Jovem treinador inova em formação de jogo e dá vitória ao Rio Claro no Sub 17

Assumpção adota 3-2-3-2, baseado na rotatividade, ofensividade e posse de bola, e sai com três pontos

por Lucas Rossafa

Rio Claro, SP, 21 (AFI) - Assumpção, técnico do sub-17 do Rio Claro, foi ousado ao adotar nova formação e colheu resultado positivo ao vencer o Grêmio São-Carlense, fora de casa, por 3 a 1, em duelo válido pelo Campeonato Paulista da categoria.

Com o resultado positivo, o Galo Azul assumiu a terceira posição do Grupo 03, com nove pontos, além de ter o melhor ataque da chave, com dez gols marcados.

A TÁTICA

O esquema colocado em prática foi o 3-2-3-2, mas com o time se defendendo no tradicional 4-4-2. No ataque, os laterais tornam-se volantes e zagueiros, enquanto os atacantes assumem a responsabilidade de um meio-campista e os meias ganham mais liberdade para pisar na área.

Assumpção ao lado da comissão técnica do Rio Claro
Assumpção ao lado da comissão técnica do Rio Claro

"É uma variação organizada, no qual os jogadores têm liberdade para atacar, manter a posse de bola e jogar futebol à moda brasileira clássica. É justamente o poder ofensivo e criatividade no meio. Todos atacam e todos defendem, porém quando estão com a bola, são incentivados a serem verticais o tempo tempo", pontua o comandante.

EXPLICAÇÕES

Uma das razões pela qual se pautou Assumpção para implementar nova variação tática foi a perda do atacante Marcos, autor de quatro gols em quatro jogos na competição e negociado com o Grêmio Novorizontino.

"Precisávamos fazer um jogo diferente, com isso implementei esse formação. Deu muito certo. Houve aumento nas finalizações e domínio da posse de bola. Trata-se de uma inovação, pois a maioria dos times tem de dois a três volantes. Com isso, mudamos para três meio-campistas, com rotatividade e boa chegada ao gol adversário", completou.