Paulistão: Santo André anuncia pacotão com meia ex-Palmeiras e goleiro ex-Guarani

O atacante Ronaldo, o arqueiro Henal e o meio-campista Cristian Mendigo reforçam o elenco do Ramalhão

por Agência Futebol Interior

Santo André, SP, 26 (AFI) - O Santo André confirmou, na tarde desta terça-feira, a chegada de três importantes reforços para a disputa da próxima edição do Campeonato Paulista. O atacante Ronaldo, o goleiro Henal e o meia Cristian Mendigo são as caras novas do elenco do Ramalhão.

QUEM É O ATACANTE?
Ronaldo Henrique Silva, 28, é paulistano e foi revelado pela Portuguesa, estreando entre os profissionais em 2009. Rodou por Guarani, Joinville, Yokohama FC, do Japão; Ituano, Botafogo, Fortaleza, Botafogo-SP e São Bento até o começo da atual temporada.

Ronaldo - Foto: Vitor Silva/SSPress
Ronaldo - Foto: Vitor Silva/SSPress

Em 2019, marcou seis gols em 16 partidas do Paulista da Série A2, competição no qual sua equipe, o XV de Piracicaba, perdeu o acesso ao Paulistão para a Inter de Limeira. No segundo semestre, anotou um tento em dois jogos pelo Perak FA, da Malásia.

Além disso, conquistou o Brasileiro da Série B em duas oportunidades; em 2011, com a Lusa, e em 2015, com o Fogão.

QUEM É O GOLEIRO?
Anderson Silva Santana, 34, é natural de Tupã (SP), foi revelado pelo Força-SP e já passou por Osvaldo Cruz, Olímpia, Desportiva Ferroviária, Tupã, Guaçuano, Penapolense, Juventus-SC, Anapolina, Inter de Limeira, Rio Branco, Batatais, Guarani e Cuiabá.

Henal - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação
Henal - Foto: Divulgação

O arqueiro, de 34 anos, está disputando o Brasileiro da Série B pelo São Bento, clube com o qual é mais identificado. Em Sorocaba, conquistou o Paulista A3 de 2013 e o acesso no Paulista A2 de 2014, mas também foi rebaixado no Paulistão e na Série B de 2019 com o Bentão.

QUEM É O MEIA?
Cristian Martins Cabral, 40, nasceu em Uruguaiana-RS e trabalhou por Flamengo-SP, Velo Clube, Guarani, Juventus-SP, Ituano, Paraná, Palmeiras, Coritiba, Nautico, América-RN, Fortaleza, Paraná, Vitória, Ituano, Bragantino, Ponte Preta, Mogi Mirim e Aparecidense.

Em 2019, conquistou o Paulista A2 com o próprio Santo André, anotando três gols em 14 partidas, e disputou Série D e Copa Paulista pela Ferroviária, balançando as redes adversárias três vezes em 23 jogos. Além disso, em 2014, faturou o Paulistão de 2014 com o Galo de Itu.

Cristian Mendigo - Foto: Divulgação  - Foto: Divulgação
Cristian Mendigo - Foto: Divulgação

SÉRIE A1 DE 2020
A Federação Paulista de Futebol (FPF) e os clubes optaram por manter o mesmo regulamento do Paulistão que vinha sendo utilizado nos últimos anos.

Ou seja, quatro grupos de quatro na primeira fase, na qual as equipes enfrentam adversários das outras chaves. Os dois melhores de cada uma delas avançam às quartas de final, enquanto os dois piores gerais vão cair para o Paulista A2 de 2021. O Santo André está no Grupo B, ao lado de Botafogo, Novorizontino e Palmeiras.