Há oito temporadas, Rio Branco conquistava título da Série A3

Após vencer Grêmio Osasco por 2 a 0, equipe ergueu primeira taça após retomar as competições profissionais em 1979

por Federação Paulista (FPF)

Americana, SP, 20 (AFI) - Há oito temporadas, o Rio Branco soltava o grito de campeão da Série A3, conquistando o seu primeiro título desde o retorno às atividades profissionais em 1979. Após vencer o Grêmio Osasco, por 2 a 0, o time de Americana coroou a ótima campanha durante o torneio e alcançou à Série A2 no ano de seu centenário.

A primeiro fase da Série A3 era formada por um grupo único, com 20 equipes, onde todas jogavam entre si e as oito melhores colocadas se classificavam para a segunda fase. O Rio Branco terminou em primeiro, com 38 pontos, quatro a mais que o Grêmio Osasco, segundo colocado. Em 19 partidas, foram 11 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas, marcando 32 gols e levando 18. Grêmio Osasco, Guaçuano, Capivariano, Inter de Limeira, Marília, Juventus e Batatais também classificaram para a fase seguinte.

Há oito temporadas, Rio Branco conquistava título da Série A3
Há oito temporadas, Rio Branco conquistava título da Série A3
Na segunda fase, as oito equipes foram divididas em dois grupos, com turno e returno. As duas melhores de cada chave garantiram o acesso garantido e os líderes se enfrentariam na final. Pertencente ao Grupo 1, o Rio Branco mais uma vez sobrou e liderou a chave que ainda tinha Capivariano, Batatais e Inter de Limeira. Já no Grupo 2, quem ficou no topo da tabela foi o Grêmio Osasco, com 10 pontos. Capivariano e Juventus foram os outros times que conquistaram o acesso junto com os finalistas.

JOGO DO TÍTULO
A primeira partida da final realizada em Osasoc, terminou sem gols. No jogo da volta, no dia 20 de maio de 2012, no estádio Décio Vitta, os donos da casa precisavam apenas de um empate, por conta da melhor campanha ao longo da campanha.

A torcida do Rio Branco lotou o estádio e o time correspondeu dentro de campo.Logo aos 12 minutos, Oliveira fez jogada pela direita e cruzou a bola na área. O goleiro Yamada defendeu e, no rebote, Túlio mandou para o fundo das redes. A tarde era do camisa 11, que já havia marcado três vezes no campeonato. Aos 22 minutos, o atacante carregou a bola até a área, tirou do goleiro e marcou seu segundo gol no jogo. Este foi o primeiro título da equipe desde o seu retorno ao futebol profissional em 1979.

FICHA TÉCNICA
Rio Branco 2 x 0 Grêmio Osasco
Data:
20 de maio de 2012;
Local: Estádio Décio Vitta, em Americana;
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho;
Gols: Túlio (2).

Rio Branco: Éder; Oliveira, Marcos Vinícius, Bernardi (Júlio César) e Marins; Deda, Rafael Jataí, Rodrigo Celeste e Rafael Chorão; Túlio (Cecéu) e Marcos Dener (Fabio Junior). Técnico: Luisinho Quintanilha.

Grêmio Osasco: Yamada; David, Bruno Leandro, Bruno Alves (Lucas) e Iran (Luciano); Arthur, Mineiro, Rogério e Michel; Dedé e Celsinho (Cajú). Técnico: Toninho Moura.