Temporada do futebol universitário nos EUA começa com 80 brazucas

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 02 (AFI) - O futebol dos brasileiros invade a liga universitária americana. A modalidade, que tem grande prestígio e transmissão por canais de televisão ao vivo, conta nesta temporada (iniciada em setembro) com mais de 80 jovens brasileiros. Estes atletas fazem parte de uma nova geração: estudantes-atletas. Eles cursam universidade e tem a possibilidade de expor sua habilidade com o futebol. Há inclusive jovens que passaram por essa experiência e depois se profissionalizaram.

Veja também:
Marmanjos pagam fortuna para “strip-tease do bem”

O intercâmbio esportivo é uma tendência, pois permite que por meio de bolsas de estudos os jovens tenham uma formação acadêmica diferenciada sem deixar de lado o sonho de jogar futebol.

“A demanda de estudantes-atletas é grande. Hoje, temos uma procura maior por parte dos técnicos de universidades americanas do que realmente dispomos no Brasil. Para dar oportunidade destas bolsas, estamos preparando estes jovens para que tenham tanto a habilidade esportiva quando a preparação escolar adequada”, diz Ricardo Silveira, sócio da 2SV Sports Management, empresa especializada em intercâmbio acadêmico-esportivo.

Os jovens brasileiros encaminhados pela 2SV Sports passam por pré-avaliação com técnicos brasileiros da empresa e por avaliação com os técnicos das universidades americanas. Eventos que acontecem no Brasil. Além da tradicional peneira do futebol, os estudantes-atletas conhecem melhor as bolsas de estudos oferecidas pelas universidades, que inclui estudos, moradia e alimentação.

“Essa oportunidade muda não só a vida do jovem, mas a de seus familiares. Todos passam a acreditar na realização desse sonho”, afirma Rodrigo Rocha, coordenador técnico da 2SV Sports.

Os estudantes-atletas terão a oportunidade de escolher pela carreira esportiva ou ingressarem no mercado de trabalho na área de sua formação, já que muitas multinacionais priorizam na hora da contratação pessoas que tenham o conhecimento não só da língua inglesa, mas da universidade americana e seus mecanismos.

“Os garotos que estão na liga universitária hoje passaram por todas as etapas de avaliação e hoje mostram o futebol e a dedicação aos estudos. Eles podem ser grandes atletas ou excelentes profissionais em suas áreas de formação. Tudo vai depender da vontade deles agora”, completa o coordenador.

A próxima pré-avaliação da 2SV Sports ocorre em 31 de outubro. As inscrições devem ser feitas até dia 26 (segunda-feira) e tem o valor de R$ 230,00 (incluso: inscrição, transporte ida e volta – já que o evento será realizado na cidade de Itatiba - brunch, DVD com todos os jogos da pré-seletiva).