Liga dos Campeões: Velhos conhecidos se enfrentam nesta terça

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 29 (AFI) - Dois confrontos de peso abrirão as quartas-de-final da Liga dos Campeões na tarde desta terça-feira, e o destaque fica para o duelo entre Bayern de Munique e Manchester United, na Allianz Arena, em Munique.

Veja também:
França saberá os convocados para a Copa no próximo dia 11


As duas equipes reeditam a final da edição de 1999. Na ocasião, o Manchester perdia por 1 a 0 até os acréscimos da partida, mas conseguiu uma virada histórica em menos de dois minutos e sagrou-se campeão, vencendo por 2 a 1. O atual time do Bayern não conta com nenhum jogador que participou da derrota, mas a perda do título ainda dói.

De acordo com Franz Beckenbauer, dirigente do clube e um dos melhores jogadores da história da Alemanha, a derrota foi uma das mais dolorosas da história do Bayern.

Dúvida cruel
O técnico do time alemão, Louis Van Gaal, ainda não sabe se poderá contar com suas duas confronto desta terça. O meia-atacante Arjen Robben sentiu dores durante o último jogo e pode desfalcar a equipe.

"Ele não está contundido, mas não sei se estará 100% a tempo para o jogo. Se ele não estiver totalmente recuperado, não joga", disse o treinador. O craque francês Ribéry também se recupera de lesão e é dúvida para o jogo. Outro desfalque do time será o meia Schweinsteiger, jogador da seleção da Alemanha que não pega o Manchester por motivo de suspensão.

Força máxima
Se no Bayern existe grande preocupação com os desfalques, no Manchester United a história é diferente. A equipe inglesa terá suas principais estrelas à disposição de Sir Alex Ferguson, técnico do time.

Existia a dúvida sobre a escalação do atacante Wayne Rooney e do zagueiro Rio Ferdinand, mas ambos foram poupados do último jogo pelo Campeonato Inglês e estarão recuperados a tempo. Rooney é a principal esperança de gols dos ingleses - o atacante já marcou 33 tentos nesta temporada e é um dos favoritos à conquista da Chuteira de Ouro, prêmio dado ao maior goleador da Europa.

Encontro francês na Liga
No outro jogo desta terça, Lyon e Bordeaux fazem o duelo francês das quartas-de-final no Stade Gerland, casa do Lyon. O confronto entre o heptacampeão francês e o atual campeão do país ganha ainda mais importância por ser o primeiro jogo de mata-mata entre equipes francesas pela Liga dos Campeões.

O Bordeaux faz a melhor campanha da competição, sendo o único time invicto da Liga além de ter sete vitórias consecutivas na bagagem. Mas agora encara o que pode ser seu adversário mais formidável até então.

Apesar de não ter começado bem a temporada, o Lyon vem se encontrando e conseguiu eliminar o poderoso Real Madrid de Kaká e Cristiano Ronaldo nas oitavas-de-final da competição, além de estar apenas dois pontos atrás do líder Bordeaux no Campeonato Francês.

Retrospecto equilibrado
Em jogos pelo Campeonato Francês, o retrospecto de duelos entre os dois times é equilibrado. Ao todo foram 89 confrontos, com 32 vitórias do Lyon, 31 do Bordeaux e 26 empates.

No Stade Gerland, palco do jogo de terça, a vantagem é do Lyon, que venceu 21 partidas contra 12 do Bordeaux. As duas equipes ainda empataram em 12 oportunidades atuando na casa do Lyon.

A maldição das quartas
O Lyon terá que quebrar um tabu pessoal se quiser avançar à fase semifinal da Liga dos Campeões. O time francês chegou nas quartas-de-final em três oportunidades, nas temporadas 2003/2004, 2004/2005 e 2005/2006, e não conseguiu avançar em nenhuma delas.

Caso avance à próxima fase, será a primeira vez que o Lyon conseguirá o feito em sua história.

Confira os confrontos das quartas-de-final da Liga dos Campeões:

Terça-feira
15h45

Bayern de Munique-ALE x Manchester United-ING
Lyon-FRA x Bordeaux-FRA

Quarta-feira
15h45

Arsenal-ING x Barcelona-ESP
Internazionale-ITA x CSKA Moscou-RUS