anos? É esperar para ver.

 
 
" />