Júnior Chávare foi o responsável por elevar a base do São Paulo, campeã da Copa SP

Ele se destacou no Tricolor Gaúcho e foi de grande ajuda para revelar Ramiro, Arthur, Luan e Everton

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 28 (AFI) - Quem observa as categorias de base do São Paulo atualmente, pode não se lembrar ou sequer saber do trabalho de longo prazo existente. Atual campeão da Copa São Paulo, o Tricolor passou por grande reformulação cinco anos atrás.

MOMENTO CHAVE PARA MUDANÇA NO SP

O primeiro passa para a mudança foi a contratação de Júnior Chávare, que estava no Grêmio, como gerente executivo das categorias de base. Ele se destacou no Tricolor Gaúcho e foi de grande ajuda para revelar Ramiro, Arthur, Luan e Everton.

No São Paulo, ele fez questão de trazer alguns profissionais para ajudar na reformulação das categorias de base. Foi ele também que trouxe André Jardine, atualmente técnico do profissional, para comandar os garotos de Cotia.

TRIO TRANSFORMOU O TRICOLOR

Diego Cabrera, que está no Internacional, foi o nome escolhido para ser o coordenador técnico. Foi esse trio que modificou a mentalidade dos jogadores, trazendo um espírito competitivo ao longo do tempo.

Hoje no Tubatão-SC, Júnior Chávare foi o grande responsável por elevar as categorias de base do São Paulo.
Hoje no Tubatão-SC, Júnior Chávare foi o grande responsável por elevar as categorias de base do São Paulo.

Um ponto fundamental foi a construção de um esquema e estilo de jogo. A padronização fez com que os jogadores se acostumasse e soubessem exatamente o que fazer, não importasse em qual categoria estivesse jogando.

"MADE IN COTIA"

O resultado foi o que vemos hoje. Com o slogan "Made in Cotia", o São Paulo conquistou 41º título diante do Vasco desde o início de 2015. Só para comparação, entre 2006 e 2014 foram 28 conquistas.

NO TUBARÃO

Atualmente, Júnior Chávare é executivo da K2 Soccer, empresa que administra o Tubarão, de Santa Catarina, e trabalha de perto com as categorias de base.