Clube tradicional do interior comemora sete anos de título no ano do centenário

Clube superou o Batatais na grande final e embalou série de quatro acessos em quatro anos

por Federação Paulista (FPF)

Sorocaba, SP, 25 (AFI) - 25 de maio de 2013. Essa data com certeza está gravada na mente do torcedor do São Bento. Exatamente sete anos atrás, o clube de Sorocaba superava o Batatais para conquistar um título no ano do seu centenário e ter uma arrancada histórica de acessos estaduais e nacionais.

CAMPANHA!
O Paulistão A3 de 2013 previa três fases em seu regulamento. A primeira foi disputada no formato de pontos corridos em turno único, totalizando 19 partidas entre as 20 equipes participantes. As oito primeiras equipes se classificavam para a fase seguinte, enquanto duas disputavam a final.

Acesso e título. (Foto: Leonardo Britos/FPF)
Acesso e título. (Foto: Leonardo Britos/FPF)
O São Bento se sobressaiu dos demais clubes na primeira fase, liderando a competição e terminando com 40 pontos, cinco de distância sobre o segundo colocado Flamengo de Guarulhos. Além disso, o time terminou com o segundo melhor ataque e uma das melhores defesas.

DESAFIOS!
Na segunda etapa do estadual, os oito times classificados foram divididos em dois grupos com quatro equipes cada, disputando jogos de ida e volta. Os líderes se classificavam para a final e consequentemente alcançavam o acesso para a Série A2 da temporada seguinte. Os segundos colocados de cada grupo também conseguiam o acesso.

No Grupo 2, o São Bento disputava a vaga na grande final com Sertãozinho, Itapirense e Inter de Limeira. A classificação tomou contornos épicos, já que o gol do acesso saiu apenas aos 46 do segundo tempo de uma partida antológica contra o Sertãozinho, na sexta e última rodada da segunda fase. Somando 9 pontos – com duas vitórias, três empates e uma derrota – o clube garantiu também uma vaga na decisão.

GRANDE FINAL!
Por ter feito uma primeira fase superior, o São Bento iniciou a disputa atuando fora de casa, no Estádio Oswaldo Scatena, casa do Batatais. Com uma ótima vitória na partida de ida, venceu o jogo por 3 a 1,com gols de Marcos Vinicius, Gabriel Barcos e Veloso. Thiago descontou para os mandantes.

Troféu na mão. (Foto: Leonardo Britos/FPF)
Troféu na mão. (Foto: Leonardo Britos/FPF)
No dia 25 de maio de 2013, a torcida do São Bento lotou o Estádio Walter Ribeiro para a partida decisiva da competição. Precisando do resultado, os visitantes abriram o placar. aos 38 minutos do primeiro tempo, com Marcelinho.

O São Bento, porém, não deixou o adversário colocar 'água no chopp' e empatou quatro minutos depois. Veloso cobrou falta com maestria e fez o último gol da campanha. O resultado foi administrado na segunda etapa e suficiente para levar o segundo troféu de campeão do Paulistão A3 para Sorocaba - já havia ganho em 2001.

ACESSOS!
No ano seguinte, o São Bento conquistou mais um acesso, da A2 para o Paulistão. Em 2015, uma boa campanha no estadual deu ao time uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

O time aproveitou o embalo e conseguiu mais uma subida, desta vez para a Série C. Já em 2016, o a torcida benedetina mais uma vez teve motivo para comemorar, com o clube conquistando o acesso para a segunda divisão nacional.

FICHA TÉCNICA

São Bento 1 x 1 Batatais

Competição: Paulistão Série A3 2013
Local: Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba
Público: 9.367
Árbitro: Luiz Vanderlei Martinucho

São Bento: Henal; Marcos Vinícius, Carlão, Samir e Cortez; Wilian, Floriano, Veloso e Tiago Tremonti; Lelo e Gabriel. Técnico: Edson Vieira

Batatais: Adnam; Renan, Edson Batatais, Marcão e Tobias; Jordy Guerreiro, Carlos Eduardo, Walker e Marcelinho; Luciano e Tiaguinho. Técnico: Ricardo Pinto

Gols: Marcelinho (38'/1ºT) e Veloso (42'/1ºT).