RO: Espigão vence Ariquemes nos pênaltis e conquista título inédito

O Ariquemes venceu por 1 a 0, mas acabou perdendo nos pênaltis por 6 a 5

por Agência Futebol Interior

Ariquemes, RO, 03 (AFI) - O Campeonato Rondoniense finalmente conheceu o seu campeão na noite deste domingo. Mesmo atuando com o apoio de seus torcedores, o Ariquemes não conseguiu aproveitar o fator casa e ficou com o vice-campeonato. Melhor para o Espigão, que conquistou seu primeiro título Estadual da história.

Contando com o apoio de seus torcedores, o Ariquemes partiu para cima e abriu o placar aos 39 minutos do primeiro tempo, com Robe. O resultado ficou assim até o final e a decisão foi para os pênaltis. O Espigão levou a melhor e conquistou o título ao vencer por 6 a 5.

Na primeira partida, o Espigão havia vencido por 1 a 0 jogando em casa e por isso podia até mesmo empatar. Como o placar foi o mesmo na partida de volta, a decisão acabou indo para a penalidade máxima. O Ariquemes perdeu a chance de conquistar o seu terceiro título na história. Assim, o time de Espigão do Oeste garantiu vaga na Copa do Brasil do ano que vem.

Caminho!
Para chegar à final, o Espigão teve que deixar pelo caminho o atual campeão: Vilhena. No primeiro jogo, empate por 1 a 1, mas no duelo de volta o time de Espigão do Oeste calou o Portal da Amazônia e venceu, por 2 a 1. Por outro lado, o Ariquemes eliminou na semifinal o Genus. Após o empate, por 1 a 1, em Porto Velho, o Ariquemes venceu o duelo de volta, por 3 a 2, atuando como mandante.

O Espigão chega para a final sem nunca ter conquistado o título Estadual, enquanto que o Ariquemes ostenta o feito de ter levantado a taça do Rondoniense por duas vezes. Por outro lado, o maior campeão de Rondônia é o Ferroviário, com 17 títulos, mas que não está na elite. Entre os participantes da elite de 2011, o Moto é o que tem mais títulos: 10.

Campanhas!
O caminho do Espigão no Rondoniense tem 13 jogos, sendo seis vitórias, três empates e somente quatro derrotas. O time de Espigão do Oeste marcou 19 gols e sofreu 13, saldo positivo de seis gols. Na primeira fase, o Espigão terminou na terceira colocação, com 17 pontos, atrás de Ariquemes (líder) e Vilhena (vice-líder).

Já o Ariquemes, em 13 jogos disputados até o momento, soma oito vitórias, três empates e somente duas derrotas. O time assinalou 22 gols, mas sofreu 13, com saldo positivo de nove gols. Na fase incial, o Ariquemes foi o melhor time, com 20 pontos. Assim, assegurou o direito de disputar o jogo final como mandante.

Na primeira fase, os times se enfrentaram em duas oportunidades. Pela quinta rodada - a última do primeiro turno - os times ficaram no 1 a 1, em Espigão do Oeste. No duelo de volta, pela 10.ª rodada - a última do segundo turno - o Ariquemes venceu, por 4 a 3, fato que o garantiu como líder na fase inicial.

 
 
" />