Estádio de clube tradicional do interior paulista completa 99 anos nesta sexta-feira

Casa do União Barbarense, Antônio Lins Ribeiro Guimarães é um dos estádios mais tradicionais de São Paulo

por Federação Paulista (FPF)

Santa Bábara D'Oeste, SP, 21 (AFI) - Santa Barbara d’Oeste é uma cidade do interior do estado de São Paulo. É conhecida pelo seu forte acerto cultural, que vai desde o artesanato até o esporte.

Inclusive, é neste município que vive um dos mais tradicionais templos do futebol paulista. O estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães completa 99 anos de sua inauguração, nesta sexta-feira (22).

Com capacidade para quase 15 mil pessoas, o estádio está localizado na Rua 13 de Maio, no bairro de Vila Aparecida. Seu nome faz referência ao patrono do União Agrícola Barbarense Futebol Clube, pernambucano apaixonado por futebol que reivindicou, junto à diretoria da Usina Santa Bárbara, uma área destinada para a construção de um campo de futebol para o clube. Dessa forma, a empresa agrícola doou a área desejada, tornando possível a construção do estádio.

ESTREIA!
Quase centenário. (Foto: Divulgação)
Quase centenário. (Foto: Divulgação)
A inauguração do estádio aconteceu em uma tarde do dia 22 de maio de 1921. Na ocasião, a equipe da cidade recebeu em sua nova casa o clube Concórdia, de Campinas, para uma partida amistosa. No duelo, melhor para os anfitriões, que venceram o jogo por 3 a 1.

CONTEMPORÂNEO!
Hoje em dia, o templo que está a um ano de seu centenário continua sediando partidas. Para isso, passou por diversas reformas, tanto de ampliação quanto para melhorar as estruturas. Com uma distância mínima separando torcida do campo, o estádio é palco de jogos da Série A3 do Paulistão.

Além disso, Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães recebeu os jogos do Grupo 7 da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020. Apesar do União Barbarense não ter disputado a última edição da competição, o clube foi representado pelo seu lar em partidas que jogaram Capivariano, Internacional-RS, Confiança-PB e Linense.