Eduardo Kobra homenageia Pelé com mural em Santos: 'Imagem icônica'

O artista manteve o efeito da luz nas mãos da foto original, mas realizou adaptações de acordo com as características de seu trabalho

por Agência Estado

São Paulo, SP, 20 - Prestes a completar 80 anos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, já ganhou um presente antecipado: um mural com sua imagem pintado pelo renomado artista Eduardo Kobra. A obra foi realizada em Santos, na Ponta da Praia, e também exibe outros símbolos da cidade. O painel foi concluído no último domingo e virou atração turística.

Kobra decidiu retratar uma cena icônica de Pelé em campo pela seleção brasileira captada pelo fotógrafo Luiz Paulo Machado, quando trabalhava na revista Placar. A imagem mostra um coração desenhado, curiosamente, pelo suor escorrido na camisa.

O artista manteve o efeito da luz nas mãos da foto original, mas realizou adaptações de acordo com as características de seu trabalho, usando mais cores e dando a impressão de que o Rei do Futebol está projetado para fora do mural, em efeito 3D. O muralista usou a licença poética para escrever "Santos" embaixo do coração, como referência ao amor do jogador pela cidade e pelo clube.

"Parte do meu trabalho fala de personagens e personalidades que realmente fizeram algo relevante para a humanidade. O painel do Pelé se deu por esse mesmo motivo. Por tudo o que ele fez pelo esporte, por tantas gerações que ele influenciou e influencia até hoje. Pelos cinco continentes pelos quais eu passei o nome do Pelé ainda é reverenciado como um talento brasileiro. Não é por acaso que ele foi eleito o Atleta do Século", diz Kobra, em entrevista ao Estadão. O maior jogador de todos os tempos completará 80 anos na próxima sexta-feira, 23.

MAIS ÍCONES!
Localizado em frente ao Mercado do Peixe, o mural "Coração Santista" destaca, além de Pelé, outros três ícones da cidade: os estivadores do Porto de Santos, a Bolsa do Café e o bonde. A pintura está desenhada em uma parede de 800 metros e levou 45 dias para ser concluída no Centro de Atividades Turísticas (CAT), situado em uma região que está passando por um processo de revitalização.

Pelé foi homenageado em Santos
Pelé foi homenageado em Santos
"Eu visitei a Bolsa do Café e fiquei impressionado com a belíssima arquitetura, com a conservação da parte interna do prédio. Realmente excepcional por toda a representatividade do Brasil contida naquele espaço específico. Eu queria falar algo sobre aquele espaço. Me chamaram muito a atenção as colunas, as esculturas que existem no topo. Isso acabou me impulsionando a criar esse detalhe", observa o muralista.

Um dos mais conhecidos artistas urbanos do mundo, Kobra usou cerca de 300 latas de spray e precisou de dois meses para pesquisar e planejar todo o projeto. Ele e sua equipe passaram 45 dias em Santos trabalhando com a proteção de telas para que a surpresa a Pelé é à cidade não fosse revelada.

"Fiz pesquisas históricas, iconográficas e resgatei memórias afetivas. Para chegar ao resultado final, fiz mais de 30 desenhos, buscando o equilíbrio certo entre as cenas, o uso correto de cores e preto e branco e o respeito e valorização da cultura e da história de Santos", conta. "A imagem do Pelé é icônica, uma referência", acrescenta.

MAIS DETALHES!
As telas e os andaimes que utilizou para o trabalho começaram a ser retirados às 7h do último sábado. No domingo, o muralista voltou ao local para mais alguns retoques e para assinar a obra, sob aplausos de admiradores e curiosos.

Kobra tem mais de 40 murais espalhados pelo mundo. O artista já retratou personalidades históricas como Dalai Lama, Mahatma Gandhi, Martin Luther King Jr. e Ayrton Senna, um de seus ídolos. O piloto foi eternizado em Ímola, na Itália, local do acidente que culminou na sua morte, e também no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Recentemente, o brasileiro lançou um projeto sobre o Líbano, que sofreu com a recente explosão em Beirute. A tela será leiloada até o dia 22 de outubro e toda renda será destinada ao país do Oriente Médio. Em 2021, ele vai pintar "Ao Líbano, Com Carinho".