Futebol e TV: Décadas de história lado a lado

Escolher uma emissora para assistir aos jogos do seu time do coração pode ser uma tarefa difícil

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 15 (AFI) - Escolher uma emissora para assistir aos jogos do seu time do coração pode ser uma tarefa difícil. São vários canais na tv aberta, na tv paga, sites pagos e gratuitos na internet, aplicativos e várias outras opções.

Com a grande audiência que os jogos tem e a quantidade de dinheiro que a tv investe nos campeonatos, não é errado dizer que o futebol não vive sem a tv ou que a tv não vive sem o futebol. Mas você sabe quando essa relação começou? Confira na sequência um pouco da história da relação entre o futebol e a tv.

Quando aconteceu a primeira transmissão de futebol na TV?
Apesar de o futebol ser a maior paixão mundial em termos esportivos, a primeira vez que uma partida de futebol foi transmitida por uma emissora de televisão só aconteceu na década de 1930. Uma emissora alemã teria transmitido em 1936 o empate por 2x2 entre Alemanha e Itália.

No Brasil, o primeiro jogo transmitido pela TV só aconteceu em 1958, poucos anos depois da chegada da TV ao Brasil. O clássico entre Santos e Palmeiras realizado na Vila Belmiro em 1955 foi transmitido ao vivo pela TV Record. A partida terminou com vitória do Santos por 3x1.

A primeira Copa do Mundo transmitida pela TV
Mesmo sendo realizada desde 1930, e já com a existência de transmissões de jogos de futebol para alguns países, a primeira Copa do Mundo a ter uma partida transmitida ao vivo pela TV só aconteceu em 1954 na Suíça, com o jogo França x Iugoslávia, a abertura do campeonato. Para os brasileiros, campeões em 1958, a possibilidade de acompanhar uma partida da seleção em uma Copa do Mundo só chegou em 1962, no Chile.

Futebol e TV: Décadas de história lado a lado
Futebol e TV: Décadas de história lado a lado
Diferente do que ocorre hoje, onde você assiste os jogos do seu time em qualquer lugar através de IPTV, Youtube ou qualquer outro dispositivo, a tecnologia disponível na época não permitia que as partidas fossem transmitidas ao vivo, então as fitas dos jogos eram enviadas de avião do Chile para o Brasil, fazendo com que uma partida fosse transmitida com até 2 dias de atraso.

Copa de 70
O ano de 1970 foi o divisor de águas para que a transmissão de futebol pela TV se tornasse o que é hoje. No mundial do México os torcedores brasileiros puderam acompanhar um dos times de futebol mais fantásticos que já existiu em todos os tempos em jogos transmitidos ao vivo.

Apesar de poder acompanhar os jogos ao vivo, os torcedores do Brasil ainda tinham de se contentar com as imagens em preto e branco, enquanto na Europa a transmissão das partidas já foi toda em cores. Somente a partir de 1974 é que as emissoras passaram a transmitir os jogos da Copa do Mundo ao vivo e em cores.

A tv e o futebol construíram uma relação onde hoje, principalmente no futebol brasileiro, um não vive sem o outro, e isso faz com que ambos avancem juntos e se tornem cada vez melhores. Você se lembra qual foi o primeiro jogo que você assistiu na tv?