São Paulo conquistava o título do Campeonato Paulista há 15 anos

Foi a última conquista estadual do clube do Morumbi desde então; base foi campeã mundial naquela mesma temporada

por Federação Paulista (FPF)

São Paulo, SP, 03 (AFI) - Com a base que conquistaria a Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 2005, o São Paulo confirmava a conquista do seu 21º título paulista há 15 anos, ao empatar sem gols diante do Santos, em Mogi Mirim, pela 17ª rodada do estadual, que era disputado por pontos corridos.

O TÍTULO
Em 2005, o Campeonato Paulista foi disputado por 20 clubes, onde todos se enfrentavam em turno único, tendo o campeão a equipe que somasse o maior número de pontos após 19 rodadas.

São Paulo conquistava o título do Campeonato Paulista há 15 anos
São Paulo conquistava o título do Campeonato Paulista há 15 anos

O São Paulo, de Leão, contava com nomes que conquistariam a Libertadores e o Mundial do mesmo ano como Rogério Ceni, Lugano, Cicinho, Júnior, Josué, Mineiro e Danilo. Durante toda a campanha, o Tricolor apresentou-se de maneira regular e não deu chances aos rivais.

Na 16ª rodada, o São Paulo somava 41 pontos e dependia de uma vitória simples diante da Portuguesa, no Pacaembu, para ficar com o título, pois o vice-líder Santos não o alcançaria mais na pontuação. Apesar do cenário positivo, o Tricolor sofreu a virada para os lusitanos e acabou sendo derrotado, por 2 a 1, adiando o título.

A rodada seguinte colocava Santos e São Paulo frente a frente e a equipe do Morumbi tinha a possibilidade de confirmar a conquista com um empate. O embate derradeiro aconteceu em Mogi Mirim e o placar sem gols deu ao clube do Morumbi o seu 21ª título paulista, o último no quesito estadual desde então.

O São Paulo encerrou o Paulista com 45 pontos, oito de distância para o Corinthians, vice-campeão. O Santos terminou na terceira posição, com 37 pontos, seguido por Santo André, com 33 e São Caetano, que somou 32. O atacante Finazzi, que defendia o América-MG, foi o principal goleador do torneio com 17 gols

ELENCO
O ano de 2005 foi marcado por reformulação no elenco do São Paulo. Nomes como Cicinho, Júnior, Josué e Mineiro foram contratados pelo clube do Morumbi. Além deles, Falcão, o maior jogador de futsal, também fez parte do plantel tricolor na campanha do paulista. Após o término do estadual, Falcão retornou ao futsal.

FICHA TÉCNICA
Santos 0 x 0 São Paulo
Local:
estádio Wilson de Barros, em Mogi Mirim;
Data: 3 de abril de 2005;
Árbitro:
Wilson Luiz Seneme;
Auxiliares: Francisco Rubens Feitosa e Emerson Augusto de Carvalho.

Santos
Henao;
Ávalos, Halisson e Domingos;
Bóvio, Zé Elias (Preto), Rogério, Rossini e Flávio;
Robinho e William (Fábio Baiano) (Deivid).
Técnico: Gallo.

São Paulo
Rogério Ceni;
Fabão, Lugano e Edcarlos;
Cicinho, Mineiro (Renan), Josué, Danilo (Marco Antônio) e Júnior;
Grafite e Diego Tardelli (Luizão).
Técnico: Emerson Leão.

Por Luiz Minici, especial para FPF