Novembro Azul: Atividade física na prevenção do câncer de próstata

Educador físico dá dicas de treinos para ajudar na prevenção da doença

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 04 - Estima-se que um a cada seis homens receberá o diagnóstico de câncer de próstata durante a vida, segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer). A doença, que tem incidência maior após os 50 anos, é a segunda maior causa de óbito por câncer entre homens, e o mês de novembro foi escolhido para conscientização e prevenção deste mal.

PREVENÇÃO
Previna-se
Previna-se

Hoje, já é comprovado que a prática de exercícios contribui para a prevenção de diversos tipos de doença, incluindo o câncer.

Um estudo realizado pelo urologista Michael Hiroshi, do Johns Hopkins Medicine, nos EUA, constatou também essa eficácia na precaução dessa neoplasia na próstata.

MENOR PROBABILIDADE

Além dos benefícios já conhecidos, a pesquisa identificou que homens regulares no ritmo de treinos têm menor probabilidade de desenvolver a doença, assim mesmo como morrer dessa causa.

TREINOS REGULARES

Para o educador físico Rafael Oliveira, da rede de academias SELFIT, um ritmo regular de treinos deve ocorrer de 3 a 5 vezes por semana, somando uma média de 160 minutos.

“Os exercícios físicos promovem uma melhora de todas as funções orgânicas vitais e esse é um dos motivos de seu benefício na prevenção de doenças. Começar uma rotina com frequência exige força de vontade, e com o tempo os resultados se tornam perceptíveis”, destaca Oliveira.

Abaixo, o profissional listou algumas dicas para iniciar uma rotina regular:

·É muito importante fazer uma avaliação médica antes de iniciar uma rotina de treinos, pois dessa forma você identifica e previne possível adoecimentos. Por exemplo, você pode desenvolver uma doença musculoesquelética por conta de um problema já existente nas articulações;

·Parece clichê, mas os exercícios praticados devem ser agradáveis e compatíveis com a idade da pessoa. Estimular o corpo com uma atividade que você não gosta, não vai levar você a dar o seu melhor;

·Comece aos poucos e vá devagar no começo. Os primeiros passos precisam ser dados com calma, em um ritmo crescente e com intervalos condizentes entre um treino e outro para descanso;

·Crie e defina uma rotina com horários certo para os exercícios durante a semana. Assim, você mantém o período de descanso correto para o organismo;

·Busque por uma companhia nos treinos, dessa forma você se mantém motivado.