Times contam com aplicativo para aumentar desempenho em treinos de futebol

Coritiba, Fluminense, Palmeiras e Paysandu estão utilizando tecnologia mobile para tornar atividades ainda mais produtivas

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 12 (AFI) - Vários times de futebol, de salão e de campo, como Coritiba, Fluminense, Palmeiras e Paysandu estão utilizando tecnologia mobile para tornar os treinos ainda mais produtivos.

Preparadores físicos estão substituindo pranchetas e planilhas por um aplicativo capaz de controlar o desempenho dos atletas: o Footsys. Ele emite relatórios de avaliação física, unidade e volume de treino, histórico e evolução dos atletas, assim como o trabalho do time por completo.

Idealizado pelo educador físico Eduardo Zarpelon e desenvolvido pela empresa paranaense DevMaker, o Footsys permite que o preparador veja se o treino está saindo conforme o planejado para que faça as intervenções necessárias no momento em que o time ainda está em campo.

Times contam com aplicativo para aumentar desempenho em treinos de futebol
Times contam com aplicativo para aumentar desempenho em treinos de futebol
“Após conversas com profissionais de diversos clubes do país sobre sua demanda diária, houve a ideia de criar um sistema no qual fosse possível ter acesso às informações de maneira mais rápida e sistêmica, que auxiliasse nas tomadas de decisão para a estruturação de treinamentos”, explica Eduardo Zarpelon.

O maior benefício do Footsys é a velocidade com que se tem acesso às informações qualitativas que auxiliam na tomada de decisão. O app controla o volume de treino, quantidade de sessões e qual o conteúdo de treino a que cada atleta foi submetido, etc. Há informações referentes ao histórico de avaliações, sejam elas físicas ou técnicas, acompanhamento longitudinal dessa evolução (ou não) das avaliações; bem como todo o controle de participação em jogos.

Segundo Ricardo Korobinski, sócio-diretor da DevMaker, o Footsys está disponível para IOS e possibilita o cadastro de mais de 30 atletas, de acordo com as necessidades de cada um e também do grupo.

“O aplicativo permite criação de um usuário por time. Contudo, já estamos trabalhando na versão completa da plataforma para times, possibilitando que vários usuários possam cadastrar e acessar os treinos à distância”, conta.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente com a opção de armazenamento estendido (número de treinos e jogos). Apesar de ter surgido para o futebol, o Footsys também pode ser utilizado em outras modalidades de esporte, como vôlei e basquete.

aaa