Rosário Central x São Paulo - Brasileiro com mais títulos internacionais vai estrear!

Tricolor do Morumbi tem difícil missão na primeira fase da Copa Sul-Americana, comeptição que faturou em 2012

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 11 (AFI) - Sem conquistar nada desde 2012, o São Paulo vai estrear na Copa Sul-Americana, justamente o torneio que venceu há quase seis anos, buscando encerrar a sina. Apesar do jejum, com 12 taças, é o brasileiro com mais títulos internacionais. O adversário da primeira fase será o Rosário Central. A partida de ida acontece na Argentina, no Gigante Arroyito, às 21h30 desta quinta-feira.

O clube hermano traz boas recordações aos brasileiros. Afinal, em 2004, o Tricolor eliminou justamente este adversário nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Na ocasião, Los Canallas venceram a ida por 1 a 0, mas foram derrotados por 2 a 1, no Morumbi. Como não havia critério do gol marcado fora de casa, a disputa foi para os pênaltis. Na marca da cal, vitória paulistana por 5 a 4 - o time comandado pelo técnico Cuca e com Rogério Ceni no gol avançaria até as semifinais, etapa em que seria eliminado pelo Once Caldas, da Colômbia.

São Paulo eliminou Rosário Central da Libertadores de 2004 (Foto: Divulgação)
São Paulo eliminou Rosário Central da Libertadores de 2004 (Foto: Divulgação)

A TEMPORADA
O Rosário Central é apenas o 14º entre 28 participantes do Campeonato Argentino, torneio disputado em formato de pontos corridos em turno único. São 8 vitórias, 7 empates e 7 derrotas. Assim, está fora das colocações que garantem vaga na Libertadores ou na Sul-Americana. Além disso, vai enfrentar o Juventud Antoniana na fase de 32avos de final da Copa Argentina.

O São Paulo começou 2017 de maneira instável, tanto que o técnico Dorival Júnior foi substituído pelo uruguaio Diego Aguirre. Além disso, o time tricolor foi eliminado pelo Corinthians, nas semifinais do Paulistão, e perdeu, por 2 a 1, o jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil para o Atlético Paranaense. A estreia no Brasileirão acontece no final de semana.

São Paulo e Rosário Central não fazem boa temporada (Foto: Divulgação)
São Paulo e Rosário Central não fazem boa temporada (Foto: Divulgação)

OS TIMES
No final de semana, o Rosário utilizou uma equipe quase completa para vencer o Belgrano, pelo placar de 2 a 1, em casa. O volante Maximiliano González, que deve entrar no lugar de Joaquin Pereyra, e o centroavante Marco Ruben, que deve entrar na vaga de Nicolás da Campo, porém, haviam sido poupados nesta partida.

Tudo por conta do jogo deste meio de semana, pela competição internacional. O ex-zagueiro do Palmeiras, Tobio, falou sobre a partida. "Acredito que a vitória e jogar bem são importantíssimos. Creio que temos que ganhar".

A grande novidade do São Paulo deve ser a mudança de esquema. Isso porque o 3-5-2 deve ser utilizado pelo técnico Diego Aguirre. Dessa forma, o recém-contratado Régis seria o novo ala direito, enquanto a linha de três pode ser formada por Éder Militão, Rodrigo Caio e Arboleda. Além disso, Cueva, Marcos Guilherme e Valdívia devem ficar no banco, enquanto Diego Souza sequer está relacionado. Com isso, Nenê e Tréllez formariam o sistema ofensivo.

"Nosso grande objetivo é jogar com personalidade, determinação e encarar isso como a primeira parte da decisão, porque a nossa meta é avançar no torneio. Temos que ser inteligentes para fazer um jogo que seja melhor para as nossas pretensões. A história só será definida no próximo mês, no Morumbi", afirmou o comandante, lembrando o jogo do começo de maio.

Rosário Central poupou titulares na última rodada do Campeonato Argentino (Foto: Divulgação)
Rosário Central poupou titulares na última rodada do Campeonato Argentino (Foto: Divulgação)

MAIOR CAMPEÃO INTERNACIONAL DO BRASIL VAI MELHOR DO QUE EM 2017?
O Tricolor do Morumbi pretende apagar a péssima campanha na Sul-Americana de 2017. Na última temporada, a equipe paulistana foi eliminada pelo Defensa y Justicia ainda na primeira fase. A pequena equipe argentina eliminou os brasileiros com um empate por 1 a 1, em pleno Morumbi, após 0 a 0 na ida. Apesar dos recentes resultados ruins, o São Paulo acumula 12 títulos internacionais.

São três Libertadores, em 1992, 1993 e 2005, anos em que conquistou também o Mundial de Clubes; em 1993, ainda foi campeão da Recopa Sul-Americana e da Supercopa Libertadores. Em 1994, vieram a Recopa Sul-Americana e a Copa Conmebol. Em 1996, Supercopa Conmebol. Por fim, mais recentemente, caneco da Copa Sul-Americana.

São Paulo foi eliminado na 1ª fase da Sul-Americana de 2017 (Foto: Divulgação)
São Paulo foi eliminado na 1ª fase da Sul-Americana de 2017 (Foto: Divulgação)

A VOLTA
A partida no Morumbi está prevista para acontecer no dia 9 de maio, às 21h45, quarta-feira. Vale lembrar que o gol fora é critério de desempate nas competições da Conmebol.

Ficha Técnica

Fase
Primeira Fase
Rodada
1ª rodada
Data
12/04/2018
Horário
21h30
Local
Gigante de Arroyito - Rosário (ARG) ()
Árbitro
Victor Carillo (PER)

Assistentes
Michael Orué (PER) e Stephen Atoche (PER)

Cartões Amarelos
Rosario Central-ARG: Carrizo
São Paulo-BRA: Régis

Cartões Vermelhos
Rosario Central-ARG: Carrizo
São Paulo-BRA: Rodrigo Caio
Rosario Central-ARG
Ledesma;
Nahuel Gómez, Tobio, Cabezas e Parot;
Maxi González (José Fernández), Carrizo e Joel López;
Lovera (Joaquin Pereyra), Zampedri e Marco Rúben (Herrera).
Técnico: Leonardo Fernández
São Paulo-BRA
Sidão;
Éder Militão, Rodrigo Caio, Arboleda e Régis (Bruno Alves);
Jucilei, Petros, Liziero, Reinaldo (Lucas Fernandes) e Nenê;
Tréllez (Valdívia).
Técnico: Diego Aguirre
 
 
" />