Na Série 'Os Timaços do Interior' do Portal FI - União São João de Araras

Nos anos 90, virou o maior celeiro de craques do interior de São Paulo e um dos times mais tradicionais do Brasil

por Agência Futebol Interior

Por Nilsinho Zanchetta – Araras-SP

Araras, SP, 21 (AFI) - O União João de Araras surgiu no dia 14 de janeiro de 1981. São 39 anos de fundação. Apesar de jovem, se transformou no maior celeiro de craques do interior de São Paulo e um dos times mais tradicionais do Brasil.

Ao longo de sua trajetória conquistou o título da Série A2 do Paulista em 1987. Foi campeão Brasileiro da Série C em 1988. Conquistou o acesso A Série A do Brasileiro em 1992. Campeão da Série B em 1996. Melhor time do interior no Paulista em 1997 e vice-campeão Paulista em 2002. O União jogou a Série A do Brasileiro em quatro oportunidades: 1993, 1994, 1995 e 1997.

TIMAÇO DE 1992
O melhor time que vi do União São João é o de 1992, o qual subiu à elite do Campeonato Brasileiro da Série A. Velloso, Edinho (Luciano), Maciel (Henrique), Cláudio (Beto Médice) e Roberto Carlos; Vagner (Odair), Alexandre (Vinícius Eutrópio) e Glauco; Israel (Marcelo Conte), Ozias (Zé Luiz) e Esquerdinha (Éder Aleixo).

Grandes Destaques no União São João
Grandes Destaques no União São João

As fotos são do mesmo ano, 1992. Foi o primeiro ano que o União São João subiu à elite do Brasileiro. Na foto, o time de camisa verde: Velloso; Henrique, Roberto Carlos, Vinicius Eutrópio, Beto Médice e Luciano; Glauco, Israel, Odair, Marcelo Conte e Éder Aleixo. Jair Picerni (técnico).

Time de camisa branca na foto:
Velloso; Gefferton, Henrique, Vinícius Eutrópio, Luciano e Roberto Carlos; Glauco, Israel, Odair, Zé Luiz e Marcelo Conte. Técnico Jair Picerni.
Grande Esquadrão do União São João
Grande Esquadrão do União São João

GRANDES REVELAÇÕES
Revelou o maior lateral esquerdo do planeta, Roberto Carlos. Além dele, o União revelou outras dezenas de jogadores que atuaram em grandes clubes do futebol brasileiro como Rogério (Corinthians e Palmeiras), Alexandre (Santos e São Paulo), Vagner (Santos e São Paulo), Edinho (São Paulo e Inter-RS), Cláudio (Palmeiras, Santos e Flamengo).

E mais: Carlos Roberto (portuguesa e Corinthians), Fabricio (Corinthians e São Paulo), Bernardi (Santos e Inter-RS), Danilo Sacramento (Ponte Preta e Guarani), Reinaldo (São Paulo), Luan (Palmeiras), Diego Pituca (Santos), Henrique Dourado (Palmeiras e Flamengo), Flávio (volante Palmeiras), Juninho (meia Palmeiras), Osmar (Palmeiras), Borges (São Paulo e Santos), Léo (Santos), Adinam (Goiás, Sport e Avaí – tomou o 1º gol do Rogério Ceni) entre tantos outros.

ALGUNS CONSAGRADOS
Vestiram o manto do União São João jogadores consagrados como: Aílton Lira, Éder Aleixo, Velloso, Washington (casal 20), João Santos (Bragantino), Aílton (ex-Fluminense), Andrei (Palmeiras), Gilmar goleiro (palmeiras).

E mais: Henrique (zagueiro Corinthians), Pintado (volante São Paulo), Glauco (Santos), Edu Lima, Amarildo, Paulinho Kobaiashi, Piá (Ponte Preta) e João Paulo (Guarani), entre tantos outros jogadores.

BASE EM AÇÃO
União segue em inatividade desde de 2015. As categorias de base, sob o comando do Bata, estão treinando, visando competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol. O objetivo é fazer com que o clube retorne suas atividades por completo em breve.