Ídolo fazia último gol pelo São Paulo em sua primeira passagem há 17 anos

Com 21 anos naquela oportunidade, o jogador deixou sua marca antes de fazer história com a camisa do Milan na Itália

por Federação Paulista (FPF)

São Paulo, SP, 18 (AFI) - 17 anos atrás, um jovem meia que chamava a atenção pela habilidade com a bola nos pés, dribles, arrancadas e fortes chutes marcava pela última vez com a camisa do São Paulo, antes de desembarcar na Itália, onde se consagraria a nível mundial pelo Milan-ITA. Trata-se de Ricardo Izecson dos Santos Leite: o Kaká.

Com 21 anos, o jovem Kaká marcou no dia 18 de maio de 2003 seu último dos 48 gols feitos na primeira passagem pelo São Paulo. Pela nona rodada do Campeonato Brasileiro da temporada, o talentoso meia abriu o placar na vitória por 2 a 0 diante do Paraná, no estádio do Morumbi. Indo às redes pela última vez antes da sua volta, em 2004, já como um dos grandes nomes da história do futebol.

Gol de Kaká. (Foto: Rubens Chiri / São Paulo)
Gol de Kaká. (Foto: Rubens Chiri / São Paulo)
CARREIRA!

Chegando na Itália, Kaká se mostrou de vez para o mundo. Atuando com o Milan-ITA, o jogador chegou ao auge dentro do futebol, sendo até hoje o último brasileiro a vencer a Bola de Ouro, em 2007, ano que concorria com os ainda jovens Messi e Cristiano Ronaldo. Além do destaque individual, também empilhou títulos, como a Liga dos Campeões, o Mundial de Clubes e diversos títulos nacionais na Itália.

Ídolo do São Paulo. (Foto: Rubens Chiri / São Paulo)
Ídolo do São Paulo. (Foto: Rubens Chiri / São Paulo)
Em 2009, o jogador também fez parte da segunda era galáctica no Real Madrid, sendo contratado por 65 milhões de euros pelo clube espanhol. Após passagem pela equipe madrilenha, Kaká retornou ao Milan em 2013, onde ficou por uma temporada antes de assinar pelo Orlando City-EUA e ser repassado ao clube que o revelou em 2014: o São Paulo.

Além do sucesso com os clubes, Kaká ainda brilhou com a camisa da Seleção Brasileira. Pela equipe canarinha, o meia conquistou quatro títulos: a Copa do Mundo de 2002, as Copas das Confederações de 2005 e 2009 e o Superclássico das Américas de 2014.

FICHA TÉCNICA
São Paulo 2 x 0 Paraná
Competição: Campeonato Brasileiro;
Data: 18 de maio de 2003;
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo;
Árbitro: Wagner Azevedo Tardelli;
Cartões Amarelos: Kaká e Adriano (São Paulo). Ageu (Paraná);
Gols: Kaká (18 do 1º tempo) e Aílton (21 do 2º tempo).

São Paulo: Rogério Ceni; Júlio Santos, Jean, Jorginho Paulista (Alexandre) e Léo Moura; Kaká, Adriano e Souza (Aílton); Carlos Alberto, Ricardinho (Júlio Baptista) e Luís Fabiano. Técnico: Roberto Rojas.

Paraná: Flávio; Cristiano Ávalos, Ageu, Milton (Valentim) e Fabinho; Fernandinho (Dennys), Emerson Cris, Marquinhos e Fernando Miguel; Caio (Waldir) e Flávio Guilherme. Técnico: Cuca.

Natanael Oliveira, especial para a FPF