Série C: Eleição executiva e do Conselho do São Bento será neste sábado

Para o pleito da nova diretoria, apenas uma chapa se inscreveu, encabeçada pelo empresário e atual vice-presidente Almir Laurindo

por Rivail Oliveira

Sorocaba, SP, 09 (AFI) - Neste sábado (10), o Esporte Clube São Bento, que em setembro completou 107 anos, vai às urnas. Estarão ocorrendo a eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo do clube para triênio 2021, 2022, 2023. Para o pleito da nova diretoria Executiva, apenas uma chapa se inscreveu, encabeçada pelo empresário e atual vice-presidente Almir Laurindo, chapa "Bentão acima de tudo".

Segundo o presidente do Conselho, Francisco Garcia Loureiro, que falou ao site Esportivo Sorocaba, o clube tem cerca de 290 sócios aptos a votar (e serem votados) nas eleições e não são aceitas procurações. “Pelo estatuto atual eram sete diretorias, ea partir de janeiro 2021, e pelo novo estatuto serão nove. Para o Conselho Deliberativo serão eleitos dez por centro do número de sócios aptos

A única chapa para a Executiva é formada por: presidente: Almir Laruindo; vice: Florísio Viana; secretário: Rodrigo Castanho; tesoureiro: Edson Oliveira; diretor de Futebol: Carlos Arhiê; futebol amador: Godofredo Campos Borges e dir. de Patrimônio: Kaio Dorta. A equipe tem ainda: Juliano Amorim, Edmilson Bilbau, Paulos César Isquierdo, Jesuel Gomes, José Abraao filho, Bruno César Duarte, Washington Franco, Luiz Camassi, Giovani Prieto e Florisio Viana.

 Francisco Garcia Loureiro, presidente do Conselho Deliberativo do São Bento
Francisco Garcia Loureiro, presidente do Conselho Deliberativo do São Bento
ELEIÇÃO DO CONSELHO
Mas tão importante quanto o pleito do Executivo, é a eleição dos novos conselheiros clube. Concorrem duas chapas: “Sou Bento” e “Salve a chama sempre viva!”. O Portal Esportivo Sorocaba conversou com o presidente do Conselho, Francisco Garcia Loureiro, e com representantes das duas chapas, Vinicius Rostelatto e Roberto Duarte. O presidente do Conselho explica que a eleição será sábado, dia 10, desde 9h na Sede Social e Administrativa, R. Cel. Nogueira Padilha, 657, Vl Hortência. A eleição das chapas é pelo voto e não existe aclamação.

BALANÇO DO TRIÊNIO
O presidente do atual Conselho disse que foram conquistados vários benefícios para o clube no último triênio: registro da marca São Bento, a revitalização do complexo Humberto Reale, a obtenção do AVCB, a reforma do Estatuto Social, realização de parcerias com a Associação Comercial de Sorocaba e acompanhamento e apoio à base.

“Também conseguimos a revitalização do ônibus, a instalação de um para-raios supermoderno no CT Lauro Rodrigues. E este mês ainda estaremos terminando de construir no CT outras melhorias , que fazem parte de gestão”, destacou Francisco. Ele destacou o bom relacionamento com a atual diretoria, o clube, para s ter uma gesta de relacionamento entre Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal.

Novo estatuto – O conselheiro falou ainda do novo estatuto do clube: “Eu acho que um dos pontos mais altos é exatamente esse novo estatuto que vai trazer uma modernidade, uma adequação, as normas da Federação, da CBF etc”,disse Francisco, que acredita que é preciso ainda que os novos conselheiros continuem a implantar benefícios aos sócios pois hoje só se tem o acesso aos jogos.

CHAPA 'SOU BENTO'
Em conversa com Vinicius Rostelato, da Chapa “Sou Bento”, ele detalhou os objetivos da chapa: “Nossa chapa é composta por um grupo de torcedores de diversas vertentes sociais e profissionais, todos com importante histórico de envolvimento com as causas do clube. Nosso objetivo é unir forças para fazer do Azulão um clube forte, sustentável e moderno, sem perder as raízes. Acreditamos na importância de Conselho Deliberativo atuante, democrático e comprometido com o estatuto do clube”, disse Vinicius que prossegue:

“Nosso grupo tem como principal meta auxiliar a Diretoria Executiva em ações para ampliar a relação com os torcedores e a cidade de Sorocaba, além de fiscalizar as ações da gestão, a saúde financeira do clube e propor ideias que possam contribuir para o crescimento do E. C. São Bento. Tudo pautado pela transparência e participação dos sócios”, relatou. “Nosso objetivo é unir forças para fazer do Azulão um clube forte, sustentável e moderno, sem perder as raízes. Acreditamos na importância de Conselho Deliberativo atuante, democrático e comprometido com o estatuto do clube”, acrescentou.

Segundo Vinícius a chapa pretende trazer o sócio para a vida do clube. A torcida do São Bento é bem pluralista, temos funcionários públicos, autônomos, advogados, administradores, enfim diversos perfis técnicos que podem colaborar com os diversos temas do clube. Hoje, o Futebol passa por um processo de transição que exige atualização e modernidade. Conciliar a disponibilidade do quadro social do clube às demandas do clube é a nossa principal função. Queremos trazer o sócio para o debate e, principalmente, para a colaboração ao clube”, finalizou.

Integrantes da Chapa: Vinícius Rostelato, Anderson Fernandes, William Alves, Antônio Marcos Cabrera, Wellington Fernandes, Alexandre Feliciano, Diego Ortega, Guilherme Feliciano, Maycon Assaf, Renato Carbonieri, José Ricardo Nardi, Luiz Briviglieri,Francisco Loureiro, Maria Helena Ramalho, Nilson Ortega, Ligia Ramalho, Márcio Milego, Fábio Alex, Fábio Mariano, Mozart Gonzaga, Aparecido Germano, Maurício Rezzani, Bruno Resta Neto, Luiz Campos Junior, Osvaldo Longhi, Márcio Molina, Gerval Jonas, Cassio Moron, Carlos Lima e Bruno Petrucci.

CHAPA 'SALVE A CHAMA SEMPRE VIVA'
Também conversou com a chapa “Salve a chama sempre viva”, através de Roberto Duarte: “Estamos encabeçando a chapa "Salve a chama sempre viva!" onde estão mais seis apaixonados torcedores pelo São Bento. Somos torcedores, que, amamos o Azulão sorocabano e entendemos que somando esforços e compartilhando ideias podemos contribuir para o fortalecimento do nosso clube fora das quatro linhas”, disse Roberto.

Roberto enumerou as propostas da chapa: “Pretendemos trabalhar junto a DE (Diretoria Executiva), a reativação, envolvimento e proposições para a área social, envolver os sócios, torcedores e comunidade aproximando-os ainda mais do clube; fiscalizar os atos da DE, buscando a transparência e independência”, disse o candidato, que prossegue nas propostas:

“Pretendemos colaborar na construção do futuro do clube com propostas estruturantes; reconhecendo nosso glorioso passado, buscar soluções concretas para preservar nossa história ao mesmo tempo em que construímos o futuro. Assim pretendemos juntos, fazer do São Bento um clube do tamanho que desejamos e sonhamos”, finalizou Duarte

Integrantes da chapa: Roberto Duarte, ,Augusto Jardim, Bruno Soriano, Luiz Henrique, Itamar Tostes, Reinaldo Amaral e Sergio Marques.