Paulista A2: Ex-técnico do Maringá FC, Fernando Marchiori acerta com Santo André

O novo comandante do Ramalhão iniciou sua carreira de treinador como interino no Luverdense, mas se destacou no Cuiabá

por Agência Futebol Interior

Santo André, SP, 22 (AFI) - Disposto a lutar pelo acesso no Campeonato Paulista da Série A2, o Santo André confirmou que será dirigido pelo técnico Fernando Marchiori, treinador mais vitorioso da história do Maringá FC. No começo do ano, o Ramalhão foi rebaixado no Paulistão nas mãos de Sérgio Soares.

Junto do novo comandante, chegam: o auxiliar, Genilson França; o preparador físico, Hamilton Faria; e o preparador de goleiros, Felipe José da Silva. Em contato com o Portal Futebol Interior, Fernando Marchiori falou sobre a chegada ao ABCD Paulista.

"Muito feliz por ter este desafio. O Santo André é um clube de muita tradição, com uma apaixonada torcida. Chego com a missão de tentar fazer o meu melhor. Posso prometer muita entrega, disposição e trabalho. Estou muito contente por ter esta primeira oportunidade à frente de uma equipe paulista", comentou.

Paulista A2: Ex-técnico do Maringá FC, Fernando Marchiori acerta com Santo André
Paulista A2: Ex-técnico do Maringá FC, Fernando Marchiori acerta com Santo André

HISTÓRIA NO MARINGÁ FC
Com três taças, Marchiori é o técnico que mais títulos conquistou na história do Maringá FC. Em 2015, campeão invicto da Taça FPF, com 77% de aproveitamento, o que levou a Zebra ao Brasileiro Série D de 2016. Em 2017, venceu a Segunda Divisão Paranaense, colocando o time na Elite do Estadual. Ainda na temporada passada, bicampeonato da Taça FPF e vaga no Brasileiro Série D de 2018.

Nas duas campanhas que resultaram em títulos nas copas, o time teve o melhor ataque e a melhor defesa. Somando todos os jogos de Estadual, Taça FPF e Brasileiro Série D disputados entre 2015, 2017 e 2018, o Maringá perdeu apenas uma vez atuando em casa. Sob comando de Fernando Marchiori, foram 61 partidas: 34 vitórias, 15 empates e 12 derrotas, com aproveitamento de 64%.

SAIBA MAIS
Fernando Marchiori, antes de virar técnico, foi jogador e iniciou sua carreira na Portuguesa. Depois, passou por Juventus-SP, ECO-SP, onde foi campeão Paulista da Séries B1 e B2, CRB-AL, Avaí-SC, União Barbarense-SP, Paraná Clube, América-SP, Mogi Mirim e Juventude-RS. Fora do Brasil, jogou por Istres Ouvest-FRA, San Fernando-ESP e Puertollano-ESP.

Paulista A2: Ex-técnico do Maringá FC, Fernando Marchiori acerta com Santo André
Paulista A2: Ex-técnico do Maringá FC, Fernando Marchiori acerta com Santo André

A carreira de treinador começou com estágios no Deportivo La Coruña e no Cádiz, ambos clubes do futebol espanhol. Na Espanha, o comandante estudou e certificou-se no curso de monitor realizado pela Real Federação Espanhola de Futebol. Entre agosto de 2009 e agosto 2013, Marchiori comandou a Seleção Brasileira Macabi de Futebol de Campo, onde foi campeão da Macabiada Australiana 2010.

O treinador iniciou sua carreira de técnico como interino no Luverdense, mas se destacou no Cuiabá. Na primeira passagem pelo clube cuiabano, além de conquistar o Estadual, entrou para história após titulo inédito da Copa Verde de 2015, o que valeu uma inédita vaga na Copa Sul-Americana a um clube do Mato Grosso. Foram 37 jogos: 19 vitórias, nove empates e nove derrotas. Na segunda passagem, chegou a ficar nove partidas invicto, com mais de 810 minutos sem levar gol.