Com paciência e entrega, Alexandre Pato vira artilheiro do São Paulo em 2019

Com dois gols, jogador foi decisivo na vitória do Tricolor em cima do Santos

por Agência Estado

São Paulo, SP, 13 - Os dois gols na vitória por 3 a 2 no clássico contra o Santos, no último sábado, no estádio do Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, fizeram Alexandre Pato se tornar artilheiro do São Paulo nesta temporada. O atacante marcou cinco vezes em 2019 e igualou-se ao lesionado Pablo. Ele vinha de três jogos em branco e contou com a paciência do técnico Cuca.

O treinador quer que o atacante seja "mais competitivo" em campo. A ideia inicial de Cuca era utilizar Alexandre Pato praticamente como centroavante no clássico, mas deslocou o jogador para a esquerda porque na lateral direita do Santos estava o zagueiro Lucas Veríssimo. Assim, Pato não teria de voltar tanto para ajudar na marcação.

"Eu ia jogar com o Pato no 4-4-2, com o Everton na esquerda e o Toró na direita. A estratégia era de dois atacantes. Quando entra o Veríssimo na lateral direita, ele já jogou de lateral contra o Palmeiras, numa linha de quatro, e agora também era. Abri o Pato na ponta porque não teria tanto desgaste. Em cima disso, a gente mudou a forma de jogar. Tínhamos treinado duas ou três formas", afirmou Cuca, que elogiou o atacante.

Alexandre Pato quebrou jejum de dois meses no clássico diante do Santos
Alexandre Pato quebrou jejum de dois meses no clássico diante do Santos

"Tenho confiança em todos. Temos tido muita paciência com o Pato. Ele foi mais competitivo. Ele tem se doado bastante. Quando sai, é por opção minha. A técnica dele é indiscutível. Fez um grande trabalho, principalmente pelos dois gols", acrescentou o treinador.

Após o clássico, Alexandre Pato pediu paciência e lembrou dos meses que ficou parado. Ele estava no Tianjin Tianhai, da China, onde atuou pela última vez em novembro de 2018, e acertou com o São Paulo em março deste ano.

"Fiquei três, quatro meses sem fazer nada, negociando o meu contrato. Vim, estou me esforçando, tenho trabalhado para o grupo, tenho feito o que o professor me pede. E quando saem os gols eu fico feliz. Mas importante é o que a gente faz no coletivo. Meus gols são para o time", disse Alexandre Pato.

Mercado da Bola
Contratações
Não houve contratações no período
São Paulo-SP
Elenco ainda não definido
  • Técnico

    Fernando Diniz