Time licenciado domina conquistas do Rondoniense na década. Relembre todos!

Campeões entre 2010 e 2019 tem amplo predomínio do interior sobre a capital; cidade de Vilhena é a que tem mais títulos

por Agência Futebol Interior

Porto Velho, RO, 25 (AFI) - No período entre 2010 e 2019, o Campeonato Rondoniense teve sete campeões. O fato curioso é que a equipe com maior predomínio na década não está mais em atividade atualmente: o Vilhena Esporte Clube, que faturou três títulos.

O Portal Futebol Interior preparou um especial com os dez últimos campeões do Campeonato Rondoniense. Na contagem de títulos, o levantamento considera apenas a fase profissional da competição, iniciada à partir de 1991. Confira!

Vilhenense é o atual campeão do Rondoniense (Foto: Divulgação)
Vilhenense é o atual campeão do Rondoniense (Foto: Divulgação)

2010 - Vilhena

O VEC começou a nova década da mesma forma em que terminou a passada: faturando o título estadual. O bicampeonato foi conquistado em cima do Ariquemes Futebol Clube, com vitória por 2 a 1 no primeiro jogo e empate em 3 a 3 na volta. O Campeonato Rondoniense daquele ano foi disputado por oito equipes.

2011 - Espigão

Em um Estadual enxugado, com apenas seis equipes participantes, o Espigão conquistou o título inédito do Rondoniense. E o vice-campeão mais uma vez foi o Ariquemes. Na ida, o Espigão venceu por 1 a 0, resultado repetido pelo Ariquemes na volta, com o título sendo conquistado na disputa por pênaltis, com vitória por 6 a 5 do Caçulinha de Rondônia.

2012 - Ji-Paraná

O maior campeão Rondoniense, com nove títulos, levantou a taça do Estadual pela última vez em 2012. Na final, a equipe despachou o Espigão, com 2 a 2 na ida e 4 a 2 na volta. Na edição em questão, o Ji-Paraná registrou sonora goleada contra o União Cacoalense, por 7 a 2, pela sétima rodada.

2013 - Vilhena

Com direito a goleada na final, o Vilhena conquistava mais um título na década. Contra o Pimentense, a equipe aplicou 5 a 0 no primeiro jogo da decisão. Na grande final, o adversário até ensaiou uma reação, mas o 3 a 1 decretou o título ao Vilhena.

2014 - Vilhena

Bicampeonato para o segundo maior vencedor do Campeonato Rondoniense, com cinco títulos. Assim como em 2010, o título foi conquistado novamente em cima do Ariquemes, com empate em 0 a 0 na ida e vitória por 1 a 0 na volta. Pela Copa do Brasil de 2014, o Vilhena enfrentou o Palmeiras, na primeira fase. Acabou eliminado com derrotas por 1 a 0 em casa e 2 a 0 no Pacaembu.

Vilhena foi bicampeão em 2013 e 2014 (Foto: Divulgação/ Extra de Rondônia)
Vilhena foi bicampeão em 2013 e 2014 (Foto: Divulgação/ Extra de Rondônia)

2015 - Genus

O título inédito do Genus aconteceu no Rondoniense com menor número de participantes na década passada: apenas cinco. A equipe impediu o tricampeonato do Vilhena, com vitórias por 2 a 1 e 4 a 2 nas finais.

2016 - Rondoniense

Mais um campeão inédito no período. A taça foi levantada apenas nas penalidades, após empates em 0 a 0 e 1 a 1 nas finais, com o Rondoniense vencendo por 4 a 2 na disputa de pênaltis.

2017 - Real Ariquemes

Também conquistando seu primeiro título da competição, o Real Ariquemes passou pelo Barcelona, após empate por 0 a 0 na ida e vitória por 1 a 0 na grande decisão.

2018 - Real Ariquemes

A história se repetiu em 2018: Real Ariquemes bicampeão e Barcelo bi-vice. O roteiro das finais também foi parecido: empate na ida, desta vez por 1 a 1, e vitória do Real Ariquemes na volta, também por 1 a 0. Naquele ano, o Vilhena pediu licença e nem disputou o Estadual de 2018.

2019 - Vilhenense

O campeão mais recente do Campeonato Rondoniense é o Vilhenense. Apenas dois anos após sua fundação, a equipe conquistou o título pela primeira vez, após passar pelo Ji-Paraná, com vitória por 1 a 0 na ida e empate em 1 a 1 na volta.