Há 10 anos, Fernandão marcava primeiro gol com a camisa do São Paulo

Um dos grandes centroavantes da última década, o jogador marcou pela primeira vez em cima do clube onde é ídolo

por Federação Paulista (FPF)

São Paulo, SP, 23 - Fernando Lúcio da Costa, popularmente conhecido como Fernandão, deixou sua marca no futebol nacional na última década. Ídolo do Internacional e Goiás, o ex-centroavante, que foi vítima de um trágico acidente aéreo, fazia há exatos 10 anos, o seu primeiro gol com a camisa do São Paulo.

Quis o destino que Fernandão, conhecido por sua força física, posicionamento e técnica, marcasse o seu primeiro gol pelo São Paulo diante do Internacional, equipe onde é um dos principais ídolos. Pela terceira rodada do Brasileirão 2010, o ex-centroavante marcou o segundo gol na equipe gaúcha, atuando em pleno estádio Beira-Rio.

CARREIRA DE SUCESSO E IDOLATRIA
Nascido em Goiânia, Fernandão começou a fazer seus primeiros gols no Goiás, em 1997. Pela equipe que o revelou, empilhou títulos: o Campeonato Brasileiro da Série B de 1999 e cinco campeonatos Goiano (1996, 1997, 1998, 1999 e 2000). As conquistas e gols feitos chamaram a atenção do Olympique de Marseille-FRA, onde ficou por três temporadas. Ainda na França, teve uma rápida passagem pelo Toulouse.

Há 10 anos, Fernandão marcava primeiro gol com a camisa do São Paulo
Há 10 anos, Fernandão marcava primeiro gol com a camisa do São Paulo
De volta ao futebol brasileiro, chegou ao auge da carreira com a camisa do Internacional. Pelo clube gaúcho, conquistou o Mundial de Clubes e a Libertadores de 2006, a Recopa Sul-Americana de 2007, e dois campeonatos Gaúcho (2005, 2008). Além dos títulos coletivos, ainda venceu diversos prêmios individuais que alavancaram ainda mais sua idolatria no clube.

Antes de encerrar a carreira no São Paulo, Fernandão ainda teve uma curta passagem pelo Al-Gharafa-QAT e um retorno ao Goiás. Pelo Tricolor Paulista, disputou o Campeonato Brasileiro de 2010, fechando a competição nacional com 8 gols. Infelizmente, o centroavante veio a falecer em um trágico acidente de helicóptero no dia 7 de junho de 2014, aos 36 anos.

FICHA TÉCNICA
Internacional 0 x 2 São Paulo -
Campeonato Brasileiro 2010 - 3ª rodada
Data: 23 de maio de 2010;
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS);
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique;
Público: 25.185;
Cartões amarelo: Bolívar (Internacional); Richarlyson (São Paulo);
Gols: Hernanes, aos 37 minutos do primeiro tempo e Fernandão, aos 17 minutos do segundo tempo.

Internacional: Abbondanzieri, Bolívar, Sorondo e Fabiano Eller (Fabiano Eller); Glaydson, Sandro (Alecsandro), Guiñazu, Giuliano e Kleber; Walter (D'Alessandro) e Everton. Técnico: Jorge Fossati.

São Paulo: Rogério Ceni, Alex Silva, Miranda (Xandão) e Richarlyson; Cicinho, Rodrigo Souto (Jean), Hernanes, Marlos (Jorge Wagner) e Junior Cesar; Fernandão e Dagoberto. Técnico: Ricardo Gomes.

Natanael Oliveira, especial para a FPF