Homem do acesso, Francisco Diá agradece Sampaio Corrêa e elogia torcida

Treinador deixou o comando do clube maranhense no início da semana

por Agência Futebol Interior

São Luís, MA, 10 (AFI) - O ciclo do técnico Francisco Diá (foto) se encerrou no Sampaio Corrêa. Mas o experiente treinador sai pela porta da frente. O comandante foi o responsável por conquistar o acesso na Série C do Campeonato Brasileiro no ano passado. Diá fez questão de deixar uma carta agradecendo a oportunidade na Bolívia Querida e elogiando o torcedor maranhense.

Natural de Natal, Francisco Diá vem de uma sequência positiva de resultados. Antes do acesso com o Sampaio Corrêa, ele foi campeão paraibano e obteve vagas para a Série D 2015 e Copa do Nordeste e Copa do Brasil 2016 no Campinense. Pelo Icasa, o comandante garantiu o acesso à Série B e vice-campeonato da Série C do Brasileirão em 2012.

Já no Botafogo, o treinador conquistou o título da Copa Paraíba em 2010. No América-RN, em 2009, livrou o clube do rebaixamento na Série B. Enquanto isso, no Alecrim-RN, ele conquistou vaga para a Série C, assim como no Santa Cruz. Houve ainda o título estadual com o Baraúnas em 2006.

Confira a carta na íntegra:


Chegamos ao fim de um ciclo de trabalho. Foi um período de muita luta e, sobretudo, de muita recompensa na Bolívia Querida. Agradeço a Sergio Frota, amigo e presidente do Sampaio Corrêa, aos torcedores desse estimado clube, que nos apoiaram nessa incansável jornada, mas que sofreram assim como nós com os últimos resultados em campo, que fugiram do desejo da comissão técnica. Agradeço também ao nosso vice-presidente, o deputado Josimar de Maranhãozinho, pela atenção conosco e apoio.

Nesta passagem pela Bolívia Querida, foram 16 meses de muita dedicação, de muito empenho e, acima de tudo, de muito trabalho. Chegamos quando o clube estava em ameaça de ser rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Maranhense. Naquele momento, reformulamos o elenco, incorporamos jogadores qualificados e o resultado foi o título do Estadual, elevando a autoestima do Tricolor. Como êxito ao sermos campeões, o Sampaio garantiu as vagas para a Copa do Brasil e Copa do Nordeste de 2018, acrescentando orçamento e calendário ao clube, obtendo um rendimento financeiro desejado pela diretoria.

Ao começar a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro 2017, mantivemos o elenco, mas trouxemos peças pontuais para aumentar o nível técnico do grupo e fomos em busca do maior objetivo: garantir a Bolívia Querida na Série B. Campanha essa que foi muito satisfatória, ao conquistarmos o retorno à Segunda Divisão nacional com muita união e empenho de todos do clube, mais uma conquista que jamais esquecerei.

Iniciamos, então, o ano de 2018 com a manutenção do foco na obtenção de receitas para o clube, ao mesmo tempo em que conquistamos bons resultados em competições nacionais, como a Copa do Brasil, na qual avançamos até a terceira fase da disputa, como também a chegada às quartas de final da Copa do Nordeste. Os jogos acontecerão agora contra o Vitória-BA.

Não tivemos sucesso como gostaríamos no Campeonato Maranhense. Porém, nossa relação foi pontuada na parceria e lealdade a Sergio, um amigo que nos deu confiança e fez de tudo para garantir o apoio ao nosso trabalho. O Sampaio avançou no seu orçamento, mas ainda distante dos concorrentes, até certo ponto desigual frente ao cenário do futebol nacional e todos sabem as dificuldades econômicas e desigualdade frente alguns adversários. Apesar disso, mantivemos a determinação e asseguramos, por mais um ano, as vagas na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste para o ano de 2019.

Com isso, para garantir um ambiente harmônico, pela união no clube e, especialmente, ao trabalho de Sergio, foi melhor interromper esse trabalho, que teve muitas alegrias em 16 meses de muita dedicação.

Deixamos o clube pela mesma porta a qual entramos, na certeza de que estaremos torcendo pela boa campanha do Sampaio Corrêa na Série B do Campeonato Brasileiro e na Copa do Nordeste.

Meu eterno agradecimento,

Francisco de Assis Ciríaco dos Santos (Diá)
.

 
 
" />